Atuando desde 2007 como palestrante, Rodrigo Martins é Especialista em Marketing e Vendas, Atendimento ao Cliente e Empreendedorismo.
Começando a vida profissional ainda na adolescência, para ajudar financeiramente sua família, Rodrigo Martins teve obstinação para focar no desenvolvimento de seu crescimento, mostrando uma visão à frente do tempo.
Esteve em grandes empresas nacionais e multinacionais, contudo, foi na universidade que o desejo empreendedor veio, de fato, à tona.
Exatamente no desenvolvimento de um plano de negócios para o TCC, surgiu sua primeira empresa.
Com pouco dinheiro em caixa, conquistou parcerias de grandes bancos para a abertura de uma loja de crédito. Com este negócio, realizava empréstimos consignados e financiamento de veículos.
Criou dezenas de vagas de emprego na época, porém, a crise de 2008 impactou negativamente o negócio, obrigando-o a fechar a empresa em 2009.
No mesmo período, atuou como professor universitário e consultor empresarial. Rodrigo Martins já atendia inúmeras empresas desde 2007, em todo o Brasil.
Como professor, Rodrigo Martins leciona atualmente em cursos de Pós Graduação no ISAE/FGV e na PUC-PR.
O espírito empreendedor, contudo, jamais sossegou. Em 2018, inspirado na Cultura Africana, devido uma experiência vivida na África do Sul, onde fez um dos seus GBAs, criou a KAMAU, empresa para comercializar bonés de altíssima qualidade com tecidos diferenciados (alfaiataria) através da internet.
Em 2020 após um grande investimento a Kamau abriu seu leque e expandiu sua linha de produtos para além dos bonés, tornando-se então uma marca de vestuário e acessórios.
Vale dizer que em meio a toda turbulência de 2020, Rodrigo Martins lançou seu curso de Planejamento Comercial por meio de uma plataforma de ensino, denominado: “Esqueleto de Vendas”.
Um dos grandes diferenciais oferecidos pelo Professor e Palestrante Rodrigo Martins é que neste curso, seus alunos empresários ou gestores, com a concepção de um planejamento conseguem preencher a musculatura dos seus negócios.
Curriculum
Consultor empresarial na área de Desenvolvimento Organizacional e Gestão Comercial. Formado em Administração de Empresas, especialista em Marketing e Propaganda (UEL), possui GBA – Global Business Administration Internacional em Sustentabilidade (Sustainability Institute/ISAE-FGV – South Africa). GBA – Global Business Administration em Metodologias Ativas de ensino ISAE/FGV.
Professor Executivo ISAE/FGV.
Professor Pós Graduação PUC/PR.
Professor e Consultor – Solintel Academy
Gestor Comercial – Grupo SOLINTEL – (Solintel, VLSM, Moga, TARS).
Assessor Comercial – ICONNECT Tecnologia.
Idealizador – Kamau.
Idealizador – Esqueleto de Vendas.
Estilo das palestras de Rodrigo Martins
Com palestras, treinamentos e cursos onde transparece uma didática avançada, assertiva e discurso empoderador, Rodrigo Martins tem um estilo pautado em amplo conhecimento para compartilhar e o compromisso de ajudar pessoas a tirar uma ideia do papel e colocar em prática.
Suas palestras contam com estratégias reais, vivenciadas ao longo dos anos e validadas por Rodrigo Martins, mostrando sempre um conteúdo rico, relevante, e extremamente prático, impactando de forma muito positiva seu público.
Público-alvo
Basicamente, o público-alvo do palestrante e consultor é formado por Empresários, Gestores e Universitários
Palestras e conteúdos de Rodrigo Martins
As palestras de Rodrigo Martins têm o tempo de duração de 1 hora, enquanto no formato Workshop em torno de 3 até 4 horas:
PALESTRA “REINVENTE SUAS VENDAS E DOMINE O SEU MERCADO”
Conhecer os concorrentes diretos, os fornecedores e o público-alvo. Um negócio deve ser criado com o conhecimento destes três fatores.
O relacionamento com os clientes é de fundamental importância para a ampliação dos negócios empresariais em busca de consolidação do seu mercado junto de seu público-alvo almejado.
Identificar a sua proposta de valor será o grande passo para a apresentação da sua vantagem competitiva.
- Mercado
- Responsabilidade
- Vantagem Competitiva
- Estratégia
- Meta
- Comportamento Empreendedor
Público: Empresários, Gestores, Vendedores e demais profissionais da área comercial.
PALESTRA “O PODER DO VALOR E A FRAGILIDADE DO PREÇO”
VALORIZE O QUE VOCÊ FAZ!
O posicionamento deve ser fundamentado como ferramenta de gestão de marcas, onde se pode analisar como a “marca é percebida pelos consumidores”; qual espaço será ocupado em suas vidas e quais os tipos de abordagens necessários no processo.
As percepções em relação às marcas ajudarão na construção e no reforço que representa sua promessa central perante o alvo da marca.
- Estrutura de valor de marca
- Fatores psicológicos – Percepções
- Confiança é mais importante do que o preço baixo
- Como fugir da guerra de preços do mercado
- Dinâmicas de valor de marca e percepções
Público: Empresários, Gestores, Vendedores e demais profissionais da área comercial e marketing.
PALESTRA “DESIGN THINKING”
Apresentar os embasamentos do Design Thinking e as vantagens para o desenvolvimento de produtos e serviços. Onde a experiência do cliente será observada e analisada, gerando reflexões que poderão ser implementadas nas tomadas de decisão do negócio, junto de pesquisa e análise de informações para identificar novas oportunidades de mercado.
- Conhecer os fundamentos do Design Thinking
- As vantagens para o desenvolvimento de produtos e serviços
- Tomar consciência da aplicabilidade dos fundamentos do Design Thinking
- Orientar os participantes para a aplicação de princípios e ferramentas do Design Thinking.
Público: Empresários, Gestores, Universitários e Startups.
PALESTRA “DO ATENDIMENTO AO ENCANTAMENTO”
Desde a primeira vez que o cliente tem contato com a empresa, ele já está comparando o que é oferecido com o que ele espera receber. É uma corrente de Momentos da Verdade que se inicia na propaganda, passa pela recepção, envolve instalações físicas e encerra-se quando se paga a conta.
PALESTRA “O PODER DAS MARCAS E SUAS PERCEPÇÕES”
As percepções em relação às marcas ajudarão na construção e no reforço que representa sua promessa central perante o alvo da marca, ou seja, seus consumidores e grupos influenciadores, sendo este o “target” da marca que irá representar a construção de relacionamento.
- Como enfrentar desafios e lidar com a concorrência
- Marketing direto e comunicação
- Criatividade e entusiasmo
- A equipe de vendas – o trabalho em grupo
- Motivação em vendas
Público: Empresários, Gestores, Vendedores e demais profissionais da área comercial e marketing.
PALESTRA “CANVAS ou MODELO DE NEGÓCIOS”
Identificar a proposta de valor oferecido ao cliente e sua motivação de compra em comparação ao concorrente. Canvas é a representação dos processos de uma empresa de como esta oferece valor aos seus clientes, obtém seu lucro e se mantém de forma sustentável ao longo de um período de tempo.
- Proposta de Valor
- Segmento de clientes
- Canais
- Relacionamento com clientes
- Atividade-chave
- Recursos principais
- Parcerias principais
- Fontes de receita
- Estrutura de custos
Público: Empresários, Gestores, Universitários e Startups.
PALESTRA “SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL”
Apresentação de conhecimentos sobre Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial; buscando a compreensão do papel do empresário ou do colaborador no contexto das organizações e das sociedades responsáveis através dos vetores da responsabilidade social. Analisar o histórico da responsabilidade social e suas aplicações “hoje”, analisando quais os seus benefícios empresariais através de estudos de caso de empresas da África do Sul.
- Responsabilidade Social X Filantropia X Lucros
- Vetores da Responsabilidade Social
- Benefícios alcançados com a Responsabilidade Social
- Cases da África do Sul
- Desafios na Gestão da responsabilidade Social
- Responsabilidade Social Interna e Externa
Público: Empresários e Gestores.
PALESTRA “MOTIVAÇÃO PARA EMPREENDER”
Empreendedorismo é o principal “promotor” do desenvolvimento econômico de um país. Empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades.
- Empreendedor e Intraempreendedo
- Decisões para abrir um negócio
- Etapas do processo empreendedor
- Pesquisa X Oportunidade de negócios
Público: Empresários e futuros empresários, Gestores, Universitários e Startups.
RESUMO CURSOS EM DESTAQUE
EXCELÊNCIA EM VENDAS – 16 horas
A importância do relacionamento em vendas é motivada através do conhecimento do ambiente onde estamos inseridos, assim como os cenários mercadológicos influenciadores das nossas tomadas de decisão.
O posicionamento do setor comercial deve ser fundamentado como ferramenta de gestão de marca das empresas, onde se pode analisar como a “empresa é percebida pelos consumidores”; qual espaço será ocupado em suas vidas e quais os tipos de abordagens necessários no processo.
PLANEJAMENTO DO ATENDIMENTO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA NOS RESULTADOS EM TRABALHO DE EQUIPE – 16 horas
Toda empresa busca oferecer um produto e serviço de qualidade junto ao seu público-alvo, atendendo a expectativa do cliente e se possível, superando-a. Evidenciar um bom atendimento, é deixar o cliente com sentimento de que está no foco do negócio. Assim o investimento no cliente é muito importante, pois cliente atual é cliente conquistado.