Como fazer promoção em loja e vender muito sem perder dinheiro? – Por Dino Gueno

Como fazer promoção em loja e vender muito sem perder dinheiro? Temos aqui uma dúvida recorrente no setor varejista, afinal, ao dar desconto ou baixar o preço com o intuito de vender mais, donos de lojas costumam relatar que perdem dinheiro. No artigo de hoje, Dino Gueno traz uma sacada genial que fará você repensar suas estratégias de vendas. Aposto que o que ele vai falar irá te surpreender. Duvida? Então, continue a leitura, a seguir.

Você sabia que não é a promoção em loja que te faz perder dinheiro? 

Antes de te mostrar de um jeito prático o que fazer para investir numa promoção em sua loja, sem que isso lhe custe algum ônus, é importante que você de antemão considere a seguinte informação: 

“Não é uma promoção que faz você perder dinheiro: é o que você vende diariamente fora da promoção”.

Atente-se ao seguinte:

“Promoção não é para vender os produtos promoção: é pra vender outros produtos, de maior margem e valor agregado; a promoção é a “isca””.

Precificação: um dos grandes erros

Outro ponto importante, meu amigo, minha amiga do varejo: muitos pecam ao errar na formação de preço. É o chamado markup, ou índice multiplicador de formação de preço.

Há até uma fórmula que costumo adotar e que certamente vai facilitar essa tarefa em seu negócio, veja:

100/[100-(DV+DF+LP)], onde:

  • 100 representa o preço unitário total de venda em percentual;
  • DV são Despesas Variáveis (aquelas que só acontecem quando há vendas, como impostos e comissões;
  • DF são Despesas Fixas (aquelas que acontecem independente de haver venda ou não)
  • LP é  Margem de Lucro Pretendida.

Atente-se  diferença entre Markup e Margem de Lucro

Outra confusão que alguns varejistas cometem, diz respeito a não visualizarem a diferença entre markup e margem de lucro, veja:

  • Markup = índice multiplicador aplicado sobre o preço de custo para determinar o seu preço de venda;
  • Margem de Lucro = percentual (ou índice) encontrado a partir do preço de venda que representa percentualmente a parcela do preço de venda correspondente ao lucro da operação.

Dito isso, deixo mais uma dica importante: procure ter um saldo de margem, que deve ser construído diariamente. Assim, você terá margem para “queimar” em determinadas promoções.

Adote ainda a estratégia do rebate de preços, ou seja, busque o apoio do fornecedor para uma parte, geralmente uma porcentagem ou uma quantia fixa, do custo das mercadorias que são reembolsadas ao comprador pelo vendedor, no caso a indústria. 

Ao fazer uma promoção, verifique com o fornecedor a possibilidade de pagar preços menores, com produtos de saldo, por exemplo.

No vídeo abaixo eu te mostro tudo com maiores detalhes:

Agora coloque os ensinamentos em prática e depois me conte o resultado! 

As palestras de Dino Gueno ajudam você a motivar seus vendedores e a alavancar as vendas no varejo 

Os resultados obtidos por Dino Gueno não deixam dúvidas sobre a assertividade de suas estratégias.

Dentre eles, levar  uma rede de lojas a sair de 36 milhões por mês em 36 lojas para 100 milhões por mês com 250 lojas, ajudando a inaugurar 220 lojas. Ou seja, Dino é um verdadeiro acelerador de vendas!

Referência máxima em varejo no Brasil, o palestrante de sucesso Dino Gueno é profundo conhecedor de marketing, estratégia de vendas e  liderança, com foco no varejo.

Quero levar Dino Gueno para meu evento e empresa agora mesmo!

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