Quais os passos de um planejamento de sucessão familiar? – Por Eduardo Toledo

O planejamento de sucessão familiar faz parte das pautas do seu negócio? 

Sabemos que as empresas familiares, invariavelmente, enfrentam uma série de desafios Dentre eles, alguns são únicos e o planejamento sucessório não é exceção. 

Já parou para pensar no quanto as conversas sobre a próxima geração de liderança são inerentemente mais complicadas e emocionais?

Afinal, está envolvida nessa questão, uma dinâmica familiar, expectativas individuais e preocupações financeiras. 

No artigo de hoje, um dos maiores especialistas no tema em nosso País, o palestrante de sucesso Eduardo Toledo, nos fala mais sobre quais são os passos de um planejamento de sucessão familiar. Acompanhe. 

Você sabe a hora de fazer a sucessão na sua empresa familiar? – Por Eduardo Toledo

Planejamento de sucessão familiar: 90% das empresas familiares vai à falência  ou é vendida antes que a terceira geração assuma

A informação acima, sabemos, não é agradável. Mas, a boa notícia é que a sua empresa pode fazer parte dos 10% que seguem no mercado e se fortalecem.

O importante é que você saiba que os dados acima não implicam que haja 90% de chance de sua empresa falir antes que seus netos atinjam a maioridade. Na verdade,uma empresa familiar bem-sucedida, durante várias gerações, depende de você, de suas ações, atitudes e estratégias. E nisso, o planejamento é imprescindível.

A razão da vida curta de algumas empresas familiares é a falta de comunicação e de planejamento

A razão pela qual tão poucas empresas familiares sobrevivem até a terceira geração é a falta de planejamento e comunicação. As empresas falham quando permitem que o conflito familiar e a emoção impulsionem a mudança, em vez de confiar em estratégias comprovadas. Seu negócio não precisa ser assim. Pode, e deve, sobreviver por muito tempo. Adotar de forma assertiva os passos de um planejamento de sucessão familiar é fundamental nesse sentido.

O que é o planejamento de sucessão familiar? 

Algumas pessoas denominam ‘planejamento sucessório’ como ‘planejamento multigeracional’. Independentemente do nome, o planejamento sucessório significa planejar a sucessão ou preparar quem sucederá o proprietário/líder do negócio. Dito isso, a pergunta que não quer calar é: quais os passos de um planejamento de sucessão familiar?

Tenha uma conversa franca sobre o futuro da empresa

Um ponto importante a se observar é  ter uma noção clara de quem gostaria de fazer parte da organização e quem não gostaria. Se faz necessário também que todos os membros da empresa tenham uma compreensão mútua dos valores fundamentais e da visão da organização. 

É de conhecimento geral que trabalhar com a família não é uma tarefa muito fácil e algum grau de conflito pode surgir. 

Dessa forma, contar com um conjunto básico de valores com os quais todos concordam pode ajudar a orientá-lo nesses desafios. 

Lembre-se de que qualquer decisão tomada por sua empresa deve apoiar seus valores e missão. Dessa forma, mesmo que haja divergências de estilo e processo, todos os membros da família estarão trabalhando na mesma direção em busca de objetivos compartilhados.

Implemente um Plano de Desenvolvimento de Talentos

Uma vez que você tenha uma noção de quem está interessado em assumir uma função de maior responsabilidade dentro da empresa, é muito útil fornecer alguma estrutura em torno de um caminho para a integração na organização. 

Esse processo pode ajudar a esclarecer as expectativas de cada membro da família que ingressa na empresa.

Formalize o  Processo Sucessório

Ter um plano de desenvolvimento de talentos para integrar os membros da família na organização é importante, mas não é suficiente para garantir uma transição bem-sucedida de poder de uma geração para a seguinte. É fundamental adicionar estrutura e responsabilidade a esse plano por meio de um Plano de Sucessão formal. Um Plano de Sucessão formal permite que você acompanhe o progresso de membros individuais da família em toda a organização, mas talvez mais importante, ele comunica seu plano para o futuro em toda a organização.

Respeite a Transição de Poder

O último passo para passar o controle para a próxima geração é respeitar o processo. Isso significa dar um passo para trás quando necessário e deixar a nova liderança assumir. Pode ser difícil para alguns abrir mão de uma organização onde passaram a maior parte de sua carreira, ou talvez até mesmo construída do zero. Se você seguiu as etapas de um Plano de Sucessão formal e passou os últimos anos fazendo gradualmente essa transição, pode sair confiante de que seu sucessor possui as habilidades e os conhecimentos necessários para levar a organização à próxima fase.

Precisa de ajuda para sua empresa familiar decolar? Conte comigo! Tenho as palestras, consultorias e mentorias ideais para contribuir com a sua alavancada no mercado. 

Compartilhe o post e ajude mais pessoas a conhecerem quais os passos de um planejamento de sucessão familiar. Até a próxima! 

As palestras de Eduardo Toledo abordam tudo o que é preciso saber para ter uma empresa familiar de sucesso

Grande referência no tema Empresas Familiares, o palestrante Eduardo Toledo desponta no segmento corporativo, graças  às suas inúmeras qualidades e resultados assertivos.

Colecionando cases de sucesso por onde passa, seja com seus treinamentos, mentorias, consultorias ou palestras, ele é o nome certo para ajudar a alavancar o seu negócio e a sua equipe.

Quero uma palestra com Eduardo Toledo AGORA! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes