Sororidade é a solução para minimizar o fenômeno “Teto de Vidro”? – Por Sidelcy Ludovico

Sororidade é um termo conhecido para você? Antes de mais nada, você sabia que o número de mulheres em cargos de liderança tem crescido? Contudo, ainda não são muitas as que atingem essa posição.

É muito comum o seguinte questionamento: “O que falta para eu, mulher, chegar lá? Será que existe algo que coletivamente pode ser feito para que eu e você possamos atingir um alto cargo empresarial?”.

O fenômeno “Teto de Vidro” atrapalha, e muito, nós que somos do gênero feminino. Com isso, questiona-se se a sororidade pode ou não ser um caminho para amenizar as dificuldades profissionais.

Antes de mais nada, por ser um debate de grande importância, resolvi escrever este artigo para ajudar você a impulsionar algo diferente para si e para outras mulheres. Então, fique por aqui e continue lendo o texto!

Sororidade: o que é o fenômeno “Teto de Vidro”?

Para iniciar o nosso breve e importante diálogo, vamos conhecer o que é o “Teto de Vidro”:

  • Muito falado nos meios feministas, esse nome é dado ao fenômeno de dificuldade que as mulheres possuem de ascender profissionalmente para áreas de maior prestígio;
  • O “Teto de Vidro” ocorre principalmente pelo machismo estrutural e a desigualdade entre homens e mulheres na sociedade atual.

Contudo, uma pesquisa revelou  que mulheres gestoras se sentem distantes das mulheres de cargos inferiores, por vezes sentindo-se superiores em suas qualidades e  até mesmo colocando-se contrárias às cotas para mulheres.  Dessa forma, temos aqui um claro exemplo da existência do fenômeno, percebe?

Qual poderia ser uma solução para esse fenômeno?

Um artigo publicado recentemente na mídia, mostra que quando mulheres gestoras se aproximam de mulheres com cargos inferiores, e vice-versa, o fenômeno do “teto de vidro” é amenizado.

Isso ocorre porque a sororidade entre mulheres têm a capacidade de ensinar e estimular positivamente as pessoas de gênero feminino, o que gera apoio mútuo.

A lógica tem a ver com a máxima de que sozinha não se chega tão longe: são as nossas relações sociais e os enfrentamentos coletivos que dão força para mulheres chegarem onde sempre sonharam.

É como no ramo de palestras: você pode contar com mulheres extremamente inteligentes para inspirar outras pessoas do gênero feminino a serem mais e melhor.

As palestras de Sidelcy Ludovico são fantásticas e vão lhe supreender

Sidelcy Ludovico tem experiência na área do Direito e possui ótima oratória. Com muito diferencial, ela se destaca por onde passar, como inspiração para mulheres que querem se empoderar.

Visite o perfil de Sidelcy Ludovico e veja tudo sobre essa mulher incrível!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes