Doces e TPM: como resistir a tentação? – Por Dr. Moacir Rosa

Você já parou para pensar na relação entre doces e TPM? Durante o período pré-menstrual acontece um grande turbilhão nos hormônios do corpo da mulher, é o corpo feminino se preparando para menstruar. 

Uma das grandes consequências dessa instabilidade hormonal nesse período acarretam em desconfortos físicos, como dores no corpo, inchaço, bem como em descontrole emocional e como consequência trazendo desajustes na alimentação, intensificando aquela vontade incontrolável de consumir doces.

Essa vontade incontrolável de comer doces na TPM deve-se, principalmente, pela diminuição da serotonina, hormônio que é responsável pela sensação de bem-estar. 

Como resistir a tentação incontrolável de comer doces na TPM? No artigo de hoje,  apresento algumas dicas para aliviar essa variação hormonal que vai ajudar a passar por esse período sem acabar com a dieta exagerando em doces. Vamos juntos? 

Dicas para resistir a tentação de comer doces durante a TPM

Quem me conhece e acompanha meu trabalho, sabe que costumo ser bem direto em minhas dicas e recomendações. De antemão, confira algumas estratégias que você pode adotar para vencer um dos maiores sabotadores de sua alimentação saudável, os doces: 

  • Atividade Física – mesmo que esteja com o corpo mais dolorido, a prática de atividade física nesse período é de extrema importância, pois contribui para a produção de serotonina, aumentando a sensação de bem-estar e diminuindo a vontade de comer doces;

 

  • Ingestão de Água – já bebeu água hoje? A água como indispensável para o funcionamento do nosso corpo, além de contribuir para o emagrecimento saudável, contribui para a diminuição na vontade incontrolável de comer doces, beber muita água nesse período de TPM é fundamental; 

 

  • Alimentação – redobrar os cuidados com alimentação é essencial, uma dieta que seja bem equilibrada, rica em proteínas com menos carboidratos proporciona maior saciedade, consequentemente aliviando a necessidades de doces;

 

  • Chocolate Amargo – o chocolate amargo pode ser um aliado para aliviar a vontade por doces, pois contém antioxidantes, menos açúcar e  menor quantidade de gorduras. Em síntese, ele poderá matar aquele desejo do chocolate, mas de uma maneira saudável;

 

  • Oleaginosas – faça das frutas oleaginosas uma grande aliada para enfrentar a TPM. Afinal, além de trazer saciedade com gorduras boas, ajudam aliviar a vontade de comer doces. Primordialmente, elas são extremamente ricas em nutrientes, como magnésio, fibra, vitamina E, selênio, cobre e zinco, que são importantes ao nosso corpo. Amêndoas, avelã, nozes, amendoim, castanha de caju e do Pará são exemplos de frutas oleaginosas.

 

Mantendo hábitos alimentares saudáveis e praticando atividade física, a TPM será menos intensa, tornando os alimentos em aliados do seu corpo para produção de hormônios que ficam em baixa nesse período. Assim será mais fácil resistir a tentação de comer doces durante a TPM.

Querendo se aprofundar nesse tema para mais cuidados e informações sobre como manter o foco e resistir a tentação de comer doces durante a TPM conte com um profissional renomado que te trará segurança para manter sua saúde sempre em dia.

As palestras do Dr. Moacir Rosa ajudam você a equilibrar sua alimentação e usufruir do máximo bem-estar

Dr. Moacir Rosa é uma das maiores referências da atualidade, quando o assunto é um estilo de vida saudável, emagrecimento, dentre outros. Fenômeno na internet, como Bioquímico ele dá dicas fantásticas para sua saúde, sempre de uma maneira bastante clara e linguagem acessível. Antes de mais nada, vale dizer que suas palestras são ainda melhores! Visite o perfil do Dr. Moacir Rosa e entre em contato!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes