O que faz alguém ser um bom líder?- Por Sidelcy Ludovico

Um bom líder: o que devemos fazer para alcançar tal reconhecimento? Historicamente, temos provas de que os  líderes são capazes de moldar desde as organizações, até mesmo comunidades e nações.

Seja você um líder, ou um membro da equipe de trabalho e que sabe a importância do papel da liderança, é essencial termos a capacidade de reconhecer um bom líder, seja nos outros, seja em nós.

Como reconhecer? Quias as características de destaque de uma liderança considerada inspiradora?

É exatamente sobre isso que nossa rainha das palestras corporativas, exemplo de liderança, mulher empreendedora e empoderada, Sidelcy Ludovico, nos conta em um artigo especialmente produzido para nosso blog! Confira a seguir! 

Características de um bom líder: motivação e empatia 

Quando pensamos sobre, digamos assim, os ingredientes capazes de compor um bom líder, certamente que itens como motivação e empatia sobressaem-se. 

Em minha carreira, atuando em posições de liderança e lidando com outros líderes, homens e mulheres, posso dizer que o que mais engaja um time é contar com o suporte da liderança. E esse suporte se dá exatamente pela capacidade deste profissional motivar a equipe e ter a habilidade de se colocar no lugar do outro, a famosa empatia.

Leia também: Diferenças entre o estilo de liderança feminina e masculina- Por Sidelcy Ludovico

Quando nos colocamos no lugar do outro, podemos perceber suas necessidades, dificuldades, e assim, traçarmos estratégias capazes de suprir essa demanda.

Se você é assim ou o seu líder é assim, é muito provável que você esteja diante de um grande líder (ou mesmo, seja um).

Repare se o líder possui as habilidades a seguir 

Contudo, um líder que inspira e faz acontecer não se resume em empatia e motivação, muito embora tais aspectos sejam de grande relevância.

Ele ainda deve nutrir alguns fatores essenciais para que o trabalho em equipe seja produtivo e eficiente, como por exemplo:

Facilidade de comunicação

Se você está em uma posição ou função de liderança, boas habilidades de comunicação são um dos atributos de liderança absolutamente cruciais. Usar a linguagem para realizar comunicação um a um é realmente tudo o que temos como seres humanos.

Em suma, percebo que os líderes mais respeitados são aqueles com plena capacidade de se comunicar de forma clara, isso tanto com indivíduos, unidades de negócios, quanto com toda a empresa e partes interessadas fora da organização. 

Nunca param de aprender e de se aprimorar 

Os verdadeiros líderes sabem que a perfeição é um mito, afinal, há sempre espaço para melhorias em todos os níveis, desde o pessoal até a equipe e a organização em geral. Bons líderes tem disposição em  ajudar os membros da equipe a desenvolver novas habilidades ou melhorar um ponto fraco. Da mesma forma, eles aplicam essa estratégia neles mesmos, para um aprimoramento contínuo.

Não abrem mão do autoconhecimento 

A busca em identificar os pontos que deve sem aprimorados, bem como aqueles onde atua em alta performance, demonstra claramente o quanto o líder em sua essência, nutre e almeja o autoconhecimento.

Com isso, ele trabalha sobretudo, aspectos como a inteligência emocional, resiliência, superação, dentre outros aspectos.

Tem integridade

Uma característica que eu diria que é o pilar de todas as outras na carreira de um líder, é a sua integridade.

“Integridade é fazer a coisa certa, mesmo quando ninguém está olhando.” – CS Lewis

Sem integridade, não se pode esperar que seus seguidores sejam honestos. Os líderes têm sucesso quando cumprem sua palavra, vivem de acordo com seus valores essenciais, lideram pelo exemplo e perseveram.

Integridade é a base de todas as outras qualidades de liderança.

Um líder íntegro demonstra atitudes como:

  • Se desculpar por erros;
  • Destacar o trabalho de seus funcionários e minimizar suas próprias contribuições;
  • Oferece o benefício da dúvida quando as circunstâncias não são claras;
  • É grato pelo tempo cedido pelas pessoas.

É claro que há outras muitas características e qualidades que fazem de alguém, um bom líder. Mas isso é assunto para um próximo blog. No momento, quero saber de você que me leu até aqui: você sabe identificar um bom líder? Até a próxima, queridos/as! 

As palestras de Sidelcy Ludovico preparam líderes e equipes para os novos desafios

Antes de mais nada, nas palestras de Sidelcy Ludovico, você encontra clareza, maestria e entrega do mais alto padrão de excelência. Sem falar do perfil multifacetado da palestrante, o que faz dela uma profissional ímpar e uma liderança inspiradora.

Acesse agora o perfil de Sidelcy Ludovico e desfrute de conteúdos sobre liderança, inovação, empreendedorismo e muito mais.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes