Gestão de Pessoas: entenda a importância de desenvolver a Inteligência Emocional – Por André Ravani

Gestão de pessoas e inteligência emocional são fatores essenciais para a sobrevivência e crescimento de qualquer negócio. 

Afinal, lidar com as pessoas e emoções têm tanta ou até maior importância, conforme o caso, quanto os conhecimentos técnicos e demais habilidades necessárias para empreender com sucesso.

Nosso premiado advogado e palestrante de destaque, André Ravani, explica no artigo de hoje o poder da inteligência emocional na gestão, confira! 

Palestras de Sucesso Entrevista André Ravani

Gestão de pessoas e inteligência emocional: a chave para manter seu negócio relevante e competitivo, tanto para os clientes quanto colaboradores 

A inteligência emocional é algo vital no local de trabalho. Eu costumo dizer que em uma organização, gestão de pessoas e inteligência emocional formam a chave para manter o negócio relevante. 

Ela ajuda, sobretudo, os funcionários a serem mais conscientes de suas emoções pessoais. Isso traz uma visão mais clara e a capacidade de analisar e ajustar comportamentos, evitando assim possíveis desgastes de relacionamento, tanto com o cliente quanto com o colega de trabalho.

A seguir, destaco alguns pontos que estão atrelados à inteligência emocional no trabalho, de acordo com a perspectiva daquele que é considerado o pai da IE, Daniel Goleman.

Autoconsciência

A autoconsciência é a capacidade de reconhecer e compreender as próprias emoções, motivações e habilidades. Ter autoconsciência também permite entender o efeito que suas emoções têm sobre os outros.

Ser autoconsciente ajuda os funcionários a compreenderem como são vistos pelos colegas, clientes e gerentes. Também permite que funcionários e líderes aceitem melhor o feedback, mesmo quando ele não é positivo.

Motivação

A motivação dá a uma pessoa interesse em aprender, bem como a força para continuar, apesar dos desafios que enfrentam. Ela promove aos colaboradores, metas e desejos a serem realizados, o que pode trazer à tona, diferentes sentimentos ao longo do processo. Assim, ela ajuda a desenvolver a inteligência emocional do funcionário, por exemplo.

Empatia

A empatia é a capacidade de reconhecer e compreender as emoções e reações de outras pessoas. Segundo Goleman, a empatia só pode ser alcançada quando a autoconsciência é alcançada, pois ele acredita que as pessoas devem se entender antes de entender os outros.

No local de trabalho, um funcionário que tem empatia pode entender os sentimentos de seus colegas e pode lidar com as situações difíceis no trabalho de forma mais eficaz. Além disso, é mais provável que as pessoas se conectem a um colega que demonstre empatia genuína.

Habilidades sociais

As habilidades sociais são as habilidades necessárias para se comunicar e interagir com outras pessoas. Essa habilidade permite que as pessoas tenham conversas  mais significativas com as demais, mantenham amizades e relacionamentos,encontrem pontos em comum.

Isso permite que os funcionários ouçam, falem e resolvam conflitos de forma mais eficaz. Vale dizer que as habilidades sociais ajudam os líderes a se conectarem e se comunicarem com seus membros em um nível mais profundo.

Todos os pontos acima contribuem com uma melhor gestão de pessoas e devem fazer parte do dia a dia no trabalho em equipe na empresa. Se você é líder ou gestor e quer aprimorar habilidades no time, como a inteligência emocional, não deixe de investir em treinamentos e palestras que abordem essa temática. Aproveite e conheça minhas soluções neste sentido.

Um grande abraço e até a próxima.

As palestras de André Ravani são fundamentais para motivar colaboradores e alavancar seu negócio

O professor e palestrante de sucesso, André Ravani, conta com mais de 20 de anos de uma carreira sólida, desenvolvida em escritórios nacionais de médio e grande porte. Além disso, usufrui de uma larga experiência no contencioso e consultivo cível digital. CEO da empresa Laris Consultoria em Proteção de Dados, tornou-se especialista na Lei Geral de Proteção de Dados, obtendo a certificação internacional de DPO, emitida pela empresa Exin.

Quero levar o André Ravani para minha empresa e evento AGORA!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes