Profissional de alta performance: como ser mais influente nos diálogos e negociações? – Por Patricia Capeluto

Influenciar o outro nos diálogos e negociações é um dos grandes diferenciais dos profissionais que desejam atuar em alta performance. Isso implica, certamente, em aprimorar as habilidades de argumentação, em falar melhor. No entanto, o que você talvez não saiba é que há um elemento crucial que vem antes disso. Sabe qual é? Patricia Capeluto, a palestrante que nos mostra o caminho para termos diálogos mais assertivos, nos conta a seguir.

Como ser mais influente nos diálogos e negociações 

Não importa qual seja sua área de atuação: a influência é um diferencial. Pessoas influentes se destacam, as pessoas prestam atenção nelas. Porém, uma questão relevante e que deve ser abordada em primeiro lugar, quando pensamos em influência, não é a fala, é a escuta.

Entender o mundo do outro é o primeiro passo da influência

Quando escutamos melhor, é possível entender o mundo do outro, suas dores, aquilo o que o mobiliza, que o deixa em estado defensivo ou ofensivo e o que tem valor e importância para ele. Conforme comentei na entrevista para o site Palestras de Sucesso:

“A escuta permite o entendimento das expectativas e dos problemas. Desta forma, a fala será mais assertiva, mais envolvente, se conectará com a outra pessoa e criará um ambiente de confiança.”

Se observarmos os grandes negociadores e comunicadores, veremos que eles têm consciência de que o poder da comunicação está na escuta, não na fala.

A escuta atenta passa uma mensagem importante para a outra pessoa: a de que estamos prestando atenção nela e buscando compreendê-la. Pessoas que se sentem compreendidas tendem a confiar mais. A escuta é o primeiro passo da confiança. A influência começa aí.

E tem um ponto importante que pode deixar algumas pessoas preocupadas.

Escutar não significa concordar com o outro, muito menos significa abrir mão do que se acredita. Escutar é apenas escutar. E muitas vezes, mais eficaz do que tentar convencer.

 Quer ser um profissional diferenciado? Escute. 

Agora aproveite e compartilhe esse conteúdo com alguém que merece saber disso. Um grande abraço e te vejo em minhas palestras.

 Quero uma palestra da Patricia Capeluto AGORA mesmo!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes