Você tem medo de falar em público? Entenda o valor da oratória para sua vida pessoal e profissional – Por Patricia Capeluto

Você tem medo de falar em público? No artigo de hoje a palestrante Patricia Capeluto nos fala sobre um instrumento de grande valor para o profissional que deseja vencer essa barreira e impactar as pessoas: a oratória! Confira a seguir!

O medo de falar em público na verdade é o medo de falhar

Um dos maiores medos do ser humano é o medo de falar em público, tem até um nome:  Glossofobia. Ele supera até mesmo o medo da morte, de acordo com uma pesquisa publicada pelo  jornal britânico Sunday Times.

É interessante pensarmos essa questão da seguinte forma: o medo de falar em público, na verdade, é o medo é de FALHAR em público.  A pessoa se sente travada, paralisada, devido ao medo do julgamento, da exposição.

Você também pode se interessar por: Palestras de Sucesso Entrevista Patricia Capeluto

Sobretudo no mercado corporativo, é necessário que o profissional procure ajuda para desenvolver a habilidade de lidar com essas armadilhas emocionais e conhecer recursos que trarão mais segurança à fala.

Certamente, a oratória surge como um desses importantes recursos para termos como um forte aliado da nossa comunicação.

Medo de falar em público? Invista na oratória

“Um bom orador tem uma fala que impacta, prende a atenção e desperta a curiosidade logo no início da abordagem. Isso se chama influência efetiva, que é quando as pessoas param pra te ouvir. O valor disso na vida pessoal e profissional é imensurável.”

Tão ou mais importante que a mensagem é o mensageiro, concorda? Tal fato é uma via de mão dupla, no sentido em que se por um lado, encontramos pessoas que sabem se vender, mas não dominam o conhecimento, as técnicas, por outro lado, quantas vezes também vemos profissionais que tem um notório saber, mas não sabem como “passá-lo”.

Em tempos de atenção escassa e que se dispersa rapidamente, o valor de uma boa oratória tem grande valor na vida profissional e pessoal.

Vale dizer que as habilidades de oratória podem ser aprendidas e a prática vai aperfeiçoando o discurso. Sim, será preciso treinar. Ter de forma muito clara qual seu objetivo naquela fala ou apresentação, organizar o passo a passo pra “vender” sua ideia, estruturar tudo isso num papel e, não menos importante, entender qual o benefício ou interesse da plateia no que você vai dizer. Para que isso esteja presente logo no início e capture a atenção das pessoas. Com isso, vamos nos aprimorando cada vez mais.

Que tal trabalhar agora mesmo essa importante habilidade? Nem preciso dizer que você pode contar com a minha ajuda, não é mesmo?

Se já domina o tema que você apresenta, está na hora de administrar melhor as armadilhas emocionais e colocar impacto e clareza na sua fala.

Conte comigo!

Quero a Patricia Capeluto em meu evento!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes