Trabalho em equipe: como lidar com os desafios e dificuldades de se relacionar com o outro- Por Patricia Capeluto

O trabalho em equipe implica em um olhar mais atento da gestão e da liderança, não é mesmo? Afinal, se a equipe não atuar de forma alinhada aos propósitos da empresa, os resultados certamente não serão satisfatórios, concorda?

Pois bem, a questão da Comunicação do time, especialmente o saber lidar com o outro, é fator determinante para quebrar barreiras e direcionar a construção de confiança no ambiente corporativo e de trabalho.

No post de hoje, a nossa rainha da Comunicação e TEDx Speaker esclarece pontos cruciais sobre o tema. Continue a leitura e veja que é possível superar os conflitos e fortalecer a equipe!

Trabalho em equipe: as pessoas são muito diferentes

Em treinamentos e palestras, costumo questionar ao público sobre as maiores dificuldades e desafios encontrados no trabalho em equipe. E sabe o que boa parte responde?

“As pessoas são muito diferentes”.

Certamente, se trata de um fato: ninguém é igual a ninguém. Porém, tal constatação não nos leva à solução ou a qualquer tipo de ação.

Contudo, valores diferentes e percepções diferentes, também podem contribuir de forma positiva no ambiente de trabalho.

Dessa forma, a questão das diferenças não precisa ser vista como um grande problema ou desafio, haja vista que há outros fatores que merecem mais atenção da liderança e gestão. Além disso, as diferenças podem trazer um olhar com mais perspectiva e criatividade para as situações que se apresentarem.

Os cinco maiores desafios no trabalho em equipe, segundo Patrick Lencioni

Para lidar com as tendências do comportamento humano que prejudicam o trabalho em equipe, o cultuado escritor Patrick Lencioni, autor da obra “Os 5 Desafios das Equipes”, pontua 5 fatores. São eles:

  •     Falta de confiança;
  •     Medo de conflito,;
  •     Descomprometimento;
  •     Baixa responsabilização;
  •     Falta de atenção aos resultados.

Analise sua equipe, você que é líder. Analise também a forma com que você conduz sua própria liderança. Certamente, você encontrará alguns desses pontos a se trabalhar, tanto em si mesmo quanto em seu time.

Por onde começar? Construção da confiança

Percebeu que temos aqui uma “pirâmide de disfunções”? Ao identificar cada item, fica mais claro quais os problemas estão gerando possíveis obstáculos na produtividade do time. Como líder, é importante ter de forma bem clara que a base dessa pirâmide é a construção de confiança.

Para tanto, é fundamental que gestão e liderança se comuniquem assertivamente com a equipe, trabalhem a escuta ativa, desenvolvam a empatia, efetuem feedbacks, estimulem e incentivem os colaboradores a aprimorarem suas habilidades, a compartilharem suas opiniões e dificuldades e percebam que existe um espaço seguro para inovar e ousar e errar. O erro faz parte do aprendizado.  

Lembre-se: sem a construção da confiança, fica bem difícil lidar com os outros desafios. A confiança é a base da pirâmide

Uma sugestão para contribuir nesse sentido? Que tal investir nas minhas palestras e treinamentos de Comunicação? Como mencionei na minha entrevista aqui pro site:

“(A Comunicação) potencializa e aprofunda o autoconhecimento, o entendimento de como os seres humanos funcionam e o modo como se relacionam; influi em nossa visão do mundo e também como enxergamos a nós mesmos. Investir na comunicação é investir na humanização.”  – Patricia Capeluto

Pense nisso e até a próxima, é sempre um prazer conversar com você aí do outro lado da telinha!

As palestras de Patricia Capeluto já capacitaram e impactaram mais de 2.000 profissionais empresas de diferentes segmentos

Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo.  Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!

Quero a Patricia Capeuto em meu evento!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes