3 soft skills que são a base para uma liderança humanizada- Por Lucedile Antunes

Mais do que dominar conhecimentos técnicos, o profissional do futuro é aquele que sabe liderar pessoas frente aos desafios do mercado. Seu papel é engajar o time a partir de uma liderança humanizada, fazendo uso de uma comunicação assertiva. Isto é, um líder capaz de:

“... cuidar das suas pessoas, energizar e inspirar, ao invés de irritar, deprimir e controlar. O verdadeiro líder proporciona uma cultura aos seus liderados que dá espaço para eles serem protagonistas e não espectadores.”- Trecho de entrevista de Lucedile Antunes ao Palestras de Sucesso

Para tal, é preciso trabalhar estrategicamente habilidades comportamentais, compreendendo as soft skills para liderança como ferramentas valiosas nos novos tempos. Assim que compartilho aqui sobre tais habilidades e como é possível colocá-las em prática para ser um líder completo. 

Acompanhe a leitura.

3 soft skills para liderança nos novos tempos

Antes de tudo, o profissional que deseja sobressair-se como liderança humanizada deve buscar autodesenvolvimento e qualificação. Bem como explorar seus pontos fracos e aperfeiçoar suas soft skills para liderança

Dentre as diferentes competências socioemocionais, destaco três:

  • a capacidade de exercitar a escuta ativa e plena, de modo a ouvir atentamente o que o outro diz;
  • a empatia como o pilar das relações interpessoais, algo que se soma ao respeito e comprometimento;
  • e a presença genuína, a real conexão com os liderados, sem distrações e maiores interrupções na comunicação.

Lembre-se: enquanto liderança humanizada, seu trabalho é fazer o negócio acontecer. Por isso, foque em pessoas, conquiste-as e permita que elas façam o seu melhor.

Liderança humanizada: uma visão de futuro

Independente da área de atuação ou mesmo do nível hierárquico do seu cargo, a liderança humanizada é uma grande tendência. Tanto que há empresas dispostas a investir cada vez mais em líderes de pessoas do que em profissionais puramente técnicos.

Para isso, esteja atento às práticas humanizadas de gestão, desenvolva soft skills para liderança e conheça mais sobre seus liderados. E ao contrário do que se pensa, não perca tempo tentando controlá-los. Ofereça oportunidades e espaço para o crescimento.

Afinal, é explorando o protagonismo da sua equipe que você poderá trazer benefícios reais para a empresa. Além de favorecer resultados de alta performance, aumento da produtividade e a satisfação de todos os profissionais ali envolvidos. 

Pensar em soft skills para liderança humanizada, é pensar nas palestras de Lucedile Antunes 

Sempre à frente das transformações e rumos do mercado, Lucedile Antunes conduz líderes a jornadas de intensos aprendizados e desenvolvimento profissional.

Não por acaso, as palestras de Lucedile imprimem competência e dinamismo de quem realmente compreende os desafios da gestão organizacional. Acesse o seu perfil e conheça mais sobre seu incrível trabalho.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes