Valores. Já parou para pensar no significado dessa palavra, em sua máxima amplitude? O palestrante Gabriel Villarreal, não apenas já fez longas reflexões sobre o termo, como também é reconhecidamente, um profissional que se destaca no segmento de palestras corporativas. Especialmente por ser um profissional de valores, os quais ele aplica e pratica em seus relacionamentos.
No post de hoje, ele compartilha conosco, sua visão sobre a importância de contarmos nas empresas, pessoas que possuam valores e comportamentos alinhados com nossa cultura, e em como isso impacta não somente no atendimento ao cliente, mas sobre a própria existência de um negócio. Acompanhe!
Valores: por quais motivos sua empresa existe?
Por que a sua marca é uma promessa a ser cumprida?- Por Gabriel Villarreal
O que norteia as ações da sua empresa? Lucro ou o sorriso das pessoas?
Acredito que seja fundamental que todo empreendedor se questione, vez ou outra, sobre a questão dos valores da empresa, com o viés do Propósito.
Essa reflexão é necessária, na medida em que se relaciona diretamente com o fator identidade da empresa.
“Mas, Gabriel, eu estou mesmo preocupado é em dar conta da minha demanda, contratar mais gente para vender mais e fazer a máquina girar. Estou gerando empregos, isso é o que importa, não é mesmo?”.
Indiscutivelmente, gerar renda, lucros, atender a demanda, criar empregos, são fatores fundamentais para manter um negócio ativo. No entanto, tudo isso deve ser uma consequência dos valores, da cultura da empresa, e não a razão. Percebe a diferença?
Estabelecer essa ordem é crucial para manter um negócio saudável, íntegro, afinal, a questão dos valores gera impacto direto em inúmeros aspectos, especialmente no que se refere à contratação de colaboradores.
Como eu comentei na entrevista concedida ao site Palestras de Sucesso:
Mais do que pessoas qualificadas tecnicamente, precisamos pessoas que possuam valores e comportamentos alinhados com nossa cultura, pois as técnicas podem ser ensinadas, já os valores não. Como dizia Walt Disney, “posso ensinar qualquer coisa a qualquer um, menos a sorrir”.
Seja de verdade, não fique no plano das aparências
Pensando nessa questão dos valores, o que eu digo para as pessoas que me questionam a respeito de empreender, montar um negócio, formar sociedade com alguma empresa, é que os valores devem surgir sempre em primeiro lugar na hierarquia das necessidades.
“Vivemos numa era em que os valores começaram a ter um protagonismo muito grande na identidade das pessoas. Porém, em grande parte por conta de redes sociais e excesso de marketing, também acabou se tornando uma era de identidade de aparência, de valores que não se praticam, de discursos desalinhados com comportamentos. “
Um conselho de quem já está no jogo é: seja de verdade, coloque seus valores à frente.
Mais que isso, assim como deve ser com um líder, faça com que o seu comportamento seja um espelho dos valores pregados em seu discurso.
“O cliente atual é muito mais atento a como você pratica seus valores e consegue reconhecer quando o que a empresa prega é verdadeiro ou é apenas uma forma de tentar conquistar o interesse do público através de um discurso.”
Reconheça também a necessidade de um olhar mais atento ao treinamento e recrutamento dos profissionais da sua empresa.
“É preciso recrutar as pessoas certas, com os valores certos, e treinar essas pessoas para que seus comportamentos sejam capazes de traduzir ao público a veracidade dos valores que sustentam a empresa.”
Se precisar de ajuda, já sabe: conte comigo. Um forte abraço, te vejo na minha próxima palestra!
Conheça as palestras de Gabriel Villarreal, um verdadeiro fenômeno em encantamento ao cliente
Gabriel Villarreal é Chief Dream Officer, e leva a metodologia Disney de forma fantástica para as mais diferentes empresas. Em suma, sua história com a Disney e comunicação perfeita fazem com que suas apresentações sejam mágicas, mas também praticáveis.
Desse modo, veja agora o perfil de Gabriel Villarreal e o contrate agora mesmo.