Precisamos cada vez mais de líderes capazes de energizar e inspirar os times- Por Lucedile Antunes

Uma recente matéria do portal UOL foi categórico ao afirmar: 

“Chefes autoritários e rígidos, que somente distribuem ordens, estão com os dias contados.”

Isso nos dá uma perspectiva incrível sobre o poder que uma liderança humanizada tem no mercado. Como diz nossa palestrante referência em Soft Skills, Lucedile Antunes:

“Precisamos cada vez mais de líderes capazes de energizar e inspirar os times”. 

Seja você leitor, líder ou colaborador, com toda certeza o artigo de hoje trará luz sobre o tema. Sendo assim, não perca tempo, venha conosco para o caminho da luz e confira mais um post brilhante e iluminado, a seguir! 

Líderes mais humanos e próximos de seus colaboradores entram em cena no ambiente corporativo 

Inspirar a equipe de trabalho, trazer uma atmosfera positiva, energizante. Essa é a tendência de sucesso no cenário corporativo.

Sabe aquele líder, que faz questão de estar junto do time, que coloca como princípios o diálogo, a troca, que delega tarefas e conquista a confiança, engajando o grupo? Acredite, ele não é uma utopia.

Conforme uma recente pesquisa realizada pela  FIA Employee Experience (FEEx), revelou-se a tendência da liderança humanizada nas organizações.

Segundo matéria do portal UOL:

 “Gestores percebidos como educadores e inspiradores, que são mais confiáveis em sua fala e contribuem ativamente no aprendizado de sua equipe, foram mais mencionados do que no período anterior da pesquisa (2020): as menções cresceram 9% e 6%”. Fonte- UOL.

O que significa esse novo perfil? Por qual motivo o chefe antigo não tem mais vez? 

Evolução. O mundo evoluiu de forma dinâmica em vários aspectos, e no mundo corporativo, essa evolução é sentida de forma contundente.

Nunca se falou tanto em Soft Skills, bem como na necessidade deste novo modelo de líder.

Mas, o que significa esse novo líder, o líder moderno? 

  • Ele sinaliza um grande  potencial para engajar equipes;
  • Nutre foco no crescimento do negócio;
  • Visa  desenvolver a carreira dos colaboradores. 

É muito claro: se você como colaborador, sente que há uma proximidade com seu líder, (diferente do que vemos com a figura sisuda e distante, tao atribuída ao chefe, por exemplo), naturalmente você tem um aumento de confiança, certo?

Com isso, temos a amplitude também do engajamento dos colaboradores. Isso otimiza a comunicação, facilita os feedbacks, e o time se sente mais à vontade para encarar determinados desafios.

Ou seja, o crescimento é nítido, carreiras decolam, profissionais se aprimoram, e tudo isso reflete nos resultados da corporação. 

Um líder acessível é um líder inspirador que sabe se comunicar

Quando presto mentoria e consultoria para líderes, e mesmo palestras, muitos me dizem que não sabem exatamente o que fazer para ser um líder inspirador.

Veja bem, um passo importante para atingir o sucesso neste sentido é ser uma pessoa, antes de mais nada, acessível.

Para tanto, é preciso trabalhar de forma profunda, a Soft Skill da comunicação.

Afinal, Um líder acessível é um líder inspirador que sabe se comunicar. 

Não tenha receio de contar sua história e compartilhar sua visão com os outros. Isso vale para as pessoas dentro da empresa, bem como para os clientes fora dela. 

Quando você se comunica com verdade, você estabelece conexão. Mostrar o elemento humano ajudará as pessoas a verem o lado pessoal de um líder, e isso o torna próximo e acessível.

Pra encerrar, deixo aqui uma frase para você se inspirar:

“Ninguém se importa com o quanto você sabe, até que saibam o quanto você se importa.” Theodore Roosevelt.

Pensar em soft skills para liderança humanizada, é pensar nas palestras de Lucedile Antunes 

Sempre à frente das transformações e rumos do mercado, Lucedile Antunes conduz líderes a jornadas de intensos aprendizados e desenvolvimento profissional.

Não por acaso, as palestras de Lucedile imprimem competência e dinamismo de quem realmente compreende os desafios da gestão organizacional.

 Acesse o seu perfil e conheça mais sobre seu incrível trabalho.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes