Finalmente! O segredo para administrar conflitos foi revelado! – Por Gui Ávila

Administrar conflitos no trabalho é uma tarefa inevitável e altamente desafiadora em muitos casos. Muito embora, alguns tipos de conflitos sejam vistos como produtivos, na medida em que geram novas visões e perspectivas, a recorrência fora do controle e de forma muitas vezes tóxica, é algo extremamente nocivo para a o time e para a empresa em geral.

Afinal, qual é o segredo para  administrar conflitos da melhor forma, sem ônus para a organização? É o que nos revela a seguir o palestrante Gui Ávila, acompanhe!

3 pontos fundamentais que garantem a melhor forma de administrar conflitos na empresa 

Há inúmeras teorias e métodos que são usados nas empresas, com o intuito de lidar com situações conflituosas no relacionamento entre os membros da equipe e quadro de funcionários em geral.

Mas, você já parou para pensar que há alguns fatores determinantes, que antes de tudo devem ser garantidos pela empresa, caso contrário, as estratégias adotadas certamente irão falhar? 

Administrar conflitos implica sobretudo, na promoção de 3 aspectos que revelo a seguir, me acompanhe.

Para administrar conflitos, certifique-se de que sua empresa esteja cumprindo estes 3 pontos

Vamos lá: primeiramente, sua empresa precisa ter uma cultura forte. Ou seja, uma cultura organizacional com alto poder de influenciar o comportamento dos funcionários. Para tanto, essa empresa deve acima de tudo, ter os valores e comportamentos do seu código de cultura refletidos na rotina do time, e o líder tem um papel importante neste sentido.

O segundo ponto de extrema importância a se considerar é a atenção no processo seletivo. 

Afinal, é preciso se atentar ao fato de que apenas os profissionais alinhados à cultura organizacional devem ser contratados. E para que isso seja possível, deve-se atrair essas pessoas e repelir aquelas que estão em desacordo. Em alguns casos, considere até mesmo demitir aqueles que estão na empresa e não acreditam na cultura local. 

Terceiro item: é preciso promover um ambiente de confiança. Seu colaborador precisa se sentir seguro, protegido e sobretudo com autonomia para realizar ações que sigam na direção aos objetivos da organização. 

Como eu costumo dizer:

“Uma cultura em que as pessoas não tenham medo de errar é muito importante.” – Gui Ávila

Estes 3 pontos evitam exposição, difamação e acusação violenta diante dos conflitos 

Diante de conflitos internos, se a empresa conta com os 3 pilares mencionados acima, certamente os colaboradores decidem pela comunicação e transparência, e não por uma acusação violenta, exposição e difamação, por exemplo.

Tenha em mente que em boa parte das vezes, aqueles conflitos que “explodem de um dia para o outro” se revelam como atritos que se acumularam ao longo de muito tempo.

Daí a enorme importância da empresa nutrir uma cultura que incentive um ciclo de feedback e reuniões 1:1 com frequência, para ajudar a minimizar a recorrência de possíveis conflitos que são muitas vezes, passíveis de se evitar e desnecessários.

Quais estratégias você tem usado para administrar os conflitos em sua empresa? Me conta e se precisar de ajuda, já sabe: tenho as melhores palestras e treinamentos para fortalecer a cultura da sua empresa e a lidar com os conflitos. 

Quero uma palestra de Gui Ávila em minha empresa!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes