Palestras de Sucesso Entrevista Lucedile Antunes

1- Lucedile Antunes, referência máxima em soft skills, agradeço demais sua atenção em nos atender. Para começar, uma das maiores dores reveladas por profissionais do segmento corporativo, é como gerenciar melhor o tempo.

Conta pra gente: quais estratégias, habilidades e ferramentas podem ajudar neste sentido? 

Lucedile Antunes: Olá muito obrigada pelo convite, é um prazer enorme estar hoje com vocês. Vamos lá: esta sem dúvida é uma dor muito presente. Vivemos num mundo cada vez mais acelerado e em constante transformação. É o mundo BANI: frágil, ansioso, não linear e incompreensível, ou seja, sem previsão futura, onde lidar com a ansiedade e gerenciar o tempo para dar conta de tudo, passou a ser ainda mais desafiador. Eu digo sempre que a falta de tempo é a falta de prioridade. Portanto, a minha recomendação é que você de fato identifique se tudo que está na sua lista de tarefas de fato é necessário, em segundo lugar tente identificar o que pode ser delegado e priorize por grau de importância e urgência avaliando o impacto se determinada atividade não for feita.

2- Quando falamos em tempo, sabemos que o fator produtividade está intimamente ligado. Ser mais produtivo é o desejo de muitos, sobretudo daqueles que querem obter destaque em suas carreiras. 

O que pode ser feito para um profissional ser mais produtivo, do ponto de vista tanto individual, quanto da visão de um líder que busca extrair o melhor de seus liderados? 

Lucedile Antunes: Vamos lá… do ponto de vista individual eu diria que foco é o que traz produtividade. Uma vez estabelecidas as metas, foco é a palavra da vez, evite se dispersar com redes sociais, e-mails que tiram a sua atenção. Outra característica que faz diminuir a produtividade é a procrastinação. Portando identifique qual período do dia ou da noite você funciona melhor. Eu, por exemplo, funciono muito bem no período da manhã, portanto as atividades mais desafiadoras e que requerem maior concentração eu já faço na parte da manhã. Já como um líder, eu sempre ensino sobre a liderança humanizada e o seu grande papel é cuidar de pessoas para ter um time produtivo. Portanto, Líder, use a sua escuta empática e presença para oferecer este olhar humanizado. Eu posso  garantir que seu time elevará a performance. Precisamos nas empresas de líderes que sejam “humanos”.

3- Numa escala de 0 a 10, qual a importância da inteligência emocional no mundo dos negócios e o que pode ser feito para aprimorá-la? 

Lucedile Antunes: 10. Saber gerenciar as emoções e agir com a inteligência emocional é algo de extrema importância para você ser um profissional de sucesso, pois a base de tudo são as relações. E uma das coisas que eu mais ensino no aprimoramento desta soft skills é você usar a “empatia” como um grande pilar para se relacionar bem.

4- Os maiores especialistas em trabalho em equipe recomendam fortemente que os gestores e líderes trabalhem da melhor maneira a questão dos feedbacks. Quais os resultados de um feedback construtivo para os colaboradores e, por outro lado, quais as consequências do líder simplesmente negligenciar essa ferramenta ou fazer de qualquer maneira? 

Lucedile Antunes: Eu sempre inicio as minhas palestras neste tema perguntando: “Quem aqui pelo menos 1 vez na vida profissional saiu da sala do chefe se sentindo o cocô do cavalo do bandido”? E a resposta é unanime. Todos levantam as mãos. Esta é uma realidade triste. Lideres não gostam de dar feedbacks pois nunca foram preparados para isso. Existem técnicas para saber dar um feedback construtivo e humanizado, visando o desenvolvimento do seu liderado, provocando transformações na forma de agir e pensar, gerando evolução e engajamento.

5- Quais as soft skills mais desejadas em um líder no mercado atual?

Lucedile Antunes: Para o líder 4.0 que está num mundo em constante transformação: Gestão humanizada de pessoas, mindset de crescimento, adaptabilidade, flexibilidade, resiliência, pensamento analítico, resolução de problemas, pensamento empreendedor, entre outras.

6- Como trabalhar alinhado com o seu propósito em busca de sua realização pessoal e profissional? É possível? 

Lucedile Antunes: Sim, totalmente possível. Eu sempre digo que a felicidade não está nas coisas materiais que alcançamos, mas sim está em vivermos nossa missão aqui na terra, afinal quando aqui chegamos, trazemos conosco um conjunto de potencialidades para nos colocarmos a serviço. Quando atuamos alinhados com este propósito entramos em flow, que é o estado máximo da felicidade, se sentindo totalmente absorvida, energizada, com uma sensação máxima de prazer e foco total no que está fazendo.

7- Há uma frase que diz: “O líder não precisa ser a pessoa que sabe de tudo, mas a que consegue escutar tudo.” Você concorda com tal afirmação? Comunicação e empatia, na sua visão, são fatores determinantes para que o líder, de fato, lidere um time, ao invés de apenas resolver problemas? 

Lucedile Antunes: Esta frase tem um significado muito importante, pois na minha visão o líder precisa ter 3 soft skills que são a base para uma liderança humanizada: escuta + presença genuína + empatia. Com estas 3 habilidades o líder com absoluta certeza conseguirá formar um time altamente engajado nos resultados. Eu digo que as empresas procuram lideres capazes de cuidar das suas pessoas, energizar e inspirar, ao invés de irritar, deprimir e controlar. O verdadeiro líder proporciona uma cultura aos seus liderados que dê espaço para eles serem protagonistas e não expectadores. No meu treinamento do Lider 4.0 eu exploro muito como desenvolver o protagonismo nas pessoas. Portanto fica minha recomendação para você que é Líder:

  • Não gaste mais tempo controlando.
  • Dê Liberdade com responsabilidade.
  • Contrate pelas soft skills e demita pelas hard skills.
  • Atraia pessoas boas e deixe elas trabalharem.
  • As pessoas é que fazem o negócio.

Acho perfeita a frase do Simon Sinek: “100% dos clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas, portanto, se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.”

8-  O livro Soft Skills : competências essenciais para os novos tempos, está com uma extraordinária repercussão. Fale mais sobre os resultados expressivos alcançados com a publicação, para quem o livro é indicado e quais dicas você pode compartilhar com os leitores do blog da Palestras de Sucesso sobre como desenvolver cada Soft Skill? 

Lucedile Antunes: O livro Soft Skills – Competências Essências para os Novos Tempos, publicado pela Literare Books Internacional, foi reconhecido em 2020 um Best Seller pela Revista Veja.

No livro você encontrará 33 soft skills mais buscadas pelo mercado.

Nos meus mais de 20 anos atuando nas organizações como consultora, coach e mentora, sempre observei como os problemas comportamentais afetam os resultados dos negócios e, principalmente, a relação entre as pessoas, muitas das vezes levando à demissão.

Pesquisa da Page Group Internacional mostra que 91% das pessoas são desligadas das empresas, por problemas comportamentais, ou seja, não desenvolveram ao longo da sua jornada profissional suas soft skills. Ficaram muito focadas apenas nas hard skils.

Dessa minha percepção, emergiu o sonho de criar uma obra, que reunisse profissionais c-levels com as mais diversas bagagens, para juntos, trazermos contribuições importantes para as pessoas.

9-  Reinventar-se é uma das tendências (necessidades) que ganharam ainda mais força durante o período da pandemia. Você é uma profissional que, no entanto, desde sempre teve este olhar e preocupação.  Contudo, há empresas e pessoas que mesmo agora, se mantém estáticas, que estão um tanto perdidas com a velocidade do mundo atual e seu dinamismo. O que você recomendaria, de repente, para quem quer inovar na Gestão da empresa, e para aqueles que não enxergaram possibilidades diante da crise?

Lucedile Antunes: No meu capítulo do livro eu falo de toda a minha história de Reinvenção. Sou formada em engenharia civil e ao longo da minha jornada profissional me reinventei muitas vezes. Hoje trabalho totalmente alinhada com o meu propósito de ajudar pessoas e empresas a alcançarem novos patamares de evolução, através do coaching e mentorias. Para quem quer inovar a Gestão da empresa se reinventar passou a ser uma necessidade. Portanto, coloque o trabalhar por um “propósito” no centro de tudo. Romper a Gestão tradicional de comando e controle é urgente, pois pessoas talentosas querem espaço para deixar um legado. Faça com o cliente e não para o cliente e fique muito bom em resolver as suas dores. Seja protagonista do seu próprio aprendizado (Lifelong learning).

10-  Comente um pouco sobre os benefícios da ferramenta de Mapeamento Humano.

Lucedile Antunes: Esta foi uma ferramenta idealizada pela Marcia Lerinna com o objetivo de trazer informações sobre a sua essência e personalidade, visando a expansão de consciência sobre quem é você. No mapeamento pessoal eu falo sobre o seu código humano, pois cada indivíduo ao chegar na terra, traz consigo uma espécie de código de barras, que revela diversas informações sobre você ☺️ e que tribo pertence: visionários | executores | conectores e jumpers.

Abordo suas potencialidades, que são os seus talentos e o seu momento de vida trazendo as diversas possibilidades de desenvolvimento.

11- Falando agora sobre a Liderança Feminina: como ser uma líder admirada e respeitada? Líderar pelo exemplo é o melhor caminho? 

Lucedile Antunes: Uma das características mais importantes em uma líder é desenvolver sua capacidade e o seu olhar sensível sobre as pessoas. Isso te fará ser uma líder muito admirada e respeitada. É a liderança pelo exemplo. Eu digo que nós não mudamos ninguém, mas quando nós mudamos, o nosso entorno por consequência muda.  Cuidar do seu time, é o foco que você deve dar para a sua Gestão em busca de melhores resultados.

12-  Mais do que atender bem os clientes, é essencial encantá-los. Quais estratégias você recomenda neste sentido, sendo você uma conhecedora desta nobre arte?

Lucedile Antunes: Eu diria que antes de encantá-lo o necessário é resolver as suas dores. Eu atribuo o sucesso dos meus projetos pela minha habilidade de compreender as dores dos clientes, e que muitas vezes não são ditas de forma clara. O cliente na grande parte das vezes me apresenta o sintoma latente, e eu procuro identificar o que está causando esta dor para trabalhar. Muitas empresas ficam focadas em ficarem boas no que elas fazem, mas muitas vezes ficar bom no que você faz não resolve a dor do seu cliente. Vejamos alguns cases reais: A Netflix não acabou com a Blockbuster, mas as cobranças de multas por atraso na devolução dos DVD’s sim, matou o negócio da Blockbuster, o Trivago não destruiu a hotelaria, mas a disponibilidade limitada de vagas nos hotéis e os altos preços sim, fizeram com que o Trivago ganhasse espaço, ou seja, ele foi criado para resolver esta dor dos viajantes. “Não atender as demandas dos clientes é sim, a maior ameaça de um negócio”. 

13- Você comentou que Brené Brown é uma grande referência em seu trabalho. Quais lições você aprendeu e aprende com ela e que poderia compartilhar com a gente? 

Lucedile Antunes: Realmente admiro muito o trabalho da Brené Brown e compartilho aqui algumas coisas que para mim, faz total sentido e eu pratico em minha vida:

  • Não dá para se reinventar sem ser corajoso e vulnerável.
  • Muitas vezes o medo do constrangimento e da crítica, podem ser tão grandes a ponto de te paralisar. Pense nisso!
  • Escolha a coragem ao invés da zona de conforto.
  • Vulnerabilidade não é fraqueza, e sim a melhor maneira de se medir a coragem.
  • Abandone as críticas, não se apegue as coisas negativas ditas pelos outros.
  • A vulnerabilidade é a estrada que nos leva à transformação.

14- Na sua visão, como uma palestra sobre Soft Skills pode impactar o público e promover melhorias dentro de uma empresa?

Lucedile Antunes: As palestras de soft skills são impactantes, pois elas permitem a plateia ampliar a consciência sobre a importância das soft skills para ser um profissional de sucesso, compreendendo os impactos se continuarem parados. Também trago importantes dados do mercado para entenderem porque cada vez mais as soft skills são importantes para os relacionamentos pessoais e profissionais. Também abordo de uma forma simples e descomplicada os passos para o desenvolvimento das soft skills. As pessoas saem das minhas palestras energizadas a se movimentarem em busca do autoconhecimento e evolução.

15- Gratidão pelos seus ensinamentos, o espaço é seu para deixar uma mensagem aos leitores. 

Lucedile Antunes: Obrigada pelo convite desta entrevista. A minha mensagem final para vocês é: “Não espere resultados diferentes fazendo sempre igual”. Bora desenvolver os músculos das suas soft skills. Um grande abraço.

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