Discriminação no ambiente de trabalho: como o gestor deve agir?- Por Dr. Vander Andrade

Discriminação no ambiente de trabalho: como o gestor deve agir? Essa é uma questão recorrente e um assunto definitivamente importante no mundo dos negócios e no universo corporativo, não é mesmo? 

O tema é delicado e demanda por parte da empresa, uma conduta assertiva para que ela possa gerenciar possíveis crises e problemas originários de uma má conduta adotada por algum funcionário, por exemplo.

Para nos orientar sobre o que deve ser feito pela empresa, ninguém melhor do que aquele que é apontado como nossa referência máxima em assuntos que tratam sobre a legalidade: Dr. Vander Andrade. Confira tudo o que você precisa saber, a seguir.

Discriminação no ambiente de trabalho: desentendimentos podem acontecer dentro da sua empresa

Diferentes culturas, visões de mundo antagônicas, ideias conflituosas. A verdade é que nenhuma empresa está a salvo de conflitos no ambiente de trabalho e os desentendimentos podem acontecer no âmbito corporativo.

Contudo, e quando esse desentendimento quebra a barreira de um conflito natural ou mesmo aceitável, diante de ideias opostas, para atingir a esfera da discriminação? 

Aliás, o que caracteriza um ato de discriminação no ambiente de trabalho?

Via de regra, ele ocorre quando temos distinção, tanto no tratamento quanto nas oportunidades dadas a um colaborador. Distinção motivada por razões que não se ligam  ao desempenho profissional.

A Constituição é clara: somos todos iguais perante à lei, o que assegura a todo cidadão:

  • inviolabilidade do direito à vida;
  • à liberdade;
  • à igualdade;
  • à segurança.

Porém, quando ha  discriminação, é desrespeitada essa inviolabilidade é desrespeitada.

Tipos de discriminação no ambiente de trabalho

Sabemos que há diversos tipos de gestos e atos discriminatórios no trabalho. Dentre eles, os mais comuns são:

  • Preconceitos de raça e gênero;
  • Nacionalidade;
  • Estado civil;
  • Religião;
  • Classe social, dentre outros.

Prevenir é fundamental 

Na verdade, o ideal é minimizar ao máximo, que algum caso de discriminação ocorra dentro da empresa.

Para tanto, investir em palestras esclarecedoras, campanhas em favor da diversidade, dentre outras ferramentas que sejam capazes de transformar o respeito às diferenças algo de primeira importância na  cultura organizacional da empresa são ótimas alternativas.

Portanto, o responsável pela empresa deve adotar políticas voltadas ao respeito à diversidade, e claro,  contar com superiores muito bem preparados para saber como agir, caso aconteça esse tipo de situação.

E se acontecer, o que fazer? É o que comento no tópico a seguir.

O que fazer ao identificar a discriminação no ambiente de trabalho?  

O suporte jurídico da empresa deve ser acionado. Em linhas gerais, o mais recomendado é:

  • Manter a cautela, e com o máximo sigilo, não expor os envolvidos, tanto colaborador agressor quanto a vítima;
  • Encarar a denúncia sempre com seriedade, não aceitando justificativas simplistas do tipo “eu só estava brincando”. É fundamental que a empresa adote uma postura firme e séria para que isso não volte a acontecer, tampouco se torne uma rotina;
  • Ouvir as partes envolvidas, inclusive testemunhas;
  • Consultar a lei e buscar a ajuda do setor jurídico da empresa;
  • Lembre-se: nenhum tipo de preconceito ou maus tratos é permitido;
  • Punir o agressor, contudo, sempre dentro dos limites da lei e com respaldo jurídico. Dependendo de cada caso, a punição pode ir desde uma advertência verbal, até suspensão ou demissão por justa causa. 

Você já teve algum problema de tal natureza em sua empresa? Como fez para administrar? Compartilhe com a gente e até a próxima! 

As palestras de Dr. Vander Andrade são necessárias às corporações

Dr. Vander Andrade possui uma extensa trajetória na área do Direito. Ademais, o palestrante cativa o público com sua didática e conteúdos impecáveis, com oralidade espetacular. Assim, visite o perfil de Dr. Vander Andrade e feche contrato agora mesmo.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes