Este é o grande problema dos conflitos nas relações – Por Ari Brito

Conflitos nas relações são bem mais comuns do que supomos, especialmente se pensarmos com o viés da esfera corporativa.

Mas, o grande problema por trás desses conflitos, você sabe qual é? No post de hoje, nosso premiado palestrante Ari Brito, comenta sobre o tema e esclarece pontos interessantes que certamente irão contribuir com a comunicação em sua empresa. Acompanhe a seguir! 

Qual é o ponto-chave que desencadeia tantos conflitos nas relações no ambiente corporativo?

Olá, caro (a) leitor (a), tudo bem? Eu sou o palestrante Ari Brito, e é sempre um prazer desfrutar da sua companhia aí do outro lado da telinha.

Hoje trago um assunto muito requisitado: os conflitos Que eles são uma constante no relacionamento interpessoal, em especial no mundo dos negócios, sabemos.

Como um especialista em comunicação, muitos profissionais das mais diferentes áreas me procuram, em busca de orientações.

Diante de diálogos delicados, como estabelecermos os  melhores acordos, ainda mais em se tratando de ocasiões de grande pressão e enorme stress? 

A princípio, eu costumo dizer que o ponto-chave a se observar aqui é o quanto a falta de empatia impacta nas relações profissionais, de negócios e pessoais em geral.

Como eu disse em minha entrevista aqui para o site: 

“Eu penso que o grande problema dos conflitos nas relações está na falta de empatia, de se colocar no lugar do outro. O que não significa aceitar a posição do outro. E esse é um problema, muitas vezes as pessoas acham que se eu me colocar no lugar do outro vou estar cedendo, e é justamente o contrário.” – Ari Brito

Gestão de emoções: se colocar na posição do outro é importante

Ao se colocar na posição do outro às vezes,  é possível  perceber uma forma de atingir nosso interlocutor com argumentos que ele possa entender.

Se uma pessoa sente-se vulnerável em relação a você, a tendência é que ela seja mais intransigente por questões dela, de autoestima baixa muitas vezes. 

Quando você compreende, observa isso, passa a contar com a possibilidade de empoderá-la e de usar os seus argumentos de maneira favorável. 

Um ponto importante é a gestão das emoções, saber identificar se a comunicação está sendo assertiva ou simplesmente reativa, em geral por causa do ego. 

Não encare como uma disputa, pois dessa forma, todos podem sair perdendo 

Temos a inclinação de entrar numa negociação em busca de vitória. Aquela visão de que se eu ganho o outro perde, uma espécie de competição. 

Se você percebe isso, consegue pensar quais argumentos colocar na negociação para que ambos ganhem. Não é um empate, mas uma forma de potencializar os dois resultados. 

Isso acontecendo, minimiza-se consideravelmente o estresse, haja vista que a comunicação violenta é uma resposta a insegurança, ao ego ferido. 

“Outro ponto importante é a atenção plena, quando eu estou escutando o outro e não só ouvindo. Aí percebo os detalhes e o quanto posso melhorar a minha entrega.” – Ari Brito

O “segredo” está em entramos de forma adulta nas negociações e relações

Se você se posiciona, se coloca de forma adulta, seja numa relação, seja numa  negociação, não tem a necessidade de entrar para diminuir o outro, tampouco de ficar pensando que o outro está ali para nos “enfrentar” e que poderemos “perder”.

 Essa percepção já basta para esvaziar os valores emocionais, que em geral atrapalham as conversas. Deixar a vaidade de lado vai ser primordial para as coisas acontecerem.  

Que tal colocar agora mesmo essas orientações em prática e exercitar?Me conte como foi o resultado. Forte abraço! 

Quero uma palestra de Ari Brito em minha empresa ou evento!

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