3 dicas para manter o time motivado- Por Alessandra Smaniotto

Manter uma equipe motivada, comprometida e alinhada aos objetivos da empresa é exercitar competências de liderança e gestão. E longe do que muitos possam acreditar, o dinheiro não é a solução mágica para despertar o engajamento da equipe. Nem é o responsável integral por promover a motivação interna do time. 

Aliás, você sabia que somente 30% dos colaboradores usam de suas habilidades para impulsionar o desenvolvimento da empresa? E que 50% apenas transitam no mundo corporativo, sem se aplicar produtivamente no local onde trabalham? Sem falar da parcela de 20% completamente desmotivada que atua de modo contraproducente dentro das organizações. Ou seja, equipes disfuncionais.

Dessa forma, trago orientações e dicas para profissionais, como você, que desejam exercer uma liderança de sucesso, bem como inspirar e alavancar o time. Vamos lá? Quem te conta sobre como manter o time motivado é nossa grande especialista em liderança, a palestrante de sucesso, Alessandra Smaniotto, em mais uma aula em nosso blog. Link no stories. 

3 dicas valiosas para melhorar o engajamento da equipe

Para elevar o engajamento da equipe é preciso estar atento(a) ao que motiva e desmotiva os colaboradores. Assim que a liderança deve agir estrategicamente, adotando ações como:

  • esclarecer e integrar as pessoas aos objetivos, metas e diretrizes da empresa. Uma vez que muitos colaboradores não estão cientes de tais elementos. O que acaba por impactar negativamente na relação de vínculo e no desempenho tanto dos funcionários como do próprio negócio.
  • reconhecer e valorizar as competências de cada colaborador. É primordial que você demonstre o quanto o esforço, trabalho e estudo são importantes para a performance da equipe. Afinal, sem pessoas, não há time.
  • auxilie o coletivo no que ele precisar, direcione-o na realização das atividades sempre que necessário. Esse movimento facilita, inclusive, a descoberta de falhas de maneira mais rápida. Além de oferecer maior clareza na comunicação, evitando ruídos e otimizando feedbacks

Liderança eficiente é sinônimo de equipe motivada 

Sem dúvidas, os líderes têm um papel fundamental para manter equipes motivadas. Sendo essa uma de suas principais tarefas enquanto gestor e desenvolvedor de pessoas, concorda?

Para tanto, há diferentes atitudes, habilidades e técnicas comportamentais que você pode aprimorar ao longo da sua trajetória. A exemplo da inteligência emocional e das dicas que compartilhei anteriormente neste artigo.

E sabe qual o momento ideal para aprender e colocar em prática tais mudanças? Isso mesmo, no presente e no agora. Faça acontecer.

Por isso, invista em processos de coaching e mentoria. Veja como é possível alcançar resultados de excelência e garantir sua equipe motivada. Qualifique-se com quem tem experiência, impulsione sua carreira rumo ao sucesso.

Motive seu time e alcance resultados extraordinários com as palestras de Alessandra Smaniotto

É fato incontestável que o engajamento da equipe é essencial para o êxito das organizações no mundo corporativo. Tanto que as lideranças que gerem pessoas, e não apenas atuam como chefes, são o grande diferencial nas empresas. 

Faça parte dessa mudança, saia da zona de conforto com as palestras de Alessandra Smaniotto e enfrente os desafios. Veja o perfil dessa palestrante inovadora e saiba como!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes