Como a Neurovendas afeta a tomada de decisão do cliente?- Por Marco Castro

Quando você ouve ou lê o termo Neurovendas, qual imagem você cria na mente? Muito distante daquela ideia ilusória de uma fórmula “mágica” capaz de “hipnotizar” a clientela, Neurovendas na verdade, se refere a uma metodologia composta de técnicas assertivas, capazes de contribuir com o vendedor, no sentido de se aproximar da mente do cliente e com isso, exercer seu poder de persuasão, e não de manipulação, o que é muito diferente, aliás.

Aqui na Palestras de Sucesso, temos a grande honra de contar em nosso cast, com uma das maiores autoridades em Neurovendas do País, o super palestrante Marco Castro. É ele que nos conta no post de hoje, como a Neurovendas afeta a tomada de decisão do cliente. Acompanhe a seguir!  

Neurovendas na tomada de decisão

Já parou para pensar sobre como o seu cliente toma a decisão de adquirir seus produtos e comprar as soluções que você oferece? 

Acredite: é graças à neurociência que se tornou possível descobrir como o cérebro toma decisões

Os neurocientistas descobriram que quase 95% das compras e outras decisões são feitas pelas áreas inquietas do cérebro, e não pelas partes analíticas e de raciocínio.

Em minhas palestras e treinamentos, mostro ao público que atua com vendas, o quanto é necessário entender que o primeiro contato de um cliente com o produto, é direcionado ao cérebro reptiliano. Se trata daquela parte que diz, de forma imediata, dois tipos de sentimentos:

  • “sim eu quero”;
  •  ou “acho que não quero”.

Sendo assim, o vendedor que aplica a metodologia de Neurovendas compreende, de “bate pronto”, como o cliente está recebendo a mensagem. Assim, fica mais fácil  dele lidar com as objeções que, certamente, irão ocorrer em uma negociação

Partes do cérebro humano: como influenciam na tomada de decisão do cliente?

Dentro os principais fundamentos da Neurovendas, certamente a forma como cada região do cérebro humano exerce influência na tomada de decisão é dos mais abordados. 

Confira:

  • Cérebro novo ou neurocórtex (humano):diz respeito ao aspecto racional do cérebro. Ele faz a análise das informações e “distribui” para outras áreas.
  • Cérebro médio ou sistema límbico (mamífero): ligado aos sentimentos e intuições;
  • Cérebro reptiliano (réptil): onde temos concentrada a tomada de decisão. Muito embora seja  a parte menos evoluída do cérebro, é direcionada à sobrevivência, ao instinto de preservação.

A grande chave para ser bem-sucedido nas Neurovendas é exatamente saber como conduzir a racionalidade, a emoção e o instinto de sobrevivência do cliente de maneira assertiva.

Antes de partir, tenho duas dicas para você. Primeiro: treine seus vendedores com palestras e treinamentos baseados nas melhores práticas de Neurovendas! 

Você, seu negócio e seu time só tem a ganhar com isso! 

A segunda dica é: se você perdeu meu artigo sobre “O que o profissional de venda ganha ao usar a Neurovendas”, não perca a chance de conferir agora:

Fico por aqui, até a próxima! 

As palestras de Marco Castro são inigualáveis

Marco Castro é um palestrante ímpar. Atua com palestras desde 2001, é especialista em neurovendas e há 40 anos lida com atendimento ao cliente. Ademais, tem uma comunicação fabulosa e alto poder de convencimento. Com certeza, ela é a pessoa que você precisa. Com isso, visite o perfil de Marco Castro e o contrate agora mesmo!

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