Planejamento comercial: a importância da pesquisa de satisfação com clientes- Por Rodrigo Martins

Quando pensamos em planejamento comercial, uma das ferramentas mais poderosas e rentáveis para o empresário e empreendedor é certamente a pesquisa de satisfação com clientes.

O quê? Você ainda não lança mão dessa estratégia fundamental no mundo dos negócios? 

Pois, saiba que você está marcando bobeira, hein? Nosso grande mestre especialista em vendas, Rodrigo Martins, aborda no post de hoje aqui no blog, este tema tão relevante, que é a necessidade de executar a pesquisa e ainda nos mostra os benefícios. Confira a seguir!

Pesquisa de satisfação: uma ferramenta de fidelização

Já parou para pensar sobre por qual motivo aquele cliente que comprou de você, que ficou aparentemente satisfeito com seu produto, simplesmente sumiu? 

Ao invés de ficar se questionando, que tal tomar uma atitude? Na verdade, há uma ferramenta poderosa de fidelização que é bem provável que você não tenha se dado conta. Se chama pesquisa de satisfação de clientes- simples assim!

Se trata de uma aliada extremamente eficaz, que te ajudará a lucrar mais, a manter clientes e a não ficar 100% dependente do processo de prospecção de novos clientes, algo que apesar de importante, requer mais custos e mais energia do que manter os clientes que você já tem, compreende? 

Satisfação dos clientes: e se ele estiver insatisfeito?

Quando eu alerto em minhas mentorias, cursos, palestras e treinamentos sobre a importância de fazer a pesquisa de satisfação com o cliente, costumo receber a seguinte devolutiva:

“Mas, Rodrigo: e se ele reclamar e estiver insatisfeito? O que eu faço?”.

 Simplesmente resolva o problema, da melhor maneira possível. Não veja isso como uma crise, mas a oportunidade de conhecer as dores e problemas que o cliente enfrenta. Assim, você pode antecipar-se e evitar futuros contratempos, atenderá as necessidades do cliente e certamente, ele ficará grato, você terá grandes chances de fideliza-lo!

Concluindo com algo que já falei aqui: 

“Um cliente fiel e satisfeito custa muito menos pra sua empresa do que prospectar um novo cliente!”

Agora me conta, sua empresa  investe em pesquisa de satisfação do cliente? Se precisar de ajuda, estou aqui. Conte comigo!

Aprenda a atender e encantar clientes com as palestras de Rodrigo Martins

Certamente, o atendimento ao cliente é peça-chave para melhorar os resultados de um negócio. Sabendo disso, as palestras de Rodrigo Martins trabalham informações estratégicas para aumentar vendas e conquistar mais clientes frente ao mercado.

Por isso, conheça mais sobre esse palestrante e comece hoje a fortalecer o seu relacionamento com o público. Clique aqui e conheça o curso Esqueleto de Vendas.

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