Como a gestão de pessoas pode ajudar na motivação dos colaboradores?- Por André Ravani

Motivação dos colaboradores é um dos pontos mais sensíveis no tocante à gestão de pessoas na empresa. 

Afinal de contas, os colaboradores motivados desempenham melhor produtividade e também diminui o turnover, ou seja, a rotatividade na empresa.

Partindo deste princípio, a pergunta é: de que forma a gestão pode impactar de forma positiva na questão motivacional da equipe? 

É o que nosso incrível palestrante de sucesso, André Ravani, nos conta a seguir. Acompanhe! 

Motivação dos colaboradores: deixe claro os objetivos a serem alcançados

Há de fato, muitas teorias acerca da motivação dos colaboradores em uma empresa. No entanto, a gestão de pessoas não deve deixar passar um ponto do qual julgo crucial, e que muitas vezes é deixado de lado.

Refiro-me ao fato de quando os gestores e empreendedores definem seus objetivos, mas não compartilham com equipe, tampouco explicam os motivos que impulsionam tais objetivos.

 Para motivar os seus colaboradores e impulsioná-los a dar o seu melhor, é importante envolvê-los e fazê-los sentir-se parte de um todo. Quando a empresa conquista os resultados almejados, todos saem vencedores, e essa é uma mensagem que deve ser muito clara para todos os envolvidos.

Potencializar o talento de seus colaboradores: mais uma forma que a gestão de pessoas pode lançar mão para estimular a motivação 

Ouvir o time é uma forma de empoderá-los. Essa participação dos funcionários facilita e estimula a discussão, ajudando todos os membros da equipe, especialmente a alta administração, a tomar novas decisões. 

Neste sentido, a confiança e a escuta são fatores preciosos para motivar uma equipe. Pense comigo: quando as pessoas sabem que são consideradas como parte importante para a empresa, estão muito mais propensas à criatividade, por exemplo.

Elas sentem que podem inovar e propor ideias a serem implementadas. Para motivar uma equipe, portanto, um bom ponto de partida é ouvir seus colaboradores.

Aposte na empatia e ajude a motivar os colaboradores 

Não subestime a importância da empatia, afinal, ela é a chave do relacionamento humano assertivo e um ótimo caminho para estimular a motivação nas pessoas.
Cultivar relacionamentos interpessoais empáticos é considerado como um dos segredos da boa liderança. Com a empatia é possível realmente se conectar com as pessoas com quem você trabalha, portanto, jamais a deixe de lado se você quer ser um motivador.

O papel do líder na gestão de pessoas e motivação 

“A motivação deve vir através do exemplo. O líder deve assumir a postura de ser o capitão da transformação. Assim conseguirá não somente colaboradores, mas sim seguidores de seu propósito.” – André Ravani 

Quando falamos em motivação dos colaboradores, o papel da liderança é extremamente estratégico e crucial. Conforme comentei na entrevista concedida ao site:

“O líder, nesse caso, faz toda a diferença (…)” 

Devemos ter em mente que cabe ao líder, lançar mão de seus melhores recursos para montar a equipe responsável e  comandar através do exemplo e do engajamento. 

Ele precisa trazer a equipe pra si, demonstrando para os membros da equipe, a importância do papel de cada um na estrutura da empresa, evidenciando como cada colaborador, através de pequenas ações, pode oferecer aos clientes da companhia a mesma preocupação que ele gostaria de encontrar em suas atividades pessoais. 

Se o conteúdo que abordei fez sentido para você, coloque em prática. Aproveite e compartilhe este post com seus contatos e fortaleça seu networking. Nos falamos mais no próximo post e te vejo em minhas palestras, será uma honra. Até lá! 

As palestras de André Ravani são fundamentais para motivar colaboradores e alavancar seu negócio

O professor e palestrante de sucesso, André Ravani, conta com mais de 20 de anos de uma carreira sólida, desenvolvida em escritórios nacionais de médio e grande porte. Além disso, usufrui de uma larga experiência no contencioso e consultivo cível digital. CEO da empresa Laris Consultoria em Proteção de Dados, tornou-se especialista na Lei Geral de Proteção de Dados, obtendo a certificação internacional de DPO, emitida pela empresa Exin.

Quero levar o André Ravani para minha empresa e evento AGORA!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes