Saúde mental no mundo corporativo: qual importância? – Por Ju Bueno

Ter uma boa saúde mental no mundo corporativo é algo mais do que importante, é essencial. Afinal, ela nos dá a capacidade de reconhecer, expressar e regular nossas emoções. Consequentemente, nos permite ter empatia com os membros da equipe, bem como  desenvolver habilidades cognitivas e sociais básicas. 

A saúde mental no ambiente de  trabalho nos ajuda ainda a lidar com a mudança de papéis e responsabilidades. Sem falar nos desafios, que se tornam bem maiores quando não conseguimos gerenciar o estresse  e aumentar nossa resiliência.

A seguir, vamos falar de saúde mental, um tema que merece a sua atenção, seja você empreendedor, empresário, colaborador e público em geral. 

Afinal, o que é saúde mental?

A saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo pode lidar com os estressores cotidianos, trabalhar de forma produtiva, atingir seu pleno potencial e contribuir para sua comunidade.

A saúde mental, juntamente com a saúde física e o bem-estar social, é um componente essencial da saúde geral. 

Acredito que a saúde mental e o desempenho humano não são duas atividades separadas, mas sim duas partes da mesma equação. Combinados, eles são o que fazem os humanos florescerem e atingirem o máximo potencial.

A relação entre corpo e mente é um componente essencial da saúde mental. Juntos, eles compõem nosso equilíbrio interno.

No mundo de hoje, a saúde mental dos funcionários deve ser uma prioridade para as empresas que desejam contar funcionários de alto desempenho. Para tanto, o bem-estar no local de trabalho deve ser uma prioridade.

Fatores que prejudicam a saúde mental no mundo corporativo 

As políticas de saúde e segurança no local de trabalho visam proteger o bem-estar de funcionários, visitantes e clientes. Eles também protegem os empregadores. 

Por exemplo, uma política geral pode incluir consultar os funcionários sobre questões de saúde ou demonstrar um compromisso com condições de trabalho seguras:

  • Os funcionários estão trabalhando com materiais perigosos ou equipamentos mal conservados?
  • O local de trabalho está superlotado, com má iluminação? 
  • Os acidentes de trabalho são comuns? 
  • As reclamações ou preocupações de segurança dos funcionários ficam sem resposta? 

Locais de trabalho com políticas de saúde e segurança precárias podem diminuir a saúde mental dos funcionários. Assim, há um elevado índice de turnover, bem como processos judiciais e redução da lucratividade.

Percebe a importância crucial da saúde mental no mundo corporativo? Eu falo mais sobre o tema no vídeo abaixo, em uma Live muito produtiva que fiz com a Dra. Julia Khoury Psiquiatra, confira, um beijo e até a próxima!

As palestras de Ju Bueno são dinâmicas e especiais

Ju Bueno é Coach e um fenômeno corporativo. Multifacetada, aborda temas de maneira impactante e sempre desperta o melhor em seu público. Por isso, visite o perfil de Ju Bueno e a contrate para uma palestra!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes