Autoconhecimento: você tem equilíbrio emocional?- Por Marcello Cotrim

Equilíbrio emocional: qual a relação que a prosperidade tem com a inteligência emocional e o autoconhecimento? Já parou para pensar nisso? 

Nosso especialista no tema, o palestrante Marcello Cotrim, nos conta no post de hoje aqui no blog, sobre os pilares da prosperidade e como podemos estabelecer o equilíbrio emocional em nosso dia a dia, contribuindo assim para uma vida mais “balanceada” emocionalmente.

Prepare-se para mais uma aula sobre autoconhecimento, positividade e sobre como ter mais prosperidade em sua vida. Acompanhe a seguir!

Pilar da prosperidade: equilíbrio emocional 

Me diga uma coisa: você costuma nutrir as emoções negativas? Se você alimenta esse tipo de energia interiormente, é importante que você procure interromper tal ciclo, a partir de agora.

Afinal, não há equilíbrio emocional quando se nutre esse tipo de emoção, compreende?

É preciso, antes de mais nada, identificar essa negatividade interna e feito isso, ceifá-la. Caso contrário, seu equilíbrio será sempre algo distante.

O que é o equilíbrio emocional? 

Eu chamo de equilíbrio emocional, aquele estado de serenidade, de bem-estar com a vida e satisfação. Sendo bem sincero, quando foi a última vez que você se sentiu assim? 

Pois bem, é bem provável que você esteja nutrindo ao menos, 4 tipos de emoções que geram uma série de desequilíbrios, veja:

1- Mágoa (que é a decepção com as pessoas);

2- Medo (geralmente são fobias que você guarda);

3- Raiva (a não aceitação das coisas que você acha que são injustas);

4- Culpa (aceitação das críticas, das exigências).

A grande verdade é que se você se mantém preso nessas 4 emoções, as pessoas acabam te controlando, te manipulando.

O equilíbrio emocional só ocorre quando você se blinda, ou seja, se torna menos atingível por essas emoções causadas pelos outros, entende?

Quer saber como virar essa chave e mudar o jogo, transformando essas emoções negativas em algo positivo? 

Te conto a seguir, vem comigo!

Transformando o medo em algo positivo 

O medo deve ser usado para você se preservar diante dos perigos da vida. Assim, ele assume um viés positivo. Sabe aquela coisa que chamamos de sexto sentido? Aquele “medo inicial”. Por exemplo, quando você sente que determinada pessoa é falsa, ou quando você sente que ir até determinado lugar não é uma boa ideia, isso geralmente é o seu sexto sentido falando, o que é algo positivo. 

É um medo de autopreservação, e não um medo traumático, exagerado, entende? 

Transmutando a culpa

Quando você usa a culpa para reconhecer erros, e não para se punir e se depreciar, ela pode sim ser positiva. Mas lembre-se: se trata de uma culpa madura, sem remorso, sem ficar se chicoteando com fatos passados, sem punição.

Reconhecer o erro, ok. Lamentar o passado? Aí não.

Como enxergar algo bom na mágoa?

A capacidade de perceber as pessoas que podem não nos fazer bem. Assim podemos transmutar a mágoa em algo positivo. Pode ser também um senso de preservação.

Sabe quando alguém fala que acha horrível se desiludir? Eu já vejo como algo ótimo, afinal, a desilusão permite a você enxergar a realidade do outro.

Se você sair do processo obsessivo de lamentar, certamente terá uma melhor experiência com essas emoções que a princípio se mostram negativas, mas que podemos transformá-las em algo bom.

E a raiva? 

A raiva é uma reação de revide. Mas há um lado positivo da raiva que você deve priorizar para ao invés de nutrir o negativo, alimentar o positivo e trazer mais equilíbrio emocional para sua vida: a firmeza, a defesa, a definição de limites.

Deixo aqui então, um convite: que tal identificar essas emoções e posturas negativas e trabalhar para transformá-las? Autoconhecimento é a chave para que você desenvolva dia a dia, sua inteligência emocional e alcance o equilíbrio e prosperidade. 

Conte comigo e até a próxima! 

As palestras de Marcello Cotrim possuem ótimas vibrações

Marcello Cotrim é palestrante, metafísico e radialista. Suas palestras são dinâmicas e com ótimas energias, e as pessoas são instigadas a olharem para si com profundidade. Com isso, se você quer palestras de grande transformação positiva, veja agora o perfil de Marcello Cotrim e o contrate agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes