Como gerar sinergia entre gestores e colaboradores? Essa pergunta é crucial em empresas que desejam operar em alta performance e não apenas conquistar objetivos, mas sobretudo, em superar metas e expectativas.
Aliás, pensando de forma mais simplória, a palavra sinergia pode ser sinônimo de cooperação. O fato é que gerar este sentimento na equipe, tem todos os colaboradores e funcionários, e até mesmo parceiros de negócios, é essencial.
Afinal, a sinergia atua de maneira mágica, no sentido de contribuir para que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo.
É uma ferramenta capaz de unir forças, resultando no alcance das metas e determinando assim, o constante crescimento da organização.
Mas, a pergunta que não quer calar é: como gerar sinergia da gestão e liderança da empresa, com os demais membros da empresa?É o que te conto a seguir, acompanhe!
Como gerar sinergia? o todo é maior que a soma das partes
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É preciso muito mais do que uma mente brilhante para atingir uma meta. Além disso, nenhuma pessoa possui todas as informações, contexto e habilidades necessárias para conquistar os resultados que uma empresa espera, sozinha.
Como diz o ditado:
“É preciso uma equipe para que grandes ideias ganhem vida.”
Por isso, a sinergia é tão importante. Afinal, quando ela surge, é capaz de envolver os colaboradores de todas as hierarquias, trabalhando de forma individual e coletiva, em busca dos melhores resultados, tanto para si, quanto para os colegas e claro, para o negócio.
Como criar sinergia de equipe? É o que falo a seguir.
Dicas para estimular a sinergia em equipe
Nas minhas palestras de trabalho em equipe, falo sempre sobre metodologias capazes de estimular a geração de sinergia entre os membros do time.
Sendo assim, selecionei algumas dicas a seguir, confira:
- Clareza
Para que uma equipe coopere adequadamente, todos na equipe precisam saber qual é o objetivo, e o objetivo de todos precisa ser o mesmo. Obviamente, diferentes membros da equipe desempenharão diferentes funções na busca desse objetivo, mas objetivos diferentes criam caos e conflito. O mesmo ocorre quando os objetivos não são claros. As metas precisam ser claramente definidas para que cada um possa entender o que deve ser feito para que o trabalho seja bem-sucedido.
- Comunicação
Uma vez que todos saibam onde está o alvo, a equipe precisa se comunicar para que cada jogador saiba o que deve ser feito e como irão ajudar seus companheiros.
Naturalmente, a maior parte da comunicação acontece nas fases de planejamento. Quando chegar a hora colocar as estratégias em prática, todos saberão exatamente quais passos dar para cumprir suas funções.
- União
Voltando à nossa analogia esportiva, um bom treinador treina bem sua equipe e, a seguir, incute em cada jogador a crença de que eles são totalmente capazes de completar a tarefa em questão. Então, o treinador dá um passo para trás e os deixa jogar.
Da mesma forma, bons companheiros de equipe não tentam monopolizar a bola (ou os holofotes). Eles sabem que o sucesso da equipe é mais importante do que o sucesso de qualquer jogador individualmente, então eles se ajudam e confiam que seus companheiros farão o mesmo.
Mostrar à sua equipe que você confia nas habilidades dela e que confia que eles farão bem o seu trabalho é a função mais importante de um líder de equipe. E uma equipe sem fé em si mesma provavelmente não terá sucesso.
- Comprometimento
Por fim, ser membro de uma equipe exige comprometimento pessoal e dedicação ao sucesso geral de uma equipe. Isso está intimamente ligado ao empoderamento, porque uma equipe não pode funcionar adequadamente se ninguém confiar que seus colegas de equipe a protegerão. Cada jogador precisa estar confiante de que seus companheiros de equipe – e o treinador – estão empenhados em apoiá-los, e que eles não ficarão perdidos.
O sucesso requer dedicação, e a dedicação é baseada no comprometimento.
Assim como aquele time de futebol do colégio, seu time tem membros entrando e saindo o tempo todo. Diferentes temperamentos, habilidades e interesses correm o risco de criar conflito e contenção dentro da equipe, o que pode confundir os objetivos e obscurecer a comunicação. Construir a sinergia da equipe pode não ser tão fácil, mas se você estiver comprometido com a equipe, os outros logo o seguirão.
Procure seguir essas dicas ao liderar sua equipe, certamente os resultados irão superar suas expectativas.
Agora me conta: como está a sinergia no trabalho em equipe aí na sua empresa?
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