Como liderar equipes em tempos de pós – pandemia? – Por Alessandra Smaniotto

A liderança sempre foi algo desafiador, não é mesmo? Devemos reconhecer que é importante tanto a experiência quanto a dedicação para exercer o cargo de gestor.

No período pós-pandemia esse fator não mudou. Aliás, com todas as consequências decorrentes da Covid-19, liderar tornou-se um desafio e tanto para diferentes corporações.

Com isso, liderar equipes em tempos de pós-pandemia é uma questão extremamente relevante, tanto para quem está na gestão quanto para os colaboradores.

Sendo assim, se você quer destacar-se como liderança, e ajudar seu time a ter sucesso,  recomendo ler este artigo. Afinal, eu o escrevi com a intenção de impulsionar lideranças a obterem as características necessárias para tornar um ambiente agradável.

Assim, continue a leitura, que no final tem uma dica especial!

Liderar equipes em tempos de pós — pandemia-  proporcionar um ambiente de segurança psicológica para suas equipes é fundamental

Com a Covid-19, a liderança de qualquer empresa deve estar atenta ao fator psicológico de sua equipe. Porque a pandemia trouxe prejuízos não apenas físicos, mas também mentais.

Dessa forma, você já parou para pensar como está a saúde mental dos seus colaboradores? Pois, pessoas que não estão bem psicologicamente não possuem motivação para trabalhar, e você deve se preocupar com isso.

Fora a empatia necessária com os empregados nessa situação. Embora eles deixem de ser produtivos, não apenas isso deve receber sua atenção: são pessoas, e todas merecem estar bem. 

Desse modo, separei outros fatores que são importantes para liderar equipes em tempos de pós-pandemia:

  • Trabalhar a questão da diversidade deve ser uma prioridade. Porque todo público não é homogêneo, cada indivíduo tem sua identidade e características únicas, e elas precisam ser respeitadas;
  • Clima organizacional agradável. É preciso que o ambiente de trabalho seja o menos tóxico possível, para que as pessoas sintam prazer e felicidade por trabalharem ali;
  • Reconhecimento dos colaboradores. A empresa tem que investir no crescimento de seus profissionais, e cada um precisa ser reconhecido pelo que faz.

Qual o tipo de liderança é recomendável para o período pós-pandemia?

Certamente, a liderança situacional é a mais recomendável para as corporações. O motivo é que ela atua de acordo com as necessidades do momento presente, sendo esse o seu diferencial.

Assim, esse é o modo de liderança mais assertivo, por considerar a situação como de impacto para aquele ambiente.

Dessa maneira, nota-se que os líderes têm um bom desafio pela frente, e lembrem-se de lidar com ele com resiliência e determinação. Afinal, o tempo de pós-pandemia ainda não terminou.

Por fim, se você quer conhecer mais sobre esse e outros assuntos correlatos, conte comigo para palestras fabulosas sobre o mundo dos negócios.

As palestras de Alessandra Smaniotto tem o embasamento certo

Alessandra Smaniotto é palestrante de sucesso, que inspira pessoas por onde passa e deixa sementes de motivação em suas palestras. Seu conhecimento é baseado em várias formações e certificações, inclusive internacionais. Com isso, se você quer uma palestra incrível, visite o perfil de Alessandra Smaniotto e a contrate agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes