Você sabe reagir a um feedback?- Por Alessandra Smaniotto

Em minha vasta experiência como especialista em Executive Coaching, posso afirmar que o feedback é elemento recorrente nas relações entre líderes e gestores. De forma que ele se constitui como uma ferramenta valiosa no desenvolvimento da equipe e dos profissionais ali envolvidos.

Afinal, é através do feedback, da avaliação dos resultados, que ocorrem os ajustes e melhorias.

No entanto, tenho observado como alguns líderes se sentem intimidados ao serem convidados para tal conversa. E por medo de encarar possíveis julgamentos diante de seus superiores acabam por não reagir bem aos feedbacks.

Essa até pode ser uma situação comum. Mas se reagir bem a feedbacks tem sido um empecilho no ambiente de trabalho, que tal mudar esse cenário?

Continue a leitura e saiba em 4 passos como reagir da melhor forma aos feedbacks no ambiente corporativo.

4 passos importantes para reagir bem aos feedbacks

Em primeiro lugar, feedbacks não são ataques pessoais. Esta é uma impressão bastante equivocada. 

Pelo contrário, as críticas são oportunidades de crescimento para qualquer liderança. Assim que reagir bem ao feedback relaciona-se ao profissionalismo e à forma como você lida com suas habilidades de inteligência emocional. Não leve a conversa como uma ameaça.

Dito isso, é hora de virar o jogo e encarar o feedback sob uma nova perspectiva. Vamos aos passos?

  • Sempre direcione sua atenção ao que está sendo dito e deixe a postura defensiva de lado. Esse é um momento para internalizar os argumentos apresentados e compreender quais fragilidades precisam ser desenvolvidas.
  • O passo seguinte diz respeito à ação. Nada adianta reagir bem ao feedback sem efetivamente executar atividades com pontos de melhoria. Teoria e prática andam melhor juntas.
  • Tenha sempre mentores em sua vida. Eles já cruzaram desafios semelhantes e poderão orientá-lo em cada etapa dessa trajetória.
  •  E, acima de tudo, seja humilde e resiliente no processo. Esteja aberto a aprender e se aprimorar todos os dias.

Reagir bem ao feedback faz parte do seu aprimoramento enquanto liderança

Por mais desafiador que seja, reagir bem a feedback pode ajudá-lo a diversificar suas competências e qualificar-se ainda mais para o mercado de trabalho. 

Sejam eles feedbacks positivos, a partir de uma crítica construtiva. Sejam eles não tão positivos quanto gostaria, mas assertivos o suficiente para explorar o seu autodesenvolvimento. 

Lembre-se: reagir bem ao feedback não precisa ser um problema, ele pode fazer parte da solução. 

Por fim, se necessitar de ajuda, busque apoio de profissionais da área para superar as dificuldades do caminho. Certamente, eles o guiarão, com foco e disciplina, rumo ao sucesso.

Aprenda a melhores práticas de desenvolvimento de pessoas e feedback com as palestras de Alessandra Smaniotto

Alessandra Smaniotto possui em seu vasto currículo expertises enquanto Mentora e Especialista em Desenvolvimento Humano. Além de uma carreira com mais de 12.000 horas de aplicação de treinamentos e metodologias corporativas.

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