Como gerar sinergia entre gestores e colaboradores? – Por Ju Bueno

Como gerar sinergia entre gestores e colaboradores? Essa pergunta é crucial em empresas que desejam operar em alta performance e não apenas conquistar objetivos, mas sobretudo, em superar metas e expectativas.

Aliás, pensando de forma mais simplória, a palavra sinergia  pode ser sinônimo de cooperação. O fato é que gerar este sentimento na equipe, tem todos os colaboradores e funcionários, e até mesmo parceiros de negócios, é essencial.

Afinal, a sinergia atua de maneira mágica, no sentido de contribuir para que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo.

É uma ferramenta capaz de unir forças, resultando  no alcance das metas e determinando assim, o constante crescimento da organização.

Mas, a pergunta que não quer calar é: como gerar sinergia da gestão e liderança da empresa, com os demais membros da empresa?É o que te conto a seguir, acompanhe!

Como gerar sinergia? o todo é maior que a soma das partes 

É preciso muito mais do que uma mente brilhante para atingir uma meta. Além disso, nenhuma pessoa possui todas as informações, contexto e habilidades necessárias para conquistar os resultados que uma empresa espera, sozinha. 

Como diz o ditado:

“É preciso uma equipe para que grandes ideias ganhem vida.”

Por isso, a sinergia é tão importante. Afinal, quando ela surge, é capaz de envolver os colaboradores de todas as hierarquias, trabalhando de forma individual e coletiva, em busca dos melhores resultados, tanto para si, quanto para os colegas e claro, para o negócio.

Como criar sinergia de equipe? É o que falo a seguir.

Dicas para estimular a sinergia em equipe

Nas minhas palestras de trabalho em equipe, falo sempre sobre metodologias capazes de estimular a geração de sinergia entre os membros do time.

Sendo assim, selecionei algumas dicas a seguir, confira:

  • Clareza 

Para que uma equipe coopere adequadamente, todos na equipe precisam saber qual é o objetivo, e o objetivo de todos precisa ser o mesmo. Obviamente, diferentes membros da equipe desempenharão diferentes funções na busca desse objetivo, mas objetivos diferentes criam caos e conflito. O mesmo ocorre quando os objetivos não são claros. As metas precisam ser claramente definidas para que cada um possa entender o que deve ser feito para que o trabalho seja bem-sucedido.

  • Comunicação

Uma vez que todos saibam onde está o alvo, a equipe precisa se comunicar para que cada jogador saiba o que deve ser feito e como irão ajudar seus companheiros.

Naturalmente, a maior parte da comunicação acontece nas fases de planejamento. Quando chegar a hora colocar as estratégias em prática, todos saberão exatamente quais passos dar  para cumprir suas funções.

  • União

Voltando à nossa analogia esportiva, um bom treinador treina bem sua equipe e, a seguir, incute em cada jogador a crença de que eles são totalmente capazes de completar a tarefa em questão. Então, o treinador dá um passo para trás e os deixa jogar.

Da mesma forma, bons companheiros de equipe não tentam monopolizar a bola (ou os holofotes). Eles sabem que o sucesso da equipe é mais importante do que o sucesso de qualquer jogador individualmente, então eles se ajudam e confiam que seus companheiros farão o mesmo.

Mostrar à sua equipe que você confia nas habilidades dela e que confia que eles farão bem o seu trabalho é a função mais importante de um líder de equipe. E uma equipe sem fé em si mesma provavelmente não terá sucesso.

  • Comprometimento

Por fim, ser membro de uma equipe exige comprometimento pessoal e dedicação ao sucesso geral de uma equipe. Isso está intimamente ligado ao empoderamento, porque uma equipe não pode funcionar adequadamente se ninguém confiar que seus colegas de equipe a protegerão. Cada jogador precisa estar confiante de que seus companheiros de equipe – e o treinador – estão empenhados em apoiá-los, e que eles não ficarão perdidos.

O sucesso requer dedicação, e a dedicação é baseada no comprometimento.

Assim como aquele time de futebol do colégio, seu time tem membros entrando e saindo o tempo todo. Diferentes temperamentos, habilidades e interesses correm o risco de criar conflito e contenção dentro da equipe, o que pode confundir os objetivos e obscurecer a comunicação. Construir a sinergia da equipe pode não ser tão fácil, mas se você estiver comprometido com a equipe, os outros logo o seguirão. 

Procure seguir essas dicas ao liderar sua equipe, certamente os resultados irão superar suas expectativas.

Agora me conta: como está a sinergia no trabalho em equipe aí na sua empresa? 

As palestras de Ju Bueno são dinâmicas e especiais

Ju Bueno é Coach e um fenômeno corporativo. Multifacetada, aborda temas de maneira impactante e sempre desperta o melhor em seu público. Por isso, visite o perfil de Ju Bueno e a contrate para uma palestra!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes