Quais as Soft skills que as empresas estão mais atentas em relação aos seus colaboradores?- Por Lucedile Antunes

De fato, as habilidades dos colaboradores são cada vez mais relevantes na hora da contratação. Sendo, por vezes, mais valorizadas do que um currículo repleto de formações e conhecimentos técnicos. 

Essa, aliás, é uma tendência clara de gestores e organizações que acompanham as transformações de um mundo globalizado. Compreendendo as mudanças como oportunidades para evolução e entrega de melhores resultados.

Mas, com tantos elementos a serem lapidados, quais habilidades merecem a nossa atenção? Quais soft skills correspondem às necessidades atuais do mercado de trabalho?

Vem comigo nesta leitura e descubra como se destacar nesses novos tempos

Por que desenvolver as habilidades dos colaboradores? 

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que não há mais espaço para profissionais que insistem em comportamentos automáticos. Nem para colaboradores que continuam a se desgastar por limitarem seu desempenho ao nível técnico do trabalho. 

Estamos vivenciando avanços tecnológicos e diferentes formas de se estar no mundo. É momento de tomar conhecimento das possibilidades e sair da zona de conforto. 

Todos precisam estar preparados e devidamente capacitados para atender às demandas presentes e futuras das organizações. E buscar soluções inovadoras, em coletivo.

Inclusive, é nesse cenário que despontam habilidades essenciais, estratégicas e construtivas: as soft skills. 

Em geral, elas estão relacionadas à liderança, à empatia, à ética e ao gerenciamento das emoções. De forma que, quando bem desenvolvidas, são um grande diferencial de competitividade para líderes e equipes. E fator de excelência nos negócios.

Como parte de seus benefícios, as habilidades dos colaboradores se convertem em maior engajamento, resiliência e alta performance. Além de aprendizados sobre adaptabilidade, inteligência emocional e tantas outras características.

Confira aqui tudo sobre o lançamento virtual do novo livro de coautoria de Lucedile Antunes “Soft Skills – vol. 2: Habilidades do Futuro para o Profissional do Agora”.

As soft skills mais buscadas pelas empresas

Frente à pluralidade de soft skills, cabe dizer que algumas agregam maior valor nos processos organizacionais. Assim, podemos citar as cinco principais:

  • Comunicação eficaz. Para além da fala e da escrita, a qual a maioria de nós está bastante acostumado, essa habilidade concentra-se na escuta ativa. Utilizando para isso clareza e objetividade ao lidar com pessoas.
  • Organização e planejamento. O que também pode ser traduzido como eficiência e garantia de qualidade. A fim de que as atividades sejam estruturadas e o tempo seja bem administrado, resultando no cumprimento de metas e objetivos.
  • Colaboração. Afinal, como falar de soft skills significativas para empresas sem mencionar o trabalho em equipe? Ela é a chave para potencializar competências individuais e aproximar membros do time. O que, por sua vez, influencia na produtividade de todos os envolvidos. 
  • Flexibilidade. Nada mais do que a boa e velha tática de se adaptar aos desafios que surgem, e continuarão surgindo, enquanto caminharmos. Uma habilidade que nos ensina sobre não desistir ao enfrentar as incertezas no meio empresarial.
  • Capacidade de se reinventar. Ao longo da jornada somos chamados a protagonizar nossas vidas e carreiras, fazendo escolhas que cabem somente a nós. Assumindo as consequências e colhendo os frutos de cada uma delas. 

No entanto, sabemos que mudar comportamentos é uma tarefa a médio e longo prazo e que se reafirma dia após dia. E que para aperfeiçoar tais competências precisamos estar abertos ao erros e acertos.

Por isso, vale a pena contar com a orientação especializada nesse tipo de temática, que melhor contribua para o seu crescimento. Invista em treinamentos e mentorias, aperfeiçoe o seu trabalho e o da empresa em geral. 

Domine as soft skills mais valorizadas do mercado, conte com as palestras de Lucedile Antunes

Fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching e coautora do best-seller “Soft Skills: Competências Essenciais para os Novos Tempos”. Lucedile Antunes entende, como ninguém, sobre gestão organizacional e pessoas.

De modo que as palestras de  Lucedile Antunes são hoje uma das maiores referências do assunto em todo o país.

Conheça o trabalho desta exímia palestrante e atinja novos patamares de sucesso.

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes