Gestão de Pessoas: três tipos de funcionários que toda empresa precisa – Por Douglas Marangoni

A gestão de pessoas é um dos pontos cruciais em qualquer empreendimento. Considerando que uma empresa é feita por pessoas, você já se deu conta da necessidade de ter no time, ao menos 3 tipos de funcionários? 

Nosso especialista no tema gestão, o palestrante Douglas Marangoni, demonstra quais são estes colaboradores essenciais para a empresa. Acompanhe.

Palestras de Sucesso Entrevista Douglas Marangoni

Gestão de Pessoas: estes 3 tipos de funcionários farão a diferença positivamente em seu negócio

“Como sempre digo em minhas palestras, todas as organizações, independentemente do porte e segmento, necessitam de três tipos de funcionários com os seguintes perfis: tigres, gatos e antas.” – Douglas Marangoni

Você conhece esses perfis que citei acima? Antes de mais nada, tire da sua mente aquela ideia pejorativa do animal denominado anta, ok? 

A seguir, te falo um pouco sobre o perfil de cada tipo de funcionário, seguindo essa analogia com os bichos e a gestão.

Tipos de funcionários: tigre

O tigre é o colaborador líder, dominante. Não divide seu espaço, costuma impor ideias. Ele é importante para o negócio, contudo, observe se há mais de um funcionário com tal perfil na empresa. Se houver, a possibilidade de ter problemas é elevada. 

Gestão de Pessoas: funcionário com perfil gato

Denomino perfil gato, aquele colaborador considerado liso. Ele está sempre ocupado, nunca tem disponibilidade para ajudar. 

Quando é cobrado, sempre tem uma desculpa, estava com muito serviço etc.  Dificilmente você encontra gatos brigando ou dividindo espaço, porém muitas vezes são vingativos ou inconstantes,

Perfil anta

Conforme descrevi na minha entrevista aqui para o site:

“ O funcionário deste perfil tem um ritmo limitado, independente do que esteja acontecendo na empresa não é problema dele, irá manter o mesmo ritmo de trabalho.”

Em uma organização, é aquele funcionário sempre presente. Ele não se esconde, não foge do serviço, mas prefere atividades rotineiras e lentas. Ele faz um trabalho de qualidade.

Conclusão 

“Toda empresa é regida por um propósito, crenças e objetivos, o que precisamos é encontrar profissionais com o mesmo propósito, para que a empresa não tenha dificuldade de gestão de pessoas e um grande índice de rotatividade.” – Douglas Marangoni 

O que podemos concluir sobre estes tipos de colaboradores, é que de fato, a empresa precisa contar com estes três perfis.

Afinal, é necessário contar com um tigre,  alguém para tomar a frente, tomar uma decisão.

Em momentos onde a demanda é elevada, funcionários com o perfil gato darão agilidade, enquanto as antas em seu ritmo irão manter a empresa sempre organizada e em uma constância. 

Cabe aqui uma importante observação antes de encerrar:

Em boa parte das vezes, o gestor ou mesmo o empresário, contrata um funcionário para desenvolver serviços não compatíveis com o seu perfil profissional.

Por isso digo que muitas vezes escolhas erradas criam conflitos. E você? Tem esses perfis de profissionais em seu negócio? Tem feito as escolhas certas? 

Clique aqui e conheça o perfil do palestrante de sucesso Douglas Marangoni

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes