Entenda o que é e como ser uma mulher empoderada- Por Ju Bueno

Mulher empoderada: você se considera uma?

Antes de mais nada, me diga uma coisa: você já ouviu falar no empoderamento feminino? Esse é um dos temas mais relevantes do momento. O aumento no número de mulheres líderes têm estimulado, cada vez mais, outras mulheres a buscarem novos horizontes nas suas vidas e carreiras.

Você quer saber como identificar o seu poder feminino e mudar sua vida pessoal e profissional? Nossa espetacular palestrante, Ju Bueno, nos mostra no post de hoje, como ser uma mulher empoderada, confira!

A importância do empoderamento feminino para a sociedade

Apesar deste ser um tema recorrente, os dados demonstram que as mulheres ainda sofrem disparidades em relação aos homens. Essas diferenças não se dão apenas na área profissional, mas na participação política, nos espaços de debates e até mesmo em casa.

A pesquisa do Sebrae de 2019 revelou que 34% de todos os empreendimentos do país são liderados por mulheres. Além de estar longe de um valor adequado, destaca-se que a maioria dos empreendimentos são de pequeno porte.

Assim, para permitir que as mulheres ascendam social e profissionalmente é necessário que elas reconheçam o seu poder, identificando suas características fortes e impulsionando uma as outras.

Aqui entra o empoderamento feminino, definido como as ações e iniciativas que dão poder às mulheres. É o se conhecer e ativar seu poder feminino, ao invés de viver aprisionada aos conceitos machistas, desqualificadores e limitadores. 

Mulher empoderada em cargos de liderança beneficia toda a sociedade 

Afinal, ter mulheres em posições de comando não beneficia apenas a elas, mas a toda sociedade. Mulheres líderes permitem que as empresas incentivem a diversidade e perspectivas distintas. Ao levar em consideração diversos pontos de vista, a tomada de decisão é facilitada e as escolhas são mais eficientes.

O mundo hoje clama por maior espaço de representatividade das mulheres. Algumas formas de cultivar o empoderamento feminino são:

  • Estimular a autoestima;
  • Conhecer seus objetivos e traçar estratégias para alcançá-los;
  • Semear a sororidade, ou seja, a cooperação entre as mulheres;
  • Garantir condições isonômicas de trabalho;
  • Estabelecer lideranças femininas sempre que possível.

As mulheres estão aprendendo que a realização pessoal e profissional é essencial. Mas como esse é um cenário novo, é necessário construir uma rede de apoio para mantê-las estimuladas e direcionadas nesse objetivo. Entenda agora a importância da sororidade.

O exemplo de outras mulheres vão te ajudar a se empoderar

Como visto, a sororidade é ao mesmo tempo uma consequência e um estímulo ao empoderamento feminino. Naturalmente, as mulheres são agregadoras, e não competidoras. Todavia, o machismo com suas padronizações, alimentou a rivalidade feminina durante anos.

Portanto, é necessário se desprender dessas amarras, estimulando as mulheres a serem elas mesmas e se identificarem nas outras, buscando qualidades que desejam para si. Cultivar a empatia e encontrar exemplos de mulheres é fundamental!

Minhas palestras abordam o tema e tenho muito orgulho de cada vez mais estimular o empoderamento feminino por meio delas. Quer conhecer melhor? Entre em contato com a equipe da Palestras de Sucesso e saiba mais! 

As palestras de Ju Bueno são dinâmicas e especiais

Ju Bueno é Coach e um fenômeno corporativo. Multifacetada, aborda temas de maneira impactante e sempre desperta o melhor em seu público. Por isso, visite o perfil de Ju Bueno e a contrate para uma palestra!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes