Qual a importância das habilidades de escuta ativa na comunicação empresarial?- Por Patricia Capeluto

Ser bem-sucedido (a) em seus objetivos no mundo dos negócios, implicará certamente em uma boa comunicação. Isso significa que se você investir nessa poderosa habilidade, terá maiores chances de estabelecer diálogos mais produtivos com as pessoas.

Neste sentido, a escuta ativa na comunicação empresarial merece destaque. 

A palestrante de sucesso, referência máxima em comunicação, Patricia Capeluto, nos conta mais a seguir, sobre os benefícios dessa soft skill que a cada dia, ganha mais ênfase e atenção no mercado. Acompanhe! 

Escuta ativa na comunicação empresarial: que tal investir nessa habilidade? 

Considerada  como parte integrante da comunicação assertiva, a escuta ativa pode ser definida, de um jeito bem simples, em focar a atenção no que a outra pessoa fala. Mais que isso, se trata de demonstrar real interesse por aquilo que está sendo dito pelo interlocutor.

Mas, sendo sincero (a), você costuma adotar esse  hábito de ouvir o outro? De compreender verdadeiramente o que o próximo te fala? 

Se você falou: “Patricia, eu tento, mas confesso que tem sido algo difícil”, acredite, você não está só.

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O ato de ouvir e absorver com empatia e maneira atenta a mensagem que a pessoa com que dialogamos, está transmitindo, é muitas vezes um desafio. Contudo, como todo desafio, ele pode, e deve, pelo bem do clima organizacional, ser superado.

Que tal investir nessa habilidade e aprimorar esta, que é uma das soft skills de maior prestígio no cenário corporativo? Já parou para pensar no quanto você, sua equipe, a liderança e o relacionamento de todo o time, tem a ganhar com isso? 

Benefícios da escuta ativa

“No fundo isso é sobre entender de pessoas. Por que pessoas fazem o que fazem (ou não fazem o que não fazem)? Por que elas falam o que falam da maneira que falam? Quando entendemos isso, sabemos o que fazer. Aí os melhores acordos se tornam possíveis.” – Patricia Capeluto

Para quem fala, ter a atenção do outro é muito importante, estabelece uma conexão e transmite a sensação da generosidade.

Contudo, para que a escuta seja ativa, de fato, é preciso, se for o caso,  adiar o julgamento sobre o que está sendo dito. Sabe quando a pessoa te fala coisas com as quais, você discorda, contrárias às suas opiniões? Pois bem, é aqui que deve residir seu ponto de maior atenção, É importante aceitar escutar  essas  opiniões eventualmente contrárias e ouvir a história que está sendo contada.

Ao praticar essa escuta, temos alguns benefícios que valem a pena, veja:

  • Elevar a confiança entre a equipe;
  • Evitar retrabalho por problemas comunicação;
  • Trazer mais união para a equipe;
  • Aumentar a empatia;
  • Clima organizacional otimizado;
  • Redução dos conflitos internos.

Algumas dicas sobre como praticar a escuta ativa na comunicação empresarial 

Mas, como colocar em prática a escuta ativa? Há algumas técnicas básicas que você pode colocar em prática, veja:

  • Busque a conexão com o outro mantendo contato visual. Nada de pegar celular ou qualquer outro tipo de objeto que tire seu foco ou que lhe distraia;
  • Fique atento (a) à linguagem não-verbal;
  • Evite cruzar os braços, mantenha uma postura aberta ao diálogo;
  • Sorria, incline-se e acene com a cabeça em momentos-chave;
  • Evite expressões faciais que possam  transmitir impressões negativas;
  • Parafraseie o que a pessoa diz, usando a técnica do espelhamento. Isso fará com que ela se sinta validada e compreendida;
  • Evite tecer julgamentos ou opiniões que não lhe foram solicitadas;
  • Não interrompa, procure ouvir para entender, e não para responder de imediato.

Investir em treinamentos e palestras sobre escuta ativa e comunicação não violenta, por exemplo, são ótimas alternativas para ajudar sua equipe a aprimorar os diálogos e a contornar problemas e conflitos comunicativos. Pense sobre isso.

Agora me conta: você já pratica a escuta ativa na comunicação empresarial?

As palestras de Patricia Capeluto já capacitaram e impactaram mais de 2.000 profissionais e empresas de diferentes segmentos

Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo.  Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!

Quero a Patricia Capeluto em meu evento!

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