“A mágica é minha ferramenta para transmitir minha mensagem e gerar resultados. Eu acredito que quando as pessoas mudam, o mundo muda. Meu foco é entregar às pessoas informações específicas para ação, para que elas possam, imediatamente, colocar em prática um conhecimento que as levará a alcançar resultados superiores!” – Gui Ávila
A jornada como fundador e CEO da Ensinio e quase 15 anos de palestras para as maiores empresas do Brasil deram ao palestrante Gui Ávila o status de um dos mais renomados profissionais do segmento. Tendo como principal motivação a capacidade de transformar a vida das pessoas, o principal intuito de suas palestras é inspirar as pessoas a viver em alta performance.
Em suas palestras corporativas e treinamentos, por exemplo, ele utiliza muita interatividade e energia. Tudo isso com um conteúdo atualizado e uma interessante metodologia didática: o uso de ferramentas lúdicas e números de ilusionismo para causar provocações inteligentes e cativar a atenção da plateia.
Estilo das palestras de Gui Ávila
Encontramos no trabalho de Gui Ávila, um verdadeiro mix de suas experiências. São palestras que revelam todos os ensinamentos que ele adquiriu em sua trajetória sempre de um jeito leve. Dessa forma, conteúdo que é denso passa a ser absorvido como mágica.
É comum que os clientes teçam comentários como “A palestra é um boost de energia para quem assiste”. Muitos, ao encerrar o evento, relatam ao palestrante o quanto estão animados, dispostos a superar seus desafios e contribuírem com suas equipes para superar as expectativas de seus clientes.
O estilo de Gui Ávila é de fato, algo extraordinariamente inovador, pois faz o uso de ferramentas lúdicas e números de ilusionismo para causar provocações inteligentes e cativar a atenção da plateia.
Sempre tendo como foco, entregar às pessoas informações específicas para ação, para elas colocarem em prática imediatamente e alcançar resultados superiores.
Público-alvo
Equipes comerciais, gerentes de empresas, gerentes de RH, associações comerciais, diretores e lideranças de governo, empresas do sistema S (Sebrae, Sesc, etc), grandes corporações, empresas internacionais. Gestores que buscam comunicadores para motivar e treinar suas equipes. São em sua maioria empresas com equipes grandes, que realizam festas de confraternização de final de ano, organizam prêmios empresariais, inauguração de novas filiais, encontros de diretores e gerentes. Pessoas encarregadas de realizar eventos que fortaleçam a cultura organizacional da empresa.
Em linhas gerais:
- Esfera corporativa;
- Instituições de ensino;
- Órgãos públicos e privados;
- Profissionais de vendas;
- Líderes;
- Bancários;
- Setor agro;
- Eventos como congressos de vendas, SIPAT, entre outros.
Diferenciais do palestrante
Gui Ávila compartilha muito conteúdo prático, contando sua experiência como fundador do Mágica Online, fundador e CEO da Ensinio e também como escritor de 2 livros.
Suas palestras são carregadas de muita interatividade e participação da plateia, exatamente devido ao background que ele tem como ilusionista. Os números de mágica interativos e o humor inteligente, faz com que as pessoas participem e se identifiquem com as mensagens. Esse link com a mágica é muito forte, porque mágica tem tudo a ver com comportamento humano, percepção da realidade, programação neurolinguística, psicologia comportamental e solução de problemas.
O interessante dessa metodologia da palestra aplicada por ele é que todos esses recursos são utilizados de forma lúdica e interativa, fazendo um paralelo com as técnicas do ilusionismo para transformar problemas em oportunidades e mostrar que, às vezes, aquilo que consideramos impossível, é apenas uma das perspectivas sobre o assunto.
Gui Ávila trabalha com as 3 principais métricas da neurociência: atenção, engajamento e memória. Ou seja, a palestra é construída para conquistar atenção no momento do conteúdo, para que a mensagem crie engajamento emocional e para que os conhecimentos fiquem na memória e não tenham um efeito efêmero.
Momentos marcantes na trajetória do palestrante
Conforme relatos do próprio palestrante:
- Em 2012 publiquei meu primeiro livro (Percepção em Perspectiva) e este, com certeza, foi um dos momentos mais marcantes da minha carreira. Não só pelo orgulho do conteúdo, ainda tão escasso em língua portuguesa, mas também por poder contribuir com o desenvolvimento da arte e da comunidade mágica no país.
- Em 2014 eu fundei o Mágica Online, a maior comunidade de mágica da américa latina. Com milhares de conteúdos, salas secretas e muita interação, consegui realizar o sonho de facilitar o acesso das pessoas a este mundo tão maravilhoso que é o Ilusionismo. A criação desta plataforma deu origem à tecnologia que hoje é a Ensinio. (https://magicaonline.com.br/);
- Em 2015, eu e minha equipe fomos selecionados para a etapa final do Prêmio Hult Prize, que oferecia 1 milhão de dólares. Fomos a única equipe brasileira a ser escolhida dentre milhares de aplicações de todos os estados para ir até Dubai representar o Brasil. O Hult Prize é a maior competição de empreendedorismo social do mundo e o desafio de 2015 era apresentar propostas educacionais para a primeira infância em comunidades de baixa renda. Foi um grande aprendizado. Trago na bagagem a experiência incrível de poder expor minhas ideias (que envolviam mágica, é claro) para uma bancada de jurados e empresários de grande peso.
- Em 2017 fui convidado para palestrar na China em um evento de tecnologia para plataformas digitais. O evento aconteceu em Macau e era voltado para discutir cenários futuros para o desenvolvimento de novas tecnologias para educação, saúde, infoprodutos, etc.
- Em 2020 fundei a Ensinio, empresa que sou o CEO hoje (https://ensinio.com/).
Livros publicados
Guilherme Ávila escreveu e publicou os livros “Percepção em Perspectiva”, que aborda a arte mágica enquanto comportamento humano e psicologia social, e também o livro “Shortcuts: aperte os gatilhos”, onde compartilha seu interesse por economia comportamental e estudos psicológicos aplicados a vendas.
Links do palestrante
Palestras e conteúdos de Gui Ávila
Dentre os temas abordados por Gui Ávila em suas palestras, destacamos:
- Liderança;
- Vendas;
- Empreendedorismo;
- Desenvolvimento pessoal;
- Alta performance.
PALESTRA Desenvolvimento pessoal
PALESTRA Inovação e criatividade
PALESTRA Empreendedorismo
PALESTRA Liderança
PALESTRA Motivacional
“A Mágica da Motivação para Resultados Extraordinários”
Esta palestra motiva as pessoas a atingir seu máximo potencial e buscar sempre a excelência, mesmo nas atividades mais simples. Guilherme Ávila fará as pessoas enxergarem novas oportunidades por meio de uma metodologia que remove barreiras, medos, dúvidas e incertezas que antes as impediam de superar limites e alcançar o sucesso.
Principais tópicos da Palestra Motivacional
- A inversão da Fórmula da Felicidade
- Transformar problemas em oportunidades
- Os 3 comprovados fatores da Felicidade
- Estatísticas científicas a respeito da automotivação no trabalho
- Equilíbrio emocional e o desenvolvimento de competências
- Técnicas de automotivação já comprovadas por neurocientistas
- Planejamento de qualidade e a Mentalidade da excelência
- A fórmula da Satisfação, do Resultado e da Expectativa.
- O Mindset da excelência e o hábito de superar expectativas.
- O poder da atitude consistente
- Processo de 5 etapas do Ciclo para Resultados Extraordinários
PALESTRA de vendas
“Segredos Mágicos para Decolar as Vendas em Tempo de Crise”
Principais tópicos da Palestra de Vendas:
- As novas estatísticas sobre o profissional de vendas
- A mudança no processo de decisão de compra
- Mudança do Cliente X Mudança do Vendedor
- Os requisitos da equipe de vendas na Nova Economia
- A única e verdadeira estratégia de competição a longo prazo
- O maior erro de uma equipe de vendas
- As duas dicas para conquistar o “Sales Mindset”
- As 3 regras para estabelecer metas altas e atingi-las
- Comportamentos para adquirir maior capacidade de Resiliência
- Os 5 passos do Ciclo de Alta Performance em Vendas
- 14 técnicas de influência e persuasão para decolar as vendas
PALESTRA de Atendimento
“A Experiência Mágica de Encanto Para Fidelizar Clientes”
Principais tópicos da Palestra Motivacional:
- O “Service Mindset” e a Cultura de Servir
- A “Jornada do Cliente” na “Convergência da Competição”
- “Foco NO Cliente X Foco DO Cliente”
- Atender às Expectativas ou Superar as Expectativas?
- Técnicas de fidelização de clientes.
Vídeos