Líder, você já parou para pensar na importância de melhorar sua comunicação em conversas escritas?
A verdade é que, a fim de que conflitos sejam evitados, é necessário zelar pela nossa comunicação, pois assim também zelaremos pelos nossos relacionamentos.
No artigo de hoje, vamos conhecer 3 dicas que vão te ajudar a evitar os ruídos na comunicação escrita Continue lendo!
Cuide da sua comunicação utilizando estas 3 dicas em suas conversas escritas
As conversas escritas podem ser perigosíssimas em qualquer tipo de relacionamento, seja ele amoroso ou profissional, e por isso, é preciso tomar cuidado com elas.
Isso porque a interpretação do texto escrito está no olho de quem lê e cada pessoa lê de acordo com sua própria história.
Porém, é importante lembrar que nossas histórias, experiências e humor no dia a dia são diferentes, e que é a partir de tudo isso que lemos o texto do outro.
Além disso, em conversas escritas não há entonação de voz e expressão facial ou corporal para apoiar o que está escrito.
Logo, a probabilidade de dar ruído, mágoa ou gerar uma discussão é enorme.
Sendo assim, separamos 3 dicas que te ajudarão a cuidar da sua comunicação e dos seus relacionamentos interpessoais:
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1) Não tenha conversas importantes por escrito
Se algo é importante para você, a comunicação deve chegar de forma completa, com todas as variáveis que possam causar interferência.
Assim, em casos de conversas importantes, prefira ligar para a pessoa ou falar pessoalmente para que a comunicação seja mais efetiva.
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2) Pergunte o que a pessoa quis dizer
Quando você está em uma conversa por WhatsApp, antes de reagir emocionalmente ao que a pessoa falou, procure entender, primeiro, o que ela quis dizer com aquilo.
Certifique-se do que está escrito ali e lembre-se: intenção e impacto são duas coisas completamente diferentes.
Portanto, procure tentar entender a intenção daquela pessoa com aquela mensagem.
3) Ao perceber ruído, pare imediatamente
É muito difícil nos livrarmos do WhatsApp, afinal, ele é prático, rápido e combina com nossa rotina agitada.
Por isso, caso você esteja conversando com alguém e perceba que houve algum ruído, pare imediatamente a troca de mensagens e sugira falarem por ligação ou por áudio.
Diga à pessoa que o papo não tomará muito tempo e que você quer cuidar para que não haja ruído na comunicação.
Qual outra dica para conversas escritas mais eficazes você adicionaria à lista? Conte nos comentários!
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Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo. Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!
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