Comunicação Não Violenta: entenda os benefícios para as empresas – Por Patricia Capeluto

Será que para ser um bom profissional, é necessário deixar de lado as nossas necessidades e sentimentos, em favor unicamente dos resultados? 

A forma pela qual estamos nos comunicando na esfera corporativa é de fato, a mais correta?

Tais questões encontram forte relação com o tema de hoje no blog: comunicação não violenta, tema aliás, abordado de forma precisa pela fabulosa palestrante de sucesso, Patricia Capeluto. Acompanhe a seguir!

Comunicação não violenta: a mais importante das metodologias da comunicação

“Eu vejo a CNV como a mais importante das metodologias da comunicação. Pois ela não é apenas uma metodologia, é uma filosofia de vida que muda sua forma de se relacionar com as pessoas, com o mundo e com você mesmo.”

A Comunicação Não Violenta (CNV) engloba as habilidades de comunicação usadas para fortalecer as conexões humanas, baseando-se na compaixão e na empatia.

A estratégia é ampla, e pode ser aplicada à comunicação verbal (escrita ou falada)  e não verbal  (gestos, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos).

Na prática, a comunicação não violenta ocorre quando o emissor, antes de responder de forma inconsciente e imediata, ouve atentamente e se conecta com os sentimentos e necessidades envolvidos naquele diálogo: os seus e os do outro.

Agora, você já parou para pensar no impacto positivo que essa metodologia pode causar no cenário corporativo?

Exercer a CNV  nos permite compreender o mundo ao nosso redor a partir do que mobiliza os seres humanos e muitas vezes, está escondido debaixo da superfície Assim, podemos entender as razões por trás das ações.

O mundo corporativo e o medo de nos posicionarmos

O precursor, considerado o “pai” da CNV, Marshall Rosenberg, mediou desde conflitos de guerras, de tribos africanas, até de gangues de rua. Contudo, ele dizia que o ambiente mais violento que ele conheceu era o ambiente corporativo.

Afinal, aprendemos que para sermos “profissionais” precisamos negligenciar nossos sentimentos e necessidades e também os dos outros em prol de um resultado.

Dessa forma, empresas passam a ser lugares onde temos receio de nos posicionarmos, de compartilharmos medos, erros, inseguranças. É a chamada violência invisível.

CNV: uma ferramenta capaz de promover benefícios para a sua empresa

Uma infinidade de pesquisas demonstram o quanto ambientes adversos, bem como comunicação e relacionamentos ruins nas empresas, impactam negativamente uma empresa. Por exemplo:

  •     Queda de produtividade;
  •     Falta de comprometimento;
  •     Questões envolvendo a saúde mental e felicidade dos colaboradores;
  •     Péssimo clima organizacional;
  •     Efeito turnover (aumento da rotatividade dos colaboradores), etc.

Por outro lado, a comunicação não violenta nos fornece recursos para construirmos ambiente saudáveis, para termos conversas difíceis, para falarmos sobre o que é importante para nós com assertividade e clareza, de modo que o outro tenha mais disponibilidade para nos escutar e facilidade para nos entender.

Tem uma definição muito bacana para a CNV: revolução interna. Foi assim na minha vida e percebo que também é assim para os profissionais para quem facilito processos com a CNV.

Que tal investir na comunicação não violenta aplicada aos negócios e relações corporativas? Conte comigo, minhas palestras, mentorias e treinamentos. Estou aqui para lhe ajudar. Até a próxima! 

As palestras de Patricia Capeluto já capacitaram e impactaram mais de 2.000 profissionais empresas de diferentes segmentos

Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo.  Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!

Quero a Patricia Capeuto em meu evento!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes