4 sinais de uma liderança ruim e o que ela pode causar na empresa – Por Lucedile Antunes

Os dados não deixam dúvidas :nove em cada dez pessoas relacionam a síndrome de burnout a modelos de liderança que não se preocupam com a sobrecarga de tarefas.

É o que aponta um estudo realizado pela empresa de tecnologia especializada em gestão de pessoas, Mindsight.

Este é um dos vários sinais de uma liderança ruim. Você sabe o que esse tipo de liderança pode provocar em seu negócio? E quais os outros sinais que indicam uma liderança que, no mínimo, deixa a desejar? Continue a leitura do blog de hoje, onde nossa especialista em Soft Skills, Lucedile Antunes, compartilha seu conhecimento sobre o tema. 

Sinais de uma liderança ruim: você já fez parte de uma equipe em que o líder gerou desgaste no time?

Em pesquisa da Mindsight, cerca de 90% dos mais de 2.300 entrevistados relataram a participação em equipes cujo líder gerou desgaste mental. O motivo? A exigência de demandas muito elevadas.

Dos colaboradores que participaram da pesquisa,  43% indicam que o esgotamento surgiu em decorrência de atitudes de um homem em cargo de gestão, e 32%, de líder mulher.

Outro dado importante para refletirmos, é que 86% das pessoas pesquisadas nunca participaram de ação voltada a cuidados e à conscientização sobre a síndrome de burnout na empresa em que trabalham. 

Além disso,  67% dos que sofrem com o problema afirmam sentir cansaço físico e mental constantes. Veja mais dados no link: https://lnkd.in/dZaSzkqz

Você, aí do outro lado da telinha, já fez parte de uma equipe com uma liderança ruim? Sabe quais outros sinais que indicam que você está diante de uma má gestão? Te conto a seguir.

Os sinais de uma liderança ruim 

Para Marcel Schwantes, referência em empreendedorismo e especialista em gestão, podemos resumir a  liderança em um único e simples objetivo: promover as condições necessárias para que a equipe seja bem-sucedida no trabalho.

No entanto, a realidade não acontece dessa forma.

Em um interessante artigo ,ele indica 4 sinais principais que indicam uma má liderança. Vamos a eles:

  • Quando as pessoas se sentem desrespeitadas

Um ambiente corporativo onde os funcionários são tratados de forma rude ou desrespeitosa pelo líder, ou mesmo criticados na frente de seus colegas, reflete um claro sinal de uma liderança ruim.

  • O líder nunca acredita que está errado 

O funcionário está sempre errado e o líder, sempre certo. Este é um pensamento clássico de um chefe egoísta, que pensa tão somente em sua reputação, e não em suprir as necessidades do time, conforme comenta Schwantes.

  • Comportamento abusivo 

Chamada de “liderança descarrilada”, o comportamento abusivo do chefe remete a um dos mais comuns, infelizmente.

É caracterizado por:

  • Intimidar;
  • Humilhar;
  • Manipular;
  • Enganar;
  • Abster-se de ações;
  • Envolver-se em comportamentos como fraude ou roubo, etc. 
  • Receber todo o crédito 

Apontado como o pior comportamento  e revelando um indício claro de uma má gestão da equipe, temos aquele onde o líder recebe o reconhecimento e crédito pelo trabalho de um funcionário.

Conclusão 

Se você é líder e identificou tais comportamentos, certamente é o momento de rever seus conceitos e investir em uma melhoria, não é mesmo? Cabe ainda ao gestor da empresa ficar atento a estes fatos que são nocivos à equipe e a organização de modo geral.

Pensar em soft skills para liderança humanizada, é pensar nas palestras de Lucedile Antunes 

Sempre à frente das transformações e rumos do mercado, Lucedile Antunes conduz líderes a jornadas de intensos aprendizados e desenvolvimento profissional.

Não por acaso, as palestras de Lucedile imprimem competência e dinamismo de quem realmente compreende os desafios da gestão organizacional.

 Acesse o seu perfil e conheça mais sobre seu incrível trabalho.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes