Mulheres que são exemplo de empoderamento feminino e empreendedorismo- Por Sidelcy Ludovico

Mulheres empreendedoras ganham destaque quando o assunto é criatividade, planejamento e força de vontade. Afinal, empreender é mais do que apenas abrir um negócio. Consiste em identificar uma oportunidade de atuação e lucro, solucionando os problemas dos seus clientes.

Você sabe como o empoderamento feminino e empreendedorismo estão relacionados? Entenda nesse artigo de Sidelcy Ludovico e descubra por que a cantora Rihanna é uma das inspirações dessa empreendedora de sucesso! 

Inspire-se em mulheres empreendedoras

As mulheres têm conquistado seu espaço no ramo dos negócios apesar dos ambientes serem predominantemente masculinos. Para muitas, empreender é uma forma de empoderamento. Isso porque a jornada pelo empreendedorismo contribui para o autoconhecimento, quebra paradigmas e permite a conquista da própria independência e liberdade.

Para além dos benefícios para as mulheres, a tomada da liderança feminina tem provocado transformações no mercado de trabalho, oxigenando as ideias e agregando em diversidade. Um estudo da Serasa Experian revelou que mais de cinco milhões de brasileiras são empreendedoras. As mulheres estão à frente de 43% dos negócios do país, a maior parte delas em micro e pequenas empresas.

Porém, nas grandes corporações o cenário é outro: apenas 0,2% das empreendedoras do Brasil são sócias de grandes empresas.

Mulheres no mundo corporativo 

Entretanto, o papel das mulheres no mundo corporativo é de fundamental importância para estimular a inclusão, humanização e diminuição dos conflitos em todos os segmentos.

Por isso, torna-se primordial que as mulheres ocupem mais postos de comando, pois, só com a participação feminina nas esferas de decisões será possível criar um ambiente mais igualitário e plural.

Leia também: Sororidade é a solução para minimizar o fenômeno “Teto de Vidro”? – Por Sidelcy Ludovico

Leia também: Por que é fundamental estimular o empreendedorismo feminino? – Por Sidelcy Ludovico

É evidente que ainda temos um longo caminho a trilhar e enfrentamos muitas dificuldades como diferença salarial, necessidade de conciliarmos várias tarefas e desmistificar rótulos. Devido a isso, é essencial ter exemplos de mulheres empreendedoras que possam te inspirar e direcionar a sua caminhada para o empoderamento. Eu, por exemplo, tenho como algumas inspirações:

  • Ana Hickmann;
  • Gisele Bündchen;
  • Tathi Deândhela;

Contudo, a mulher que mais me inspira atualmente é a cantora Rihanna. Você sabe o por quê? Rihanna é extremamente empreendedora e proativa. Além de cantora, compositora, atriz e escritora, é também empresária. Lançou sua própria marca de cosméticos, a Fenty Beauty, e ainda faz trabalhos assistenciais e sociais relevantes.

Por isso a considero um exemplo a ser seguido! Observando suas ações podemos colher a inspiração para trilhar as nossas próprias conquistas, mudando não somente a nossa vida, mas o mundo que nos cerca.

Conheça os desafios e se prepare para vencê-los!

O empoderamento feminino busca criar um ambiente no qual as mulheres tenham as mesmas oportunidades de crescimento profissional que os homens. Dessa forma, se tornará mais natural ver líderes do sexo feminino em posições de destaque, como nas empresas e na política.

Um dos desafios encontrado pelas mulheres que desejam empreender é o “Teto de Vidro”, que é o fenômeno que gera o afunilamento hierárquico para as mulheres, fazendo com que elas sejam encontradas em menores proporções nos cargos de liderança e comando nas organizações. 

Isto porque mesmo com o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho, observa-se ainda barreiras sutis e perceptíveis que influenciam em diferentes oportunidades para a mulher na carreira e na sua progressão profissional. Assim, muitas mulheres acabam permanecendo na base da pirâmide hierárquica, impedidas de ascender a um cargo de direção.

Portanto, é fundamental que você esteja preparada para enfrentar esses obstáculos e saiba potencializar suas qualidades. Para isso, deixo aqui um convite: acompanhe minhas dicas nas palestras e aprenda como desenvolver a sua liderança feminina! 

Focada no empoderamento feminino e empreendedorismo, Sidelcy vai transformar sua carreira!

Mulher de visão empreendedora, Sidelcy é inspiração para outras mulheres que estão em busca de criarem seus próprios negócios. Além de experiente no ramo jurídico, demonstra seu viés empreendedor pela criação da marca de cosméticos que leva seu nome, Sidelcy Ludovico.

Nas suas palestras, Sidelcy ensina como desenvolver a liderança feminina, construir equipes de alta performance e, assim, alcançar sua liberdade pessoal e profissional! Acesse agora o perfil de Sidelcy e não perca essa oportunidade!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes