Description
Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo.
Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes.
Ela integra o corpo docente do Ibmec (Soluções Corporativas e MBA em Gestão de Negócios e de Projetos) e é professora convidada da Fundação Dom Cabral e do SEBRAE.
Possui graduação em Marketing e MBA em Gestão de Negócios. Treinada pela Vital Smarts em Conversas Cruciais. É Mediadora Judicial de Conflitos no CEJUSC Capital/RJ.
Mais de 2.000 profissionais já foram capacitados em empresas de diferentes segmentos. Praticante e facilitadora da Comunicação Não Violenta, Patricia Capeluto também é TEDx Speaker 2020.
Expressando uma visão humanizada das relações, ela acredita que reconhecer a dor do outro faz você entrar em contato com a sua cura.
Sendo assim, Patricia Capeluto ajuda as organizações a se tornarem lugares mais felizes para se trabalhar, capacitando profissionais a se comunicarem com mais confiança e assertividade e assim, construírem melhores acordos.
São mais de 2.000 pessoas treinadas e impactadas através de cursos, palestras e mentorias.
Estilo das palestras de Patricia Capeluto
Patricia Capeluto ajuda profissionais a se comunicarem e negociarem com mais confiança e assertividade.
Com experiência no tema e com uma didática simples e apurada, ela oferece ao seu público e clientes, as ferramentas ideais para que todos desenvolvam a habilidade de lidar com conversas difíceis.
Seu estilo revela uma linguagem clara, objetiva, simples, encorajadora, capaz de provocar aplicação imediata dos conceitos pelos participantes.
Em síntese, tem um trabalho focado no bom humor, na simplicidade e na objetividade da comunicação.
Público-alvo
Líderes que precisam melhorar a comunicação, ter mais confiança e assertividade para abordar conversas difíceis, melhorar o processo do feedback com seus times, se conectar melhor com eles, influenciá-los mais. Que tem o desafio de gerar mais comprometimento e engajamento e também aprimorar suas habilidades negociais.
Por outro lado, tem os colaboradores que mesmo não estando em posição de liderança, querem aprender como falar sobre o que é importante para eles, sem medo e melindres.
Existe um caminho do meio entre explodir e engolir sapos. Todos querem construir alianças estratégicas com colegas de outros departamentos e ter mais facilidade de trabalhar em equipe. Esses profissionais também desejam ter mais segurança e técnica para se expressarem melhor e vender “seu peixe”.
Palestras e conteúdos de Patricia Capeluto
Dentre os temas abordados por Patricia Capeluto, seja em mentoria e coaching, treinamentos e palestras, destacamos os seguintes:
- Gestão de conflitos
- Relacionamento interpessoal;
- Comunicação não violenta;
- Construção de confiança em equipe;
- Estilos de comportamento em conflito;
- Feedback para gestores e equipes;
- Técnicas de apresentação e oratória;
- Argumentação e negociação;
- Influência e persuasão;
- Gestão das emoções;
- Viéses inconscientes
PALESTRA GESTÃO DE CONFLITOS – RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
Como diminuir os desentendimentos e desgastes da nossa comunicação?
Como fazer melhores acordos mesmo quando estamos diante de conversas difíceis e sob stress?
Como ter uma comunicação mais eficiente apesar das enormes diferenças de experiências, crenças e sentimentos?
Objetivos:
- Transformar conversas difíceis em diálogos assertivos e gentis;
- Capacitar pessoas a construírem acordos que funcionem;
- Humanização das relações e maior consciência da própria contribuição nos conflitos.
- Aumentar a confiança e a assertividade dos discursos;
- Criar espaços seguros para a expressão e para o bom debate;
- Habilitar o mindset de empatia;
- Aprimorar a assertividade na comunicação.
PALESTRA CONSTRUÇÃO DE CONFIANÇA E ESTILOS DE COMPORTAMENTO EM CONFLITO
Quais são os maiores dificultadores e desafios do trabalho em equipe?
É possível construir colaboração real entre pessoas e departamentos?
Qual o comportamento mais adequado em situações de conflito?
Como impedir que um mau comportamento dificulte as relações?
Objetivos:
- Capacitar gestores a construírem times com alto engajamento;
- Construir alianças estratégicas;
- Entender o próprio comportamento e o impacto dele nas situações adversas;
- Criar combinados para lidar com situações desafiadoras;
- Escolher e aplicar o estilo de comportamento mais adequado a cada situação.
PALESTRA FEEDBACK PARA GESTORES E EQUIPES
Por que os feedbacks são tão difíceis de dar e receber?
O que acontece dentro da mente humana que tanto dificulta esse momento?
É possível aplicar feedbacks sem melindres e que promovam reais mudanças?
É possível receber feedbacks “tortos” com tranquilidade?
Objetivos:
- Capacitar gestores a aplicarem devolutivas claras, assertivas e eficazes;
- Promover melhores acordos entre as partes;
- Escapar das armadilhas das técnicas batidas de feedback;
- Valorizar o reforço positivo;
- Criar comprometimento e mensurar os resultados dos acordos firmados;
- Ampliar os recursos emocionais internos para que o feedback recebido seja bem assimilado;
- Estimular a autoresponsabilização.
PALESTRA ARGUMENTAÇÃO E NEGOCIAÇÃO
As pessoas usam a negociação para lidar com suas diferenças. E geralmente barganham, o que causa ansiedade e desgasta a relação entre elas. Para muitos, negociar é desgastante e evitam. Para outros, vira um embate. E se descobríssemos que as melhores negociações envolvem cooperação e não competição?
Se descobríssemos que atender às necessidades do outro facilita atingirmos nossos objetivos?
Se descobríssemos técnicas simples para nos ancorar na construção de um bom acordo? Se descobríssemos que não precisa ser sobre ganhar e perder?
Objetivos:
- Fortalecer a argumentação com os princípios do projeto de negociação de Harvard;
- Construir um discurso corajoso e assertivo que valorize suas necessidades e também as do outro;
- Descobrir facilitadores e benefícios mútuos para atingir resultados mais satisfatórios;
- Facilitar o processo da negociação a partir de novos comportamentos.
PALESTRA TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO E ORATÓRIA – FALA DE IMPACTO
Ter o conhecimento e não saber transmiti-lo impacta diretamente na credibilidade do que está sendo dito. O mensageiro da informação é tão ou mais importante que a informação em si. Num mundo cada vez mais acelerado, como prender a atenção das pessoas em visitas a clientes, reuniões e apresentações presenciais e online?
Objetivos:
- Administrar a pressão emocional de falar em público;
- Construir um discurso firme, objetivo e vendedor;
- Identificar os interesses da plateia e conquistá-la;
- Utilização dos gatilhos de influência e persuasão;
- Controle da Comunicação Não Verbal;
- Aprimorar a influência e persuasão.
PALESTRA “GESTÃO DE EMOÇÕES E RELAÇÕES EM TEMPOS DESAFIADORES”
São tempos desafiadores, onde as certezas caíram por terra e o futuro tornou-se imprevisível. As relações profissionais estão remotas e administramos a nova rotina com uma pressão emocional que antes não existia. Alguns estão isolados em casa, outros 24h com toda a família.
Precisamos entregar resultados, e muitas vezes só o que queremos é ficar quietos. Como tornar mais suave o momento e lidar com este cenário com mais equilíbrio preservando as coisas que nos são importantes: família, trabalho, saúde mental?
Objetivos:
- Identificar as várias emoções presentes no cenário. O que podemos nomear, podemos gerenciar;
- Conhecer e aplicar ações práticas e factíveis para restabelecer o equilíbrio emocional;
- Se conscientizar das armadilhas dos diálogos remotos e melhorar a qualidade da comunicação;
- Fomentar o protagonismo de cada colaborador diante desse desafio.
CONTEÚDOS DA PALESTRANTE PATRICIA CAPELUTO
TEDx Goiânia 2020 – Se não estiver certo, não precisa estar errado. Esteja curioso
TIM Talks Experience 2020 – Comunicação Não Violenta e as Armadilhas dos Diálogos
Blog e Newsletter Nasajon Sistemas – Comunicação Não Violenta
ENTREVISTAS EM PODCAST
INSIDER – Episódio 178: “Negociação: Pare de negociar mal”
TECH LEADERSHIP ROCKS – Episódio: “Descomplicando a Comunicação”
ARTIGOS LINKEDIN
Como anda sua argumentação? A Hierarquia do Desacordo ilustrando nossas discussões.
Sete dicas de ouro para negociar na crise
















































