Protagonismo feminino: como as organizações podem promover a igualdade de gênero?- Por Ju Bueno

Já parou para pensar na importância de estimular e incentivar o protagonismo feminino em sua empresa?

Mais do que um gesto “solidário”, podemos dizer que o fato de uma empresa adotar posturas que ajudem a tentar, ao menos, minimizar a disparidade entre os gêneros, com políticas voltadas a igualar a atuação da mulher no cenário corporativo em relação aos homens é algo essencial.

Nossa palestrante especialista em temas como protagonismo e empoderamento feminino, Ju Bueno, aborda essa questão no post de hoje aqui no blog, acompanhe a seguir.

Protagonismo feminino nas empresas: estatísticas mostram o quanto é elevada a desigualdade entre os gêneros

As estatísticas não mentem: é urgente a necessidade de promover uma transformação estrutural no mercado de trabalho. Somente assim é possível, de fato, minimizarmos  a disparidade de gênero.

Conforme nos diz o FMI, uma meta fundamental de desenvolvimento econômico mundial para se atingir crescimento e estabilidade é a promoção de políticas de igualdade de gênero.

(Fonte: LINK)

Você sabia que apenas 29% dos cargos executivos são ocupados por mulheres no mundo? 

Essa é a conclusão de um importante estudo realizado pela Grant Thornton , denominado Women in Business 2020

E se porventura, você aí do outro lado não está convencido ainda do quanto é necessário buscarmos soluções para diminuir esse abismo entre homens e mulheres no mercado corporativo, o  Relatório Mundial sobre a Desigualdade de Gênero de 2020 do World Economic Forum (FEM) traz uma verdade que é impossível de fazer vistas grossas: 

  • Serão necessários 257 anos para que o abismo econômico entre homens e mulheres desapareça;
  • O Brasil é um dos piores países do mundo no que se refere às disparidades de gênero na América Latina: ocupa o 22º lugar entre 25 países.

Convencido? Contra dados, não há argumentos, não é verdade?

O que pode ser feito? 

Do assédio sexual à disparidade salarial de gênero, as mulheres enfrentam uma lista completa de práticas discriminatórias no local de trabalho. 

Por isso, é se faz tão necessário exigirmos um ambiente de trabalho progressivo por meio da representação igual das mulheres na liderança e nas diretorias, remuneração igual, dentre outros aspectos referentes à igualdade de gênero.

As mulheres costumam fazer sacrifícios profissionais significativos para ter uma família, com consequências para seu bem-estar econômico e pessoal. Uma forma de igualar essa questão é  pressionar por políticas unificadas de licença parental que ofereçam ampla licença remunerada para pais biológicos ou adotivos. É importante encorajar os pais a tirar licença parental para desempenhar um papel ativo no cuidado. 

Algumas dicas importantes em relação à promoção do protagonismo da mulher no segmento corporativo é:

  • Reconhecer o problema é o primeiro passo;
  • Promover a equidade de gênero envolve capacitação, contratações com foco na diversidade e criação de culturas de trabalho inclusivas- pense nisso!
  • Crie programas de desenvolvimento e acompanhamento de carreira com foco nas mulheres;
  • Promova palestras sobre empoderamento feminino, dentre outros temas relevantes;
  • Estimule políticas de acesso a oportunidades iguais de crescimento e salários equivalentes aos dos homens, dentro da sua empresa. 

Um mundo igualitário é essencialmente, um mundo mais justo. Faça a sua parte e lembre-se: tenho a palestra sob medida para o seu negócio. 

Obs: mulheres empoderadas levantam as outras e as estimulam. Sororidade é a palavra-chave. Por isso, deixo aqui alguns links que me baseei para enriquecer este conteúdo:

https://treediversidade.com.br/protagonismo-feminino/

https://www.grantthornton.com.br/insights/artigos-e-publicacoes/women-in-business-2020/

https://believe.earth/en/10-ways-to-promote-gender-equality-in-daily-life/ 

 

As palestras de Ju Bueno são dinâmicas e especiais

Ju Bueno é Coach e um fenômeno corporativo. Multifacetada, aborda temas de maneira impactante e sempre desperta o melhor em seu público. Por isso, visite o perfil de Ju Bueno e a contrate para uma palestra!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes