Driblar a concorrência nos negócios é possível com as dicas que te revelo a seguir (a 3 é matadora!) – Por Luiz Becker

Driblar a concorrência nos negócios: como fazer? Na verdade, é preciso antes de mais nada se munir de estratégias. Isso me lembra uma frase de René Descartes:

“Para saber o que as pessoas realmente pensam, preste atenção no que elas fazem, e não no que elas dizem.” 

E qual a relação entre essa frase e negócios? Simples: para driblar a concorrência e se sobressair, é preciso conhecer seus concorrentes e, para superá-los, é preciso analisar o que eles fazem, junto com o que eles dizem. 

A seguir, destaco algumas dicas estratégicas para ter um negócio de destaque e bem-sucedido perante os concorrentes. A terceira vai te surpreender, acompanhe!

Descubra aqui o que é e qual a importância do alinhamento estratégico na empresa- Por Luiz Becker

Como driblar a concorrência nos negócios? Encontre uma fraqueza na força do seu concorrente

Para se destacar do concorrente, uma boa estratégia é identificar  pontos fracos dentro de seus pontos fortes. Em outras palavras:

  • Você deve procurar as áreas onde seus concorrentes são fracos;
  • Use isso como vantagem na hora de criar uma nova estratégia.

Um exemplo: o concorrente está vendendo um produto por R$ 100. Você pode fazer uma oferta de R$ 90 e destacar que seu produto é da mesma qualidade, porém mais acessível.

Em essência, se o seu concorrente tem um ponto fraco e esse ponto fraco é não conseguir vender a um preço mais baixo, então você poderá aproveitá-lo.

Pensando no e-commerce, você também deve considerar oferecer frete grátis ou até mesmo agregar mais valor ao negócio com serviços adicionais para que os clientes fiquem mais inclinados a comprar de você.

Foque no relacionamento com o cliente 

Assim que uma pessoa compra da sua empresa, você cria um relacionamento de cliente com ela. Mas o que acontece depois disso? Se você não acompanhar essas pessoas, estará perdendo uma oportunidade de melhorar os relacionamentos e desenvolver a lealdade. 

Envie um e-mail/mensagem para o cliente e pergunte se ele está satisfeito com a compra. Ligue para o seu maior cliente e convide-o para almoçar. Faça um evento e convide todos os seus clientes regulares. 

À medida que seu relacionamento se aprofunda, alguns clientes podem se tornar embaixadores da marca para você, indicando outras pessoas e falando sobre sua empresa. Incentive esse tipo de propaganda boca a boca, pois é uma das ferramentas mais poderosas do seu arsenal de marketing. Os compradores são muito mais propensos a confiar em uma recomendação de um amigo ou familiar. Pense nisso.

Planejar com assertividade: faça as perguntas certas 

Costumo dizer que planejar não significa pensar no que fazer amanhã, mas no que fazer, hoje, para poder alcançar algo amanhã. 

Quais são as metas? Os objetivos a serem atingidos, corretos? Pois bem, quando executamos as ações, já temos os métodos para então, conquistar as metas.

Metas e planejamento são coisas indissociáveis.

Ao construir o planejamento, é esperado (e desejado) que a empresa pense antecipadamente em ações estratégicas, capazes de neutralizar ou minimizar suas fraquezas e suas ameaças. 

Neste cenário, um concorrente é uma ameaça que deve essencialmente estar prevista no estudo.

Para tanto, uma boa estratégia é fazer as seguintes perguntas (e ter obviamente as respostas):

  • Quem são seus concorrentes?
  • Que tipo de ameaça nos trazem?
  • Que clientes buscam?

Vimos aqui, algumas estratégias para driblar a concorrência, tema que pontua algumas das  palestras do professor Luiz Becker, ou seja, este que vos escreve agora.

Espero que faça sentido para o seu negócio. Já compartilhe com seus contatos e vamos em frente.

As palestras do Prof. Becker trazem inovação para o público

Prof. Becker é um homem com larga experiência profissional, e professor da Fundação Getulio Vargas. Ademais, tudo o que envolve gestão de pessoas e temas empresariais são suas expertises, com palestras fantásticas e necessárias.

Por fim, visite o perfil de Prof. Becker e proporcione inovação para a sua equipe de trabalho.

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