Passos para gerir com eficiência processos de mudança na organização- Por Professor Becker

O processo de mudança na organização pode ser determinante para a expansão da empresa. No entanto, para que ele seja bem-sucedido, ele deve, acima de tudo, contar com uma gestão eficaz.

Em síntese, há 3 tipos de mudanças a se destacar nesse sentido:

  • Mudança nas relações internas
  • Mudança nos recursos
  • Mudança nos processos

A seguir, te conto um pouco mais sobre cada um dos itens acima, e de que maneira o gestor pode otimizar o processo. Vem comigo! 

Mudança na organização: relações internas

Quando pensamos em mudança nas relações internas, é preciso visualizar a própria estrutura da empresa. 

Imagine a possibilidade de realizar uma fusão entre setores, por exemplo, que ficarão sob a responsabilidade de uma mesma liderança, diretoria. É preciso cuidado e muita disciplina e organização, bem como clareza em relação aos procedimentos, haja vista que essa mudança estrutural gera impacto na maneira como os colaboradores interagem e se relacionam. 

Feita com assertividade,as melhorias esperadas certamente ocorrerão, com resultados expressivos. 

Mudança nos recursos

Essa mudança acontece, ou deve acontecer, quando a gestão identifica por exemplo, a necessidade de utilizar uma nova matéria-prima, um novo serviço, ou mesmo, produto.

Quer um exemplo básico, que beira ao clichê, mas que é muito válido para ilustrar este ponto? 

É quando a empresa decide apostar em um novo programa/software, ou troca o físico pelo digital. Há casos em que os recursos são exatamente os colaboradores, por exemplo. 

Mudança nos processos

Sabe quando você percebe que a empresa está presa em uma série de burocracias? Que os processos, ao invés de dinâmicos, simplesmente se arrastam, trazem conflitos na equipe? 

Que tal então, investir na mudança? Aqui o gestor revê de que maneira a empresa desenvolve suas atividades. A ideia não é apenas eliminar as burocracias. É importante também pensarmos no número de handoffs e em como reduzi-los, trocar ou mesmo eliminar algumas etapas dos procedimentos atuais, com o intuito de otimizar a eficácia. 

Como tornar esse processo de mudança na organização mais dinâmico e eficaz? 

Alguns passos para tornar o processo de mudança na organização mais dinâmico e eficaz, a seguir:

  • Promova a comunicação: para o engajamento do time, informe, comunique as mudanças e faça com que eles percebam o quanto isso será melhor para todos;
  • Identifique as lideranças capazes de vender a ideia para os demais: perceba aqueles que podem atuar como “embaixadores” das mudanças junto à equipe;
  • Ouça os colaboradores e tire suas respectivas dúvidas: isso é essencial, gera confiança, o time se sente valorizado e ouvido, como deve ser sempre.

Obviamente, não podemos resumir todo o processo de forma simplória, em apenas 3 passos. Contudo, é apenas uma geral para que o gestor se familiarize com o tema. Em minhas palestras, abordo de maneira mais profunda a questão.

Contudo, se você aí do outro lado tiver dúvidas, aproveite esse canal direto que temos aqui e deixe sua questão nos comentários. Até a próxima! 

As palestras de Luiz Becker são fantásticas e essenciais

Luiz Becker é professor da FGV, e ganhador de diversos prêmios. Com seu notório conhecimento sobre Direito e instituições públicas e privadas, certamente ele é a pessoa certa para colaborar com o seu caso. Assim, visite o perfil de Luiz Becker e feche contrato agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes