Dicas para desenvolver soft skills em sua equipe- Por Lucedile Antunes

Se você me pergunta-se em tempos não tão remotos, qual a habilidade mais valorizada no mercado de trabalho e no mundo corporativo, certamente que o conhecimento técnico sobre a área de atuação surgiria no topo da lista. 

Contudo, hoje estamos em uma outra época, onde o primordial, sem a menor dúvida, desenvolver soft skills é o que há de mais atrativo e valioso para o profissional do presente e do futuro.

Se por acaso você se assustou com o termo e de antemão já pensou: “Como faço para desenvolver soft skills ou ainda ajudar minha equipe a desenvolver?”, não se preocupe. Está no lugar certo.

Muito embora alguns líderes e gestores tenham dúvidas sobre ser ou não possível aprender novas habilidades, se este for o seu caso saiba que  é comprovado pela neuroplasticidade que todo ser humano pode desenvolver novas habilidades.

E foi pensando em uma liderança com olhar humanizado e naqueles que certamente irão se beneficiar com as palestras de Lucedile Antunes (sim, eu mesma!), que preparei o post de hoje com dicas poderosas.

A seguir, te mostro como você pode desenvolver as mais sifnificativas soft skills em seu time e colher frutos interessantes, confira! 

Desenvolver soft skills em sua equipe: muitos querem mudar, mas poucos estão dispostos a se esforçarem o suficiente

Trabalhar as habilidades comportamentais é certamente um desafio e tanto para o líder e gestor, quando ele pensa no plano da equipe.

Sabemos que a mudança é tida como necessária para muitos, porém, não são todos os que tem disposição para tal.

Exatamente por isso, uma dica importante na busca do desenvolvimento do seu time é exatamente identificar quem no grupo está de fato, disposto a treinar os músculos das habilidades comportamentais. 

Ao identificar qual ou quais membros, o passo a seguir é que você, como líder, estimule-o (s).

Converse com a equipe, mapeie as soft skills que estão em “carência”, observe quais colaboradores são capazes de reconhecer suas faltas e invista nas peças certas. Apostar em palestras e treinamentos são alternativas excelentes.

Mostre à equipe a importância do autoconhecimento e de sair da zona de conforto

Eu deixo claro em meus cursos e palestras sobre soft skills, que um dos fatores determinantes para o pleno desenvolvimento das soft skills é exatamente o autoconhecimento. Por meio dele, o profissional identifica que está muitas vezes, na chamada zona de conforto, a qual deve ser desafiada, caso contrário, ele ficará estagnado.

O autoconhecimento nada mais é do que:

  • reconhecer suas fortalezas;
  • enxergar suas fraquezas;
  • conhecer a si mesmo;
  • ter coragem de mergulhar nesta jornada.

Eu digo que o autoconhecimento é  uma das maiores oportunidades que a vida pode lhe oferecer. 

Afinal, com ele, o profissional pode identificar seus hábitos confortáveis e diante de tais informações, buscar a evolução no sentido de transformar velhos padrões, quebrar antigos paradigmas e com isso, crescer, 

Como falei uma vez, em relação a sair dos já conhecidos padrões e adquirir soft skills: 

“Entretanto, se quisermos transformar hábitos e comportamentos, precisamos em primeiro lugar dizer sim para um dos maiores propósitos da nossa vida que se chama: evolução.Se autoconhecer é primordial para se reconectar e superar obstáculos.”

Converse com sua equipe e deixe isso muito claro! 

Antes de encerrar, acho interessante mencionar aqui a lista das soft skills que constaram no relatório The Future Jobs, de 2016, do Fórum Econômico Mundial, veja:

  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Gestão de pessoas
  • Colaboração
  • Inteligência emocional
  • Julgamento e tomada de decisões
  • Orientação ao serviço
  • Negociação
  • Flexibilidade cognitiva
  • Resolução de problemas complexos

E então, você está preparado para trabalhar estes e demais tópicos com a sua equipe? Que tal contar com a ajuda de uma especialista no assunto? Estou aqui para lhe ajudar! Entre em contato com a equipe da Palestras de Sucesso e veja como levar minha palestra até sua empresa e evento. Nos vemos em breve, até lá! 

Dica extra: livro Soft Skills

Pensar em soft skills é pensar nas palestras de Lucedile Antunes 

Sempre à frente das transformações e rumos do mercado, Lucedile Antunes conduz líderes a jornadas de intensos aprendizados e desenvolvimento profissional.

Não por acaso, as palestras de Lucedile imprimem competência e dinamismo de quem realmente compreende os desafios da gestão organizacional. Acesse o seu perfil e conheça mais sobre seu incrível trabalho.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes