Palestra Motivacional: tudo o que você precisa saber

Palestra motivacional, para algumas pessoas, pode parecer apenas um termo da moda. Para outras, que tenham  uma visão um tanto quanto deturpada no universo de eventos e palestrantes, a palestra motivacional não passa de “um monte de frases de efeito”, mas que no fundo, não causam efeito algum além do óbvio.

Será mesmo? Na verdade, não é bem assim. Há grandes nomes no mundo corporativo, por exemplo, que comprovam com suas apresentações, resultados extraordinários na vida das pessoas, instituições e empresas por onde passam.

Na verdade, hoje em dia, quando feita com seriedade e por profissionais com conhecimento, bagagem e propósito, a palestra motivacional atua como uma ferramenta de mudanças positivas.

Ela é uma espécie de presente que o gestor oferece muitas vezes, para seu time de vendas, para seus colaboradores e funcionários, mas que na verdade, é um presente compartilhado, onde o líder, gestor e empresário, também ganha.

Sendo assim, você deve se perguntar: afinal, o que é motivação? Quais os reais ganhos e benefícios de apostar em um palestrante que traga o viés motivacional em suas apresentações? Como contratar uma palestra motivacional diferenciada e que traga resultados?

Ou ainda, talvez, você que seja palestrante, questione: de que maneira fazer uma palestra de motivação? Como ser contratado por empresas dos mais variados segmentos e entregar valor para elas?

Quem são os grandes nomes do mercado? Quais são os palestrantes referência no tema? Ou ainda, quais as origens, onde tudo começou?

Com certeza, se você está com todas essas e demais perguntas pulsando na mente, vai encontrar aqui as respostas.

Palestra Motivacional: Grécia e as diretrizes do falar em público

Antes de abordar a palestra motivacional, é interessante partirmos do princípio de tudo, o falar em público.

O que é falar em público?

O ato de falar em público implica na ação de um discurso para determinada audiência, preferencialmente de maneira bem estruturada, com a finalidade de entreter, persuadir e/ou informar.

É exatamente o que acontece em uma palestra. O palestrante lança de elementos básicos, o que inclui a mensagem, o público, e o efeito causado pela mensagem.

Falar em público, portanto, serve basicamente ao propósito de transmitir informações, motivar as pessoas a agirem e tomarem decisões, aprenderem algo e contar uma história, ou até mesmo combinar todas estas características.

Grécia: os primeiros anos do hábito de falar para o público

O estudo de falar em público começou há cerca de 2.500 anos na antiga Atenas. Os homens eram obrigados a fazer discursos como parte de seus deveres cívicos, que incluíam falar na assembleia legislativa e no tribunal (às vezes para se defender, pois não havia advogados para o ateniense médio).

Os cidadãos se encontravam no mercado e debatiam questões sobre guerra, economia e política. Boa capacidade de falar também era essencial para uma vida social de destaca e para conviver com os ricos.

Aristóteles e Quintiliano

Aristóteles e Quintiliano estão entre os mais famosos eruditos antigos que estabeleceram as regras e modelos definitivos para falar em público, e consequentemente, podem ser considerados os ‘pais’ das palestras.

Aristóteles definiu a retórica como o meio de persuasão em referência a qualquer assunto. Quintiliano publicou um livro de doze volumes sobre retórica e muitas dessas referências ainda são usadas hoje.

Ele argumentou que falar em público era inerentemente moral e afirmou que o orador ideal é “um bom homem que fala bem”.

Não podemos esquecer de Cícero. Cícero é considerado um dos retóricos mais importantes de todos os tempos. Ele é mais famoso no campo da oratória por criar os cinco cânones da retórica, um processo de cinco etapas para desenvolver um discurso persuasivo ainda usado para ensinar oratória nos dias de hoje.

Ethos, logos e pathos

Aristóteles descobriu que, para reunir os cidadãos à conformidade, era preciso persuadir as pessoas. Isso é o que ele chamou de retórica, e é definida como a capacidade de persuadir as pessoas, e ele a dividiu em três estratégias:

Ethos

Logos

Pathos

O Ethos é usado quando a fonte é confiável e o palestrante pode mostrar autoridade sobre o assunto.

Logos é usado quando há fatos para apoiar o argumento exigindo que o público use lógica e dedução para decidir sobre os pontos fortes do argumento do falante.

Pathos é usado para apelos emocionais para ganhar aceitação do público. Vamos analisar cada um usando exemplos.

Passado o tempo, ao longo do século 20, falar em público tornou-se cada vez mais crucial para o sucesso e carreira profissional. Escolas e universidades passaram a oferecer cursos e palestras sobre habilidades de comunicação.

As últimas décadas viram uma ênfase e um foco renovados nas obras daqueles do período clássico. Essas décadas combinaram a velha e a nova escola de estudo da comunicação pela primeira vez.

Referência: LINK

Falar em público no século 21

No século 21, você deve se comunicar de forma eficaz para ter sucesso. Pode ser a diferença entre conseguir o emprego dos seus sonhos, ganhar um contrato multimilionário ou fazer um discurso emocionante em um casamento.

Mais do que isso, contar com palestrantes motivacionais que dominam técnicas diferenciadas e o assunto, de acordo com a necessidade da sua empresa e público, pode ser determinante para o sucesso do seu empreendimento.

Contar com um palestrante com boa desenvoltura para falar em público, em conferências, reuniões de negócios, ministrar treinamentos e aulas, atuar em eventos de mídia e em muitas outras ocasiões, é fundamental.

Sem contar que atualmente,  o mercado de palestra motivacional teve um salto, e hoje é item obrigatório em empresas que visam ter sucesso e se destacar perante as concorrentes.

Palavras podem mudar a história: a força de um discurso motivacional

Você sabia que uma palestra motivacional tem o extraordinário poder de mudar não somente uma vida, uma carreira, uma trajetória, mas até mesmo de mudar o rumo da história?

Não é exagero, é fato: falar em público é uma habilidade essencial para a vida em um mundo moderno, onde temos uma infinidade de negócios repletos de reuniões, conferências e eventos de networking.

Da Grécia antiga ao século atual, tivemos uma vasta gama de oradores famosos ao longo da história. Muitos com um forte discurso motivacional em suas palestras, que marcaram a história da humanidade.

O discurso motivacional é um tipo de arte transformada em palavras. Um poderosíssimo recurso que vai ainda além da arte de simplesmente falar bem.

Quem não conhece ou não se lembra, do célebre discurso de Martin Luther King, “Eu tenho um sonho”?

Discursos motivacionais famosos ao longo da história

Ao longo da história, alguns discursos ficaram marcados pelo viés motivacional. A seguir, confira alguns exemplos:

Winston Churchill

Winston Churchill foi o primeiro-ministro britânico durante a segunda guerra mundial. Ele entendeu seu talento de oratória e uma vez escreveu: “de todos os talentos concedidos aos homens, nenhum é tão precioso quanto o dom da oratória”.

Em 1953, Churchill recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, em parte por seus discursos.

John F. Kennedy

John F. Kennedy foi o trigésimo quinto presidente dos Estados Unidos de 1961-63. Seus discursos foram muito poderosos e inspiradores. Seu discurso “ Escolhemos ir à Lua ” é considerado um dos mais influentes e motivacionais  para persuadir os americanos para a expedição espacial à lua.

Seu discurso no muro de Berlim em 1963 também pode ser considerado uma das melhores peças da oratória.

Sócrates

Sendo acusado de crimes, incluindo a corrupção da juventude de Atenas, Sócrates tinha uma escolha: adiar e se desculpar com seus acusadores por seus supostos crimes ou reformular suas acusações dispersas em forma legal adequada e apresentar uma defesa exaustiva para a busca da verdade, sem se desculpar por nada.

Diante da proximidade da morte, proferiu as seguintes palavras:

“Encontro-me naquele momento de uma vida, em que o dom da profecia está mais ao alcance dos homens: um pouco antes de morrer. (…..)

Eu afirmo a vocês, meus carrascos, que, tão pronto esteja morto, a vingança fará tombar sobre vocês, uma punição bem mais dolorosa do que a minha morte.”

Martin Luther King Jr.

Martin Luther foi um ativista dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ele lutou contra a discriminação racial e sempre acreditou no pacifismo e respeito pela humanidade, independentemente de cor, raça ou credo. Seu discurso mais famoso, “ I Have a Dream ”, foi ouvido por milhões desde que ele o proferiu.

É um discurso que conta com elementos poderosos, que ainda hoje, são capazes de encorajar a reflexão e influenciar as convicções, apelando para as nossas emoções.

Marcus Tullius Cícero

Cícero foi um político e advogado romano. Ele veio de uma rica família e é considerado um dos maiores oradores e estilistas de prosa de Roma.

Ele apresentou os romanos às principais escolas da filosofia grega e criou um vocabulário filosófico latino, distinguindo-se como linguista, tradutor e filósofo. Orador impressionante e advogado de sucesso, ele provavelmente considerou sua carreira política sua conquista mais importante.

Mahatma Gandhi

Gandhi é um dos maiores oradores públicos inspiradores do mundo. No entanto, nem sempre foi assim. Na verdade, em seus primeiros anos, Gandhi era um orador aterrorizado.

Frequentemente, foi afirmado que o impacto de Gandhi nas pessoas que conheceu e com quem falou foi simplesmente eletrizante. Essas pessoas não eram apenas lutadores pela liberdade e políticos, escritores e pensadores; Gandhi falou para pessoas que viviam em situação de extrema pobreza, trabalhadores, analfabetos, etc.

Leon Trotsky

Leon Trotsky foi um famoso revolucionário marxista e fundador do exército vermelho. Durante a revolução comunista na Rússia, ele se tornou famoso por seu intelecto e discursos inflamados. O segredo de seu carisma era sua convicção sincera sobre os ideais do comunismo marxista.

Ele era considerado o segundo atrás apenas de Lenin. Mais tarde, ele foi exilado no México, onde foi assassinado por ordens de Stalin.

Steve Jobs

Modelo de inspiração para empreendedores ao redor do mundo, o Ex-presidente da Apple Inc. Steven Paul Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955 — Palo Alto, Califórnia, 5 de outubro de 2011) foi para muitos, um gênio. Inventor, empresário no setor da informática, ficou conhecido nos 4 cantos do mundo como presidente e diretor executivo da Apple Inc.

O trecho a seguir, de um de seus discursos mais impactantes, mostra todo seu poder de motivar o público:

“Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não caia na armadilha do dogma – que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o barulho das opiniões dos outros abafar sua voz interior. E o mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. De alguma forma, eles já sabem o que você realmente deseja se tornar. Tudo o mais é secundário.”

Palestra Motivacional: entendendo o conceito de motivação

A origem da palavra motivação, para alguns estudiosos, vem do latim “motivus”, que indica movimento, mobilidade. O termo motivar, por sua vez, tem como significado, dar motivo a.

Para outros, a origem remete  a palavra também Latim “Moverè” , que por sua vez, teve início com os filósofos da Grécia antiga, que abordavam o tema. “Moverè” significa “força motor ou força interna”, que surge como o estimula para a tomada de atitude, ou para realizar determinada tarefa.

Indo mais longe ainda, podemos pensar na motivação desde a pré-história, quando o homem era motivado a realizar inúmeras descobertas para sua própria sobrevivência.

Um exemplo foi a descoberta do fogo, capaz de aquecer na época do frio. Ou seja, de uma necessidade de sobrevivência o homem buscou formas para solucionar a questão.

Se pensarmos que motivação é formada pela palavra motivo + sufixo ação, logo concluímos que a motivação é uma força, uma energia manifestada, um impulso que brota do âmago de cada ser, convidando-o a agir.

Na mitologia, Zeus, deus dos céus, propunha que a motivação estivesse escondida. Dessa forma, apenas os seres especiais conseguiriam conquistar esse poder.

Para alguns estudiosos, a motivação é intrínseca ao ser humano, bastando o “apertar de um gatilho” para que ela seja disparada.

Exatamente por isso, uma palestra motivacional consegue atingir tanta repercussão no cenário corporativo.

Afinal, quando bem estruturada e realizada por um especialista no assunto, a palestra aciona uma espécie de ‘botãozinho automotivacional’, que direciona as pessoas a praticarem determinadas ações.

Tais ações são capazes de leva-las  a conquistarem seus objetivos e, consequentemente, alavancar os resultados da empresa e companhia onde atuam.

Em suma, a motivação humana é encarada por quase todos os estudiosos sobre o tema, como um processo psicológico que se relaciona intimamente com o impulso.

A importância da motivação para as empresas: o aspecto motivacional para Maslow

É impossível falarmos sobre palestra motivacional sem citarmos um arquétipo de extrema importância no cenário corporativo, quanto o tema é motivação.

Um dos conceitos mais difundidos universalmente sobre motivação está atribuído ao psicólogo americano Abraham Maslow.

Antes de mais nada, vale frisarmos a importância de ter funcionários motivados dentro de uma empresa. Como costumamos dizer aqui na Agência Palestras de Sucesso, a motivação é a mola propulsora dos negócios.

Afinal, ela gera maior engajamento dos colaboradores, satisfação nos funcionários, aumenta as vendas e logo, amplia os resultados, produtividade e lucros do seu negócio.

E tudo isso está ligado ao conceito que Maslow propõe sobre motivação. Para ele, o aspecto motivacional está ligado a capacidade do indivíduo em ter supridas, suas próprias necessidades. Contudo, tais necessidades são elencadas, de acordo com aquilo que é o mais básico e prioritário, para somente depois, partir para o que é secundário, e assim sucessivamente.

Com o formato de uma pirâmide, o conceito motivacional de Maslow segue então a chamada  hierarquia de necessidades.

Em uma livre adaptação do modelo de pirâmide de Maslow para o segmento corporativo, podemos exemplificá-lo dessa forma:

Necessidades fisiológicas

Jornada de trabalho compatível, horários flexíveis, intervalos, cuidados de conforto físico e térmico, alimentação.

Necessidades de segurança

Salário compatível, recursos para cobrir as despesas básicas, estabilidade no emprego, condições seguras para exercer a profissão.

Necessidades sociais

Bom relacionamento com colegas, gestores e clientes, desfrutar de um ambiente agradável, sentir-se acolhido e fazer amigos no trabalho.

Necessidades de autoestima

Plano de carreira, oportunidades de crescimento, receber avaliações (feedback) e ser reconhecido, cuidar de si mesmo (a), se sentir bonito (a), etc.

Necessidades de autorrealização

Participação nos resultados da empresa, autonomia para executar tarefas, possibilidade de inovar, criar e sugerir, exercer influência nas decisões gerenciais.

Fonte: Blog Conta Azul

Agora, seja você um colaborador ou um palestrante, ou ainda um empresário, independentemente da sua área de atuação, cargo e carreira, responda uma coisa: o que todas essas necessidades têm em comum?

Se você respondeu o aspecto motivacional, acertou. Afinal, quando o indivíduo tem supridas suas necessidades, ele tem mais estímulo (motivação) para seguir e executar suas tarefas e objetivos.

E acredite, uma palestra motivacional contribui de várias maneiras, para que o gestor, líder de equipe, funcionários e empresários, usufruam de um ambiente corporativo mais saudável, melhorando o relacionamento, a produtividade, etc.

O mercado de palestra motivacional

No Brasil, mesmo diante da pandemia, o mercado de palestra motivacional encontrou formas de continuar ativo. Houve até mesmo uma espécie de ‘overdose’ de lives e palestras online.

Atualmente, o mercado dá indícios de reação e a flexibilização contribui para a retomada.

Grandes nomes do mercado, como Geraldo Rufino, Leandro Karnal, Hortência, Daniel Godri, Leila Navarro, Paul&Jack, Bernardinho, Giba, dentre tantos outros, continuaram ativos e atendendo a demanda das empresas e do segmento corporativo em geral.

Afinal, em um momento histórico para todo o mundo, nunca foi tão necessário levar aos colaboradores e funcionários, bem como parceiros de negócios, os ensinamentos e estímulo que uma palestra motivacional, seja presencial, seja online, é capaz de promover.

Porque fazer palestra motivacional

Você sabe quais são os temas de palestras mais comprados no mundo? O canal Mundo do Dinheiro, no YouTube, aborda essa questão no vídeo abaixo:

Falando em Brasil, dados de 2018 apontam que dentre os temas mais solicitados pelas empresas e organizadores de eventos em geral, temos:

Motivação (34,8%);

Liderança (7,1%);

Vendas (5,4%).

Fonte: LINK

A demanda e sucesso do tema motivação demonstra que há uma preocupação dos empresários e líderes, em relação ao engajamento, produtividade e clima organizacional da empresa.

Em outras palavras, quem tem conhecimento do mercado corporativo sabe que tudo está ligado à motivação. Por isso, é de extrema importância contratar uma palestra motivacional.

Mas há muitos outros motivos para que você que organiza eventos ou atua no ramo empresarial, invista sempre em palestras motivacionais. Algumas outras razões são:

As palestras corporativas, dentre elas a de carácter motivacional, tem a capacidade de transmitir valores importantes como respeito, integridade, honestidade;

Alavancar a autoestima dos profissionais da empresa e aumentar a confiança de cada indivíduo;

Melhorar processos, produtos e serviços, ao trazer mais disposição aos colaboradores;

Aumento da produtividade e lucratividade;

Disseminar a motivação e do poder de decisão;

Desenvolver habilidades e competências, etc.

Sem contar nos demais benefícios, como por exemplo:

Melhorar o relacionamento das equipes e de todo quadro de funcionários;

Diminuir conflitos internos;

Contar com profissionais mais conectados aos propósitos da empresa;

Engajar as pessoas;

Estimular o aumento da produtividade;

Empatia e espírito de coletividade, entre outros aspectos relevantes para a organização.

Sendo assim, se você é palestrante e especialista no tema, certamente terá espaço para atuar, e se você organiza eventos e busca profissionais capazes de atender de forma personalizada uma empresa, tem tudo para encontrar esse profissional sob medida aqui na Agência Palestras de Sucesso.

Quanto cobrar por sua palestra motivacional?

Se você é palestrante, talvez se pergunte sobre como definir o valor de uma palestra motivacional, não é mesmo?

Caso se identifique com esta dúvida, não deixe de conferir o vídeo abaixo, direto do canal Mundo do Dinheiro, no YouTube:

Leve para a sua empresa ou evento uma palestra motivacional memorável que verdadeiramente inspire e transforme

Se você está em busca de uma palestra que desperte a paixão pelo trabalho, que eleve a moral da sua equipe e resgate lá do fundo a vontade de fazer mais e melhor pelo seu lado pessoal e profissional, temos o palestrante ideal.

Temas motivacionais adaptados de acordo com o seu objetivo

Nossos palestrantes trabalham para alcançar os melhores resultados de acordo com os seus objetivos, seja motivação de equipes ou palestra motivacional para eventos. O que você precisa fazer é apenas dizer o que sua empresa almeja alcançar, o restante é por nossa conta.

Você precisa de uma palestra motivacional

O que temos a dizer é: todo mundo precisa ser “sacudido” de vez em quando. A vida é traiçoeira, ora estamos bem financeiramente, no âmbito familiar e profissional. Ora estamos enfrentando problemas sérios em diferentes áreas.

Entretanto, é diferente quando temos uma fonte inspiração para nos injetar ânimo, e nos mostrar que a coragem é apenas a “ponta do iceberg”. Quando o assunto é a própria motivação, tudo fica mais fácil.

Dentro de empresas, por exemplo, equipes motivadas são o ponto-chave dos melhores resultados do negócio. Em instituições de ensino, a motivação é o que eleva a satisfação pelos estudos. Ela também melhora a convivência entre alunos.

E em eventos, é a motivação que encanta o público e mostra que você se preocupou com cada detalhe. Até mesmo com a própria vida dos participantes. Por isso, uma palestra motivacional de sucesso é o que você deve transmitir, independentemente do seu propósito no momento.

Principais temas e palestrantes motivacionais da Palestras de Sucesso:

A Poção Mágica da Motivação – Paul&Jack 

Paul Friedericks, mágico extraordinário e palestrante motivacional da dupla Paul&Jack, traz sua experiência profissional como CEO da maior empresa de ilusionismo do País, em “A Poção Mágica da Motivação”. Uma Palestra Show Motivacional com mais de 20 técnicas que realmente funcionam na vida real. Prepare-se para uma revolucionária cirurgia plástica mental através de sua psicologia da mudança. Suas técnicas vão ajudar você a combater a sensação de esgotamento e se automotivar.

A Arte da Excelência Profissional – Juan Araújo

Quando se fala em ilusionismo muitas pessoas pensam nos segredos das mágicas. Mas na verdade isso é apenas uma pequena parte do negócio. Nesta palestra motivacional do Juan Araújo são abordados os verdadeiros segredos usados pelos artistas para impressionar e cativar seu público. E essas ferramentas estão ao alcance de qualquer profissional que queira realmente evoluir.

Qual é o seu Everest? – Karina Oliani

Essa foi simplesmente uma das palestras premiadas pelo CONARH (maior e mais importante evento de Gestão de Pessoas da América Latina e segundo do mundo) e a palestrante de motivação Karina Oliani já teve a oportunidade de se apresentar e interagir com um público de 2.000 participantes. Karina ainda é frequentemente procurada por empresas e organizações para inspirar e motivar as pessoa com esse tema.

Paixão – Oscar Schmidt

A paixão e a dedicação ao trabalho sempre foram marcas do palestrante motivacional Oscar Schmidt, seja como atleta ou como palestrante. Por conta disso, desenvolveu essa palestra, na qual procura explicar de forma lúdica, bem humorada e criativa a importância de haver paixão, dedicação e obstinação em tudo aquilo que fazemos. Para tanto, convida o público a entrar com ele em um túnel do tempo, no qual relembra sua trajetória, fala daquilo que foi marcante em sua vida, conta uma série de anedotas e mostra diversas fotos de seu arquivo pessoal, garantindo que o público tenha acesso a um lado menos conhecido, porém não menos fascinante de sua história.

Aspectos Subconscientes do Sucesso – Rafael Baltresca

Por que alguns têm tudo e são tão infelizes? E por que outros possuem tão pouco e são tão felizes? Quanto tempo dura a motivação? Como preservar nossa automotivação meio a cenários desmotivadores? Qual o papel do subconsciente em nossas decisões diárias? Qual a essência da verdadeira liderança? Em “Aspectos Subconscientes do Sucesso”, o palestrante motivacional Rafael Baltresca responde todas essas perguntas (com total interação da plateia) e traz reflexões necessárias ao profissional que quer se livrar dos mesmos paradigmas.

Palestra Motivacional para Empresas – George Rubadel

A palestra de motivação do palestrante George Rubadel irá motivar aqueles que já sabem vender, mas estão desestimulados e ajudará a fortalecer aqueles que ainda estão começando. Lembre-se que todo o staff da empresa, mesmo que indiretamente, influencia no processo de vendas. Então, através de técnicas seletas, o palestrante com sua palestra motivacional com vendas elaborada, consegue conduzir a sua equipe a ter uma mentalidade mais ativa em relação as vendas da sua empresa, trazendo consequentemente resultados para o dia-a-dia.

A palestra motivacional perfeita para sua empresa está aqui

É por isso que os nossos palestrantes seletos e com palestras renomadas no Brasil e no mundo estão preparados para elevar a qualidade do seu evento. E levar a mente do seu público para o próximo nível.

Conheça mais palestrantes de sucesso no tema motivação:

Estrategista de Negócios
O mestre da Alta Performance e Oratória que ensina você a vencer os obstáculos
O palestrante que te ajuda a regar seus sonhos para colher o fruto do sucesso
Mentora, Especialista em Desenvolvimento Comportamental e Liderança Executiva
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A palestrante que desenvolve e transforma pessoas para serem extraordinárias
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Assim, temos o prazer de apresentar os melhores palestrantes motivacionais do Brasil para sua empresa, instituição e eventos. Nossos palestrantes podem ajudar tanto na vida profissional como pessoal. Mais importante ainda, têm capacidade de oferecer uma palestra inspiradora para influenciar as pessoas a fazer mudanças positivas. Selecione o palestrante de sua preferência acima, e experimente também vivenciar minutos inesquecíveis.

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