Comunicação não-violenta: entenda sua importância no cenário corporativo e quais as melhores “ferramentas” para estimulá-la- Por Alessandra Smaniotto

Comunicação não-violenta é um tema muito abordado no segmento corporativo. E não é pra menos, afinal, se trata de uma habilidade essencial, capaz de promover ótimos resultados, seja no trabalho em equipe, seja nos relacionamentos em geral.

Uma das vantagens de estimular essa maneira de se comunicar é o fato de promover a solução mais simplificada de conflitos, e até mesmo evitar que eles ocorram.

No artigo de hoje, feito especialmente para você que me acompanha aqui no blog da Palestras de Sucesso, te trago informações relevantes sobre:

Preparada? Então me acompanhe a seguir! 

Comunicação-não violenta: poderosa estratégia na resolução de conflitos no âmbito corporativo e no trabalho em equipe

Quando adotamos  a comunicação não-violenta para a resolução de conflitos, os resultados costumam ser transformadores e duradouros.

Quantas vezes você já não se deparou com  conversas difíceis ou até mesmo conflitos? É fato que poucas pessoas desenvolveram as habilidades para ter uma maior compreensão mútua e a conexão necessária entre as pessoas envolvidas em um conflito.

O termo comunicação não-violenta é um processo de comunicação criado pelo psicólogo Marshall Rosenberg. É uma compilação de ideias sobre o comportamento humano compassivo, embaladas para atender às necessidades dos tempos modernos.

Rosenberg se refere ao método como uma “ linguagem de compaixão ”, mas enfatiza que é algo além de um processo ou linguagem. Na verdade, se trata de “um lembrete contínuo para manter nossa atenção focada em um lugar onde temos mais probabilidade de obter o que estamos procurando ” (Rosenberg & Chopra, 2015).

Comunicação não-violenta: o ambiente faz o comportamento e cada um é responsável por manter o equilíbrio dentro de seu espaço

Repare que um ambiente hostil, é bem mais suscetível a promover comportamentos mais explosivos e conflitantes.

Quando em uma empresa, surgem problemas de relacionamentos, um ponto fundamental a se trabalhar é a inteligência emocional de todos os envolvidos. E, independentemente disso, toda pessoa deve ter em mente que a inteligência emocional deve ser aprimorada dia a dia.

Afinal, isso ajudará nos resultados da empresa, na produtividade dos colaboradores, e mesmo na tomada de decisões assertivas.

Por isso que eu indico aos executivos, donos de empresa e empresários em geral, que me procuram, a trabalhar a competência em  inteligência emocional. Tal orientação inclui desde a alta direção até a equipe operacional.

Há hoje em dia, diversas ferramentas e métodos para desenvolver esta habilidade em equipes e mesmo indivíduos, como por exemplo:

Dica extra de leitura 

Gostaria de compartilhar com você aí do outro lado da telinha, a dica de dois livros que indico para  grandes executivos, quando estes estão em processo de mentoring comigo para desenvolver a inteligência emocional e a comunicação não-violenta:

São livros com conteúdos únicos e esclarecedores, capazes de ajudar o profissional a perceber que o ambiente faz o comportamento e que cada um é responsável por manter o equilíbrio dentro de seu espaço.

Espero que este artigo tenha sido relevante para você. Me conta como você lida com os conflitos na sua empresa e se você tem adotado práticas de comunicação não-violenta ou se tem vontade de adotar. Até a próxima! 

As palestras de Alessandra Smaniotto ajudam você e sua equipe a praticarem a comunicação não-violenta

Alessandra Smaniotto traz o lema de que o “sucesso é uma decisão”, e por isso passa ao público um conteúdo encantador e vibrante. Foco, disciplina, persistência e inteligência emocional são algumas das suas especialidades. Para conhecer um pouco mais sobre esta palestrante que é uma das mais notáveis da atualidade, clique no link abaixo: 

Quero conhecer mais sobre a palestrante Alessandra Smaniotto

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