Como o líder pode comunicar-se com clareza e atingir resultados através das pessoas?- Por Alessandra Smaniotto

Quando colaboradores e lideranças estabelecem uma comunicação afinada, por assim dizer, há uma relação de transparência e confiança na equipe. Tanto que, uma vez estabelecida essa conexão, as pessoas sentem-se mais valorizadas e compartilham mais de suas ideias e percepções.

Mas, quais as consequências desse processo para o negócio? Aliás, é possível criar uma comunicação entre líderes e liderados de forma não-violenta e efetiva junto à equipe?

É sobre essas e outras questões que gostaria de convidá-lo(la) para a leitura deste artigo. Assim podemos ampliar a compreensão acerca do tema, refletindo sobre empatia corporativa e os impactos da comunicação no âmbito empresarial. Sigamos adiante!

Comunicação e empatia corporativa: bons resultados para todos

Independente do porte da empresa, gestores costumam enfrentar obstáculos na comunicação com sua equipe, gerando, inclusive, conflitos desnecessários. De modo que parte dos problemas de comunicação entre líderes e liderados acontece na ausência de características importantes. Sendo elas: clareza, objetividade e, claro, empatia corporativa

Quer dizer, o exercício de enxergar diferentes situações pela perspectiva dos liderados é um diferencial na comunicação. Isso ocorre porque a empatia permite entender os sentimentos do outro, ampliando a capacidade dos líderes na tomada de decisões. O que influencia diretamente no sentimento de pertencimento e na motivação dos colaboradores.

Outro ponto positivo da atitude empática é a intrínseca relação com uma comunicação assertiva, com menos ruídos e impactos mais positivos. Pois a empatia corporativa parte da escuta ativa e da relação interpessoal genuína, oportunizando crescimento pessoal e profissional para os envolvidos.

E afinal, como desenvolver positivamente uma comunicação entre líderes e liderados?

Diante, então, da necessidade de mudança, a liderança deve adotar métodos que ajudem no diálogo corporativo sem maiores prejuízos. Assim que a comunicação entre líderes e liderados seja aprimorada, com foco na eficácia, clareza e dinamicidade.

Nesse sentido, procure analisar e observar o ambiente ao redor e cada colaborador ali presente. Saiba os pontos de fragilidade e as fortalezas dos profissionais da sua equipe. Identifique a abordagem, a linguagem e os melhores canais de comunicação para transmitir as mensagens. Sem dúvidas, isso facilitará o processo.

Além disso, aprenda a ouvir atentamente o que os colaboradores têm a dizer. Não finja que escutou. E aproveite, sobretudo, esses momentos para reforçar o hábito dos feedbacks e exercer a empatia corporativa.

Por fim, atente-se a metodologias e treinamentos para fortalecer sua comunicação no ambiente corporativo. Não hesite em desenvolver habilidades e conquistar resultados significativos para a empresa e seus liderados. 

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