Descubra quais são as disfunções da equipe que impedem o sucesso da liderança: Por Alessandra Smaniotto

Líder de sucesso: quais são os grandes desafios a enfrentar? 

Embora a liderança tenha um papel fundamental nas corporações, ela necessita de uma equipe para exercitar suas competências como tal.  De modo que líderes de sucesso e uma equipe de alta performance caminham juntos. 

Ou melhor, precisam trabalhar unidos em um propósito para crescerem e alcançarem a verdadeira excelência no mundo corporativo.

Porém, nem sempre o trabalho do time ocorre de forma satisfatória O que, por sua vez, compromete o resultado e o desempenho do líder e seus liderados.

É por isso que, enquanto líder de sucesso, você precisa estar atento às armadilhas e compreender bem as disfunções da equipe. Neste texto, vou explorar como elas se manifestam e os principais desafios para o trabalho em grupo. Acompanhe e descubra como identificar cada um.

Mas, afinal, quais são as disfunções da equipe?

Segundo John C. Maxwell, é possível se deparar com cinco disfunções da equipe; a exemplo do desenho de uma pirâmide. Cada nível tem características e soluções específicas e todos os cinco fatores se inter-relacionam.

Como primeira disfunção da equipe, tem-se o alicerce da pirâmide: a falta de confiança. Aliás, esse é um dos problemas mais críticos dentro de um grupo. Isso porque ela desperta nas pessoas um senso exacerbado de autoproteção que bloqueia o desempenho coletivo. Além de construir um ambiente de inseguranças, onde todos duvidam uns dos outros.

No segundo nível, o desafio é o medo do conflito. Com efeito, divergências fazem parte de relacionamentos duradouros e estimulam o crescimento das partes envolvidas. No entanto, há pessoas que fogem dos debates construtivos, ao invés de discutirem e solucionarem os problemas. Nesse tipo de equipe não existe alinhamento, nem mesmo a prática de uma comunicação não-violenta.

Já a terceira disfunção da equipe diz respeito à falta de comprometimento. Em times com esse problema, o comprometimento não ocorre em razão da ausência de clareza e aceitação. De forma que as equipes perdem oportunidades e acabam não tomando decisões objetivas a tempo, seguindo adiante sem a aceitação plena de seus integrantes. Inclusive daqueles que votaram contra.

No quarto nível da pirâmide, a disfunção da equipe ocorre quando os colaboradores evitam assumir responsabilidades. Essa disfunção se refere especificamente à disponibilidade dos membros em chamar a atenção pelo desempenho. Ou por atitudes inadequadas e resultados não satisfatórios da equipe. 

E, por fim, a desatenção aos resultados. O grande impasse desse nível é a falta de foco em objetivos e resultados claramente definidos. Embora o lucro caracterize os resultados corporativos, as metas e objetivos que a liderança estabelece para si representam melhor os resultados que perseguem, como parte de uma equipe. Essas metas são os parâmetros que produzem os lucros.

Supere os desafios e seja um líder de sucesso

Como foi possível observar, identificar a disfunção da equipe nem sempre é uma tarefa fácil para as lideranças. Pois tal posição exige constante análise, alinhamento de esforços e aprendizado contínuo para melhor resolução dos desafios que se apresentam.

De tal forma que os membros de equipe superem as demais inclinações e busquem a excelência em seu desempenho.

Para tanto, espero que este artigo impacte positivamente em sua jornada como líder de sucesso. E que você possa aplicar os ensinamentos aqui compartilhados na gestão da sua equipe. Mas caso sinta necessidade de se capacitar enquanto liderança, busque cursos avançados, mentorias e palestras estratégicas para sua atuação.

Explore seu potencial e conquiste os melhores resultados com as palestras de Alessandra Smaniotto

As palestras de Alessandra Smaniotto encantam e desafiam profissionais a transformarem suas carreiras para as novas dinâmicas do mercado. Aprofundando, como nenhuma outra especialista e mentora, o processo de liderança dentro das corporações.

Conheça mais sobre o trabalho incrível dessa palestrante e defina novos rumos para sua jornada profissional.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes