Comunicação não violenta: será que precisamos falar sobre isso? Bom, se você:
- Lidera e faz a gestão de pessoas no seu cotidiano;
- Frequentemente se depara com obstáculos na comunicação;
- Os desconfortos na organização só aumentam,a resposta é : sim!
Antes de tudo, é importante deixar claro que se comunicar de forma não violenta não significa ser passiva. Ou seja, você não precisa aceitar toda e qualquer atitude calada e inerte.
Bem longe disso, a comunicação não violenta trabalha com habilidades de falar e ouvir de forma verdadeiramente ativa.
Enquanto liderança, você pode e deve utilizar de honestidade, leveza e empatia para se expressar. E seus liderados precisam sentir essa reciprocidade. Ainda mais com tantas transformações no mundo do trabalho em razão da pandemia e do futuro após esse período.
Por isso, lidere seu time a partir de respostas não agressivas e menos automáticas. Primeiro, observe e depois procure entender as necessidades e pedidos daqueles que estão ao seu redor. Siga comigo nesta leitura e descubra mais!
A comunicação não violenta e seus benefícios
Quando uma liderança pratica uma comunicação não violenta, toda a equipe ganha. Isso porque a comunicação influencia a gestão e a dinâmica do time, bem como sua produtividade. Além disso, a comunicação não violenta gera benefícios como:
- Mediação de conflitos de maneira mais pacífica e até prevenção de casos de agressividade;
- Ambiente com maior acolhimento e menos tensão, principalmente se falamos de home office e distanciamento social. Nesse momento, as pessoas estão mais fragilizadas diante das incertezas. Enquanto liderança responsável, é seu papel oferecer um ambiente de trabalho saudável, seja presencial ou virtual.
- Construção e fortalecimento de vínculos, favorecendo a manifestação de todos os membros da equipe, incluindo a liderança.
Adote hoje uma comunicação não violenta e aprimore sua liderança
Diante de tantos benefícios, fica claro que adotar uma comunicação não violenta pode evitar episódios desagradáveis. E até mesmo romper padrões destrutivos nas relações de trabalho.
Sobretudo, saiba também que é possível aplicar os princípios da comunicação não violenta (observação, sentimentos, necessidades e pedidos) em várias situações. Por ser um método com abertura ao diálogo, antes de mais nada ele se adapta a diferentes contextos e tamanhos de equipes.
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Dessa forma, entre em ação e exercite a empatia e autoconhecimento. Encare as mudanças, tome consciência e assuma tudo isso como aprendizado. Afinal, toda liderança pode e deve favorecer uma cultura de harmonia e responsabilidade. Comece o quanto antes!
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