Comunicação não violenta: invista nessa ideia para liderar seu time de forma responsável- Por Sidelcy Ludovico

Comunicação não violenta: será que precisamos falar sobre isso? Bom, se você:

  • Lidera e faz a gestão de pessoas no seu cotidiano;
  • Frequentemente se depara com obstáculos na comunicação;
  • Os desconfortos na organização só aumentam,a resposta é : sim! 

Antes de tudo, é importante deixar claro que se comunicar de forma não violenta não significa ser passiva. Ou seja, você não precisa aceitar toda e qualquer atitude calada e inerte. 

Bem longe disso, a comunicação não violenta trabalha com habilidades de falar e ouvir de forma verdadeiramente ativa.

Enquanto liderança, você pode e deve utilizar de honestidade, leveza e empatia para se expressar. E seus liderados precisam sentir essa reciprocidade. Ainda mais com tantas transformações no mundo do trabalho em razão da pandemia e do futuro após esse período.

Por isso, lidere seu time a partir de respostas não agressivas e menos automáticas. Primeiro, observe e depois procure entender as necessidades e pedidos daqueles que estão ao seu redor. Siga comigo nesta leitura e descubra mais!

A comunicação não violenta e seus benefícios

Quando uma liderança pratica uma comunicação não violenta, toda a equipe ganha. Isso porque a comunicação influencia a gestão e a dinâmica do time, bem como sua produtividade. Além disso, a comunicação não violenta gera benefícios como:

  • Mediação de conflitos de maneira mais pacífica e até prevenção de casos de agressividade; 
  • Ambiente com maior acolhimento e menos tensão, principalmente se falamos de home office e distanciamento social. Nesse momento, as pessoas estão mais fragilizadas diante das incertezas. Enquanto liderança responsável, é seu papel oferecer um ambiente de trabalho saudável, seja presencial ou virtual.
  • Construção e fortalecimento de vínculos, favorecendo a manifestação de todos os membros da equipe, incluindo a liderança.

Adote hoje uma comunicação não violenta e aprimore sua liderança

Diante de tantos benefícios, fica claro que adotar uma comunicação não violenta pode evitar episódios desagradáveis. E até mesmo romper padrões destrutivos nas relações de trabalho.

Sobretudo, saiba também que é possível aplicar os princípios da comunicação não violenta (observação, sentimentos, necessidades e pedidos) em várias situações. Por ser um método com abertura ao diálogo, antes de mais nada ele se adapta a diferentes contextos e tamanhos de equipes.

Leia também: Por que é fundamental estimular o empreendedorismo feminino? 

Dessa forma, entre em ação e exercite a empatia e autoconhecimento. Encare as mudanças, tome consciência e assuma tudo isso como aprendizado. Afinal, toda liderança pode e deve favorecer uma cultura de harmonia e responsabilidade. Comece o quanto antes!

As palestras de Sidelcy Ludovico preparam líderes e equipes para os novos desafios

Antes de mais nada, nas palestras de Sidelcy Ludovico, você encontra clareza, maestria e entrega do mais alto padrão de excelência. Sem falar do perfil multifacetado da palestrante, o que faz dela uma profissional ímpar e uma liderança inspiradora.

Acesse agora o perfil de Sidelcy Ludovico e desfrute de conteúdos sobre liderança, inovação, empreendedorismo e muito mais.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes