Palestras de Sucesso entrevista Dr. Moacir Rosa, o palestrante da saúde que conta com 1,2 milhões de inscritos no YouTube!

Ele é um verdadeiro fenômeno no universo digital, com milhões de seguidores fiéis nas redes sociais. Mais do que isso, o Dr. Moacir Rosa tem o incrível talento de informar as pessoas sobre saúde, estilo de vida, e temas tão importantes e constantes em nosso dia a dia e com isso, transformar para melhor a realidade de seu público.

Integrado ao hall dos maiores palestrantes do Brasil, agregando ainda mais valor ao time da Agência Palestras de Sucesso, de maneira extremamente simpática, o Bioquímico com pós-graduação em Fisiologia e Ortomolecular e palestrante bateu um papo com nossa equipe, que você confere aqui! 

1- Muito grato por ceder um pouco do seu tempo que, sabemos, é bem disputado, Dr. Moacir. Bem vindo à família Palestras de Sucesso. Pra começar, ao seu ver, hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas em ter um estilo de vida mais saudável?

Dr. Moacir: Há um paradoxo nos dias de hoje, as pessoas estão mais informadas e conscientes do que fazer para ter uma vida mais saudável e mais longeva. Todavia a indústria (principalmente a alimentícia) cria e reinventa uma série de “novidades” modernas que nos arrastam as facilidades dos maus hábitos.

Um outro fator que complica essa equação, são produtos “disfarçados” de saudáveis com apelos diversos com “sobrenome” de Light, Fit, Diet, Vegano, etc, que na verdade são alimentos altamente processados, com poucos nutrientes, altamente calóricos e extremamente inflamatórios.

2- Percebi que seu público é bem diversificado, indo de profissionais da saúde, e atletas, até  estudantes, idosos, jovens, mundo corporativo. Esse sucesso que você faz nas redes, com pessoas, em tese, tão diferentes, você acredita que se dá por qual motivo?

Dr. Moacir: Sim, de fato é interessante. 

Primeiro que com a revolução da Internet as pessoas tem muito mais acesso a informação, o que é maravilhoso e impensável há 30 anos atrás .

Segundo, com essa revolução cada pessoa pode buscar sua necessidade de informação “sob medida”, personalizada. O esportista busca performance, o idoso qualidade de vida, o jovem a estética ideal, o executivo um melhor desempenho, e assim sucessivamente, que é a exata proposta do nosso trabalho.

O terceiro elemento dessa equação, são os profissionais de saúde, que é uma parte considerável da minha audiência. Eles percebem que cada vez mais a ciência muda com mais velocidade e a inovação é mais dinâmica, fora um fator curioso que vem acontecendo cada vez mais: o paciente já entra no consultório achando que sabe mais que o profissional (o que gera muita saia justa), o que obriga o profissional a estar atento aos avanços da saúde. É um privilégio servir de modelo e de base de dados para estes profissionais, o que só aumenta minha dedicação na busca pelo conhecimento de vanguarda.

3-Dentre os temas abordados em suas palestras, nota-se que você contudo, não se prende somente à questão específica da saúde. Você também aborda o tema Marketing e Comunicação, embora com foco nos profissionais da área da saúde. Pensando nisso, conta pra gente, como uma nutricionista, um médico, e tantas relacionadas a esse setor, podem se destacar na internet?  Sobretudo agora onde estamos no contexto de uma pandemia e muitas pessoas estão sendo obrigadas a entrar no universo digital.

Dr. Moacir: Exatamente isso, tudo o que conhecemos até então de atendimento a saúde vai mudar completamente, não tem volta, já era um processo em andamento mas que foi brutalmente acelerado, o “novo normal” do atendimento à saúde.

Quem não possuir uma presença digital (e não estou falando de ter uma conta no Instagram e uma no Facebook e ficar colocando postagens aleatórias apenas) estará extinto em poucos anos. Agora virou questão de sobrevivência, hoje a autoridade não se dá mais apenas  por diploma (o que continua indispensável) mas pela autoridade que você constrói nas redes e como você devolve isso para a sociedade na forma de informações para melhorar a vida das pessoas.

Como foi um processo que vivi e que considero muito exitoso (conquistei 1 milhão de inscritos no meu canal em alguns meses), apesar de não ter sido fácil mas perfeitamente exequível para qualquer pessoa, e vejo que 90% dos profissionais fazem de forma errada e ineficiente, resolvi trazer o passo a passo, o que fazer, quando, onde e principalmente onde não errar.

4-Impossível, sendo você um profissional considerado da linha de frente, não tocarmos no assunto da Covid-19. De que forma a pandemia impactou seu trabalho, especialmente no que se refere às palestras? Como você está lidando com isso?

Dr. Moacir: Como eu disse anteriormente  é  o novo normal, não adianta ficar lamentando. Estava com um curso fechado para abril passado, auditório reservado, tudo certo e então veio a COVID.

Aprendi que com a dificuldade novas oportunidades se abrem, novas ferramentas precisam ser aprendidas, novos parceiros encontrados e em muitos casos da dificuldade pode vir a grande virada que esperamos a vida toda. Foi o que ocorreu comigo, da minha maior dificuldade há anos atrás veio meu maior triunfo, por isso quando vejo um problema, uma barreira, comemoro.  Abre se uma oportunidade de fazer e de ver o que ninguém (ou poucos) estão fazendo ou sequer enxergando.

5- Muito se fala que a vida começa aos 40. É notório que o público nessa faixa etária, hoje em dia, marca presença quando o assunto é atividade física, academia, e faz uso de suplementos, por exemplo. O que você tem a dizer sobre a questão do consumo destes produtos, para quem passou dos 40? É recomendado ou não deve ser estimulado?

Dr. Moacir: Sou um entusiasta da suplementação, a experiência empírica e os trabalhos científicos são fartos em seus enormes benefícios , uso e recomendo.

Nos dias de hoje os alimentos estão cada vez mais pobres em nutrientes, se você tem uma dieta típica ocidental, de Fast Food, alimentos industrializados e processados então nem se fala. Mas mesmo alimentos naturais perderam sua densidade nutricional, pelo empobrecimento do solo, transgenia, uso de aditivos, cruzamentos e outro processos para aumentar a produção.

Além do mais as pessoas estão vivendo mais, buscando mais performance, mais vigor, queremos ser jovens aos 60 (e é possível) por isso a suplementação hoje é praticamente obrigatória principalmente a partir dessa idade.

6- Outro tema muito buscado quando se trata de saúde e bem-estar, diz respeito à impotência sexual. Os homens de hoje, ainda levam essa condição como um tabu? 

Dr. Moacir: Hoje cada vez menos, mas ainda é um tabu principalmente em sociedades mais conservadoras e machistas, sempre digo que ser homem, por uma questão cultural pode ser um peso e uma pressão. Com o aumento do estresse, a péssima alimentação e a obesidade, homens cada vez mais jovens estão passando por esse problema, mas a boa notícia é que em muitos casos (a maioria) uma simples mudança no estilo de vida melhora e muito esses quadros.

7- Dr. Moacir, foi muito esclarecedora essa conversa, com certeza os nossos leitores aproveitaram cada ensinamento que você nos deixou. O espaço é seu para deixar aquele clássico recado final.

Dr. Moacir: Gostaria primeiramente agradecer a oportunidade e reforçar que a saúde, o bem-estar, o viver mais e melhor e claro o sucesso está a uma simples escolha ao alcance de cada um de nós.

Um grande abraço.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes