Você sabe como não se sabotar em um diálogo? – Por Patricia Capeluto

Se sabotar em um diálogo é algo recorrente em sua comunicação? Durante um diálogo mais tenso, sensível, você costuma se sabotar, ao não conseguir se expressar com clareza?

Ao fim do diálogo que não deu certo, costuma se punir por não ter se comunicado assertivamente?

Acredite: isso é muito comum, seja na esfera pessoal ou corporativa. No entanto, a boa notícia é que há como solucionar. Como? No blog de hoje, nossa mais do que querida Patricia Capeluto, a rainha da comunicação, compartilha conosco como é possível não se sabotar em um diálogo. Acompanhe os ensinamentos, a seguir!

Diálogos difíceis: a outra pessoa também precisa ouvir a sua história

Uma das frases mais mencionadas sobre o ato de nos comunicarmos é:

“A comunicação é uma via de mão dupla”. Se de um lado, nós precisamos buscar a conexão com o outro e ouvir com o desejo real de aprender, a outra parte, precisa escutar a nossa história.

Diante daquele diálogo um pouco mais complicado, para ter sucesso ao se expressar, tenha em mente que o foco não é converter ou persuadir a outra pessoa, pois a tendência é ela resistir a isso. A grande sacada numa conversa difícil é se expressar com clareza sobre você, sobre sua história:

  •     O que você vê;
  •     Por quê você vê daquele determinado modo?
  •     Como se sente sobre a situação.

Eu sei, falando assim parece algo simples, é até é. Porém, não significa que seja fácil, pois quando vamos contar nossa própria história, é comum surgir a ansiedade. O que fazer com ela?

Evite o autojulgamento

Aquela ideia de que a prática nos leva à perfeição é verdadeira. Por isso, antes de ficar se julgando por muitas vezes meter o pé pelas mãos durante um diálogo difícil, lembre-se de que tudo é treino.

Quando nos deixamos atropelar pelas crenças surgidas com a ansiedade, é comum termos pensamentos como:

  •     “Eu fico com medo de falar o que se passa na minha mente, eu não consigo fazer nada certo!”;
  •     “Perco a paciência e explodo, ou seja, sempre perco a razão! Sou um idiota mesmo, viu!”

Se identificou? Então pega essa dica pra você:

Estamos todos no mesmo barco, em aprendizado.

Se você não está se comunicando da maneira que gostaria, você deve trabalhar nisso, não se punir por isso. Busque o aperfeiçoamento, o treino constante. Afinal, o que a gente ainda não sabe fazer, a gente aprende.

Tenha cuidado com a autossabotagem

Como não se sabotar em um diálogo? A autossabotagem é uma realidade que prejudica sua comunicação e limita suas possibilidades de obter êxito.

Um exemplo: quando esperamos para falar até que não haja mais tempo para desenvolver o assunto. Quando não nos preparamos para a conversa

Com isso, assunto e o ponto de vista são esquecidos. Aí vem aquela clássica desculpa:

“Ah, mas eu ao menos tentei, né?”.

Pois bem, é a autossabotagem ganhando mais uma vez. Se a conversa é importante para você, prepare-se para ela

Medo da exposição

Fato é que deduzimos que os demais não terão admiração ou respeito por nós, se souberem o que estamos pensando ou sentindo. Como se houvesse algo errado em nossos incômodos

A questão é:

“Quando escondemos parte de quem somos, acabamos escondendo tudo. E pior: mostramos uma face sem vida e distante.”

Te faço um convite: compartilhe suas histórias! Isso incentivará as demais pessoas a compartilharem as histórias delas também.

Dores, vergonhas, vexames, quem nunca? São comuns a todos nós.

Mas quando somos autênticos, autorizamos os outros a serem também

E lembre-se: estou aqui para lhe ajudar, conte comigo!

As palestras de Patricia Capeluto já capacitaram e impactaram mais de 2.000 profissionais empresas de diferentes segmentos

Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo.  Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!

Quero a Patricia Capeuto em meu evento!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes