Preconceito na empresa: o que a gestão deve fazer? – Por Dr. Vander Andrade

Preconceito na empresa: o que fazer? 

Afinal, sabe-se que a harmonia e o respeito devem prevalecer em todos os espaços, inclusive o ambiente de trabalho.

Primeiramente, deve-se considerar que qualquer lugar deva ser ocupado pela maior diversidade de pessoas, seja de origem social, racial e/ou cultural. Para tanto, a gestão deve dar atenção a isso, e combater a intolerância.

Como professor da área do Direito, vou mostrar para você o que fazer nestes casos tão desconfortáveis dentro da sua empresa.

Para isso, continue com a leitura deste texto e fique atento até o fim.

O que é o preconceito na empresa?

Todo gestor e empregado devem ter noção quanto a este assunto, até mesmo para saber dos próprios direitos. Vejamos a seguir:

  • A discriminação na corporação ocorre quando há distinção no tratamento com outras pessoas. Ainda mais, quando se sabe que a origem dessa diferença não está no desempenho profissional;
  • Segundo a Constituição brasileira de 1988, todos são iguais perante à lei. Por conseguinte, ela garante a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade e à segurança;
  • Portanto, a discriminação também se caracteriza quando esta inviolabilidade é desrespeitada.

Ademais, existem muitas outras leis que abordam o assunto. Contudo, atenhamo-nos ao tema principal: o que a gestão deve fazer nestes casos?

Como a gestão deve lidar com o preconceito na empresa?

Um dos desafios dos gestores é trabalhar a conscientização nos seus empregados. Pois, isso é fundamental para uma boa convivência.

Principalmente, porque casos de preconceito empresarial podem comprometer a imagem da empresa, e problemas sérios podem acontecer. 

Dessa forma, é importante que a empresa mantenha uma posição firme contra condutas discriminatórias, tanto dentro quanto fora da corporação.

Além disso, os gestores devem sempre alertar que atitudes preconceituosas são passíveis de punição pelo código de ética da empresa.

Outro importante passo é a realização de palestras e workshops sobre o assunto. Para isso, você deve contar com um palestrante especializado.

Por fim, conte com quem tem domínio sobre o assunto. Qualquer dúvida, estou à sua disposição.

As palestras de Dr. Vander Andrade são necessárias às corporações

Dr. Vander Andrade possui uma extensa trajetória na área do Direito. Ademais, o palestrante cativa o público com sua didática e conteúdos impecáveis, com oralidade espetacular. Assim, visite o perfil de Dr. Vander Andrade e feche contrato agora mesmo.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes