Ser Líder ou ser Chefe? A escolha é sua, o benefício é de todos- Por Sidelcy Ludovico

Ser líder é o sonho de muita gente, mas, será que você se comporta da maneira adequada quando está em um cargo de liderança?

Segundo Juscelino Kubitschek, “sereis tanto mais influentes quanto mais fordes corretos e justos”. Tal frase também se aplica aos gestores das mais diversas corporações.

Por conseguinte, você precisa escolher: ou ser líder, ou ser chefe. Ambos possuem significados diferentes.

Portanto, escrevi este texto para explicar a você a diferença entre esses dois tipos de liderança, e a importância que esse papel tem para uma equipe.

Afinal, a motivação da equipe depende de um ótimo gestor. Por isso, se você quer fazer a diferença no seu trabalho, leia o artigo até o fim.

Diferenças entre tipos de liderança

Antes de tudo, a liderança é um fator determinante para gerar bons resultados. Inclusive, em tempos de Pandemia da Covid-19, o líder tem papel fundamental para lidar com a crise.

Uma pesquisa divulgada no site da Forbes, revela que em tempos pandêmicos, dois em cada três líderes estão agilizando os processos de tomada de decisão.

Certamente, você já ouviu falar na palavra “chefe”. Porém, qual a diferença entre ser líder e ser chefe? Vejamos as primeiras considerações:

  • O líder é aquela pessoa preocupada com o desenvolvimento dos seus funcionários. Com isso, influencia-os positivamente, e ademais, é alguém que busca o bem comum;
  • O chefe é aquele que, simplesmente, tende a comandar e a dar ordens. Assim, está extremamente focado nas metas e lucros empresariais, e não incentiva os que estão ao seu redor. 

Você se enxergou em qual dos dois exemplos? Imagine que é muito mais agradável trabalhar com um líder, do que com um chefe, não é verdade?

Por isso, podemos dizer que ser chefe está ligado à ideia de status. Já o líder, está relacionado à ideia de comportamento.

A motivação da equipe depende do líder

Muitas vezes, o chefe não é respeitado, e sim, temido. O poder fica centralizado nele, e acredita que precisa ser autoritário para conseguir o que quer.

Contudo, o líder tem a confiança de seus colaboradores. Ademais, ele tem autoridade, e não autoritarismo.

Quando o líder utiliza o poder, faz de maneira consciente e com sabedoria.

Enquanto o chefe possui subordinados, o líder obtém colaboradores.

Dessa forma, a equipe de trabalho é muito mais motivada para trabalhar, ter responsabilidades, e alcançar metas e, ao mesmo tempo, o bem-estar.

Por isso, certamente é muito mais válido você ser um líder, do que ser um chefe.

Para saber mais sobre o assunto, contrate uma mulher que é palestrante que, além disso, é uma profissional com consolidada carreira e bem-sucedida.

As palestras de Sidelcy Ludovico lhe preparam para o desafios

Sidelcy Ludovico é palestrante, Advogada da União e Mentora Jurídica. Com isso, ela representa o empoderamento feminino e exemplo de liderança. Somado a isso, suas palestras possuem ótima didática e perfeita oratória. Por isso, visite o perfil de Sidelcy Ludovico e a contrate agora mesmo.

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes