Dicas para fazer uma copy poderosa- Por Luís Perossi

Fazer uma copy poderosa pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Como nos diz Neil Patel:

“ Uma boa copy é capaz de multiplicar os resultados de vendas”.

Outro dia um cliente me disse

“Cara, acho fantástico o jeito que você escreve seus textos. Todos gostam e elogiam. Qual é o segredo? “

Na verdade, eu não acredito em segredo. São anos de treino, e sobretudo, prática. Mas eu revelo de forma natural que boa parte do meu estilo de escrita, está atrelado a coisas como a leitura ( não somente livros técnicos, como também biografias, fanzines, literatura marginal, contos e ficção), música e cinema. 

A arte em geral exerce papel fundamental na minha escrita, por mais estranho que isso pareça aos olhos da maioria.

Falando em copy especificamente, que é um tipo de texto persuasivo para gerar conversão, eu costumo colocar em prática muito do que aprendi e aprendo com a arte e cultura em geral.

Pensando em ajudar você que é copywriter a criar copys poderosas, selecionei algumas das dicas que eu uso em meus textos, as quais você confere a seguir.

Dicas de copy poderosa: ganhe o leitor nos primeiros segundos 

Você sabia que, de acordo com as minhas pesquisas, temos apenas 7 segundos para causar uma boa impressão online? Portanto, devemos mostrar o valor rapidamente.

Uma boa dica é usar linguagem simples para criar uma copy que atinja rapidamente a persona e a motive a agir. 

Uma tática é começar pelas populares perguntas, algo como: “Já parou para pensar se…”, ou ainda: “Já imaginou …”.

Outra estratégia bastante efetiva, é começar a copy com uma frase que cause ou desperte emoção no leitor, ou até mesmo uma frase que define um conceito. Citação também é uma boa maneira de começar e prender a atenção.

Conheça seu leitor 

Saber quem é a persona para quem você escreve a copy é fator determinante para que ela tenha impacto e poder de persuasão.

Afinal, quando você conhece o leitor, você tem informações relevantes para pontuar e direcionar a copy/conteúdo.

Isso é fundamental para criar uma conexão, gerar empatia. Sua persona é um jovem da geração millennials? Faça alusões a uma obra da cultura pop que esteja no radar desse público, por exemplo. 

Subverta a ordem da escrita/copy

Muitas vezes eu começo a copy do meio para o fim. Eu simplesmente escrevo o texto, seguindo um esqueleto/estrutura previamente definido, e ao concluir boa parte do conteúdo, faço a introdução por último. Acredite: isso dá muito certo aqui na Perossi Conteúdo.

Afinal, com o “grosso” já feito, posso pinçar as palavras mais impactantes, as expressões mais atrativas e que geram curiosidade e interesse, e transformar em uma introdução poderosa para a copy.

Use quebras de parágrafos 

Isso é especialmente importante para conteúdo digital. Assim como quando você folheia um livro em uma biblioteca, você pode sentir se a copy terá uma leitura difícil ou fácil sem absorver uma única palavra.

Menos é mais, essa é a regra que busco aplicar e passar para aqueles que querem seguir o método Perossi de escrita.

Afinal, ninguém quer vasculhar grandes blocos de texto, portanto, escolha frases curtas e nítidas e torne a experiência de leitura muito mais agradável. 

Não é sobre você, é sobre o seu leitor/cliente

No momento de produzir a copy, tenha em mente o seu cliente. O que você tem a dizer sobre seu negócio não é importante; na verdade, o que seu público precisa ouvir é .

Use a emoção para instigar a ação

As grandes marcas usam emoção em seu texto o tempo todo.

Por quê?

Porque a emoção vende.

Não importa qual seja o produto, ele geralmente é comprado por causa de como o cliente se sente sobre o item, o que ele fará por ele e como ele se sentirá.

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Os clientes então tentam justificar a compra com lógica. Portanto, uma vez que as emoções instigam as vendas, a cópia deve evocar emoções.

Se um cliente tem um problema que precisa ser resolvido ou deseja um determinado item, ele sentirá uma grande variedade de emoções antes, durante e depois de uma venda. Pareço grosseiro, mas a copy comercial precisa utilizar-se, de maneira positiva e ética, dessas emoções.

Além disso, os clientes sempre se lembram de como a empresa os faz sentir e a emoção torna as campanhas publicitárias mais memoráveis. Isso aumenta o conhecimento da marca e a lealdade.

Conte uma história para se tornar memorável

Como humanos, somos programados para histórias de amor. De contos de fadas quando crianças a filmes e livros em nossa vida adulta, as histórias desempenham um papel importante em nossos dias. Somos atraídos por elas.

A narrativa corporativa aumenta as taxas de conversão, estabelece marcas memoráveis ​​e transforma os clientes em clientes fiéis e fãs.

Aqui estão algumas dicas matadoras para encontrar sua história que vende:

  1. Identifique um herói e um vilão em seu assunto. Eles não precisam ser personagens reais. Se você está vendendo produtos de limpeza para superfícies, por exemplo, a sujeira é o inimigo.
  2. Mova o leitor ao longo de uma jornada. Crie a sensação de que você ajudará a superar um desafio e descobrir algo novo e valioso.

Seja autêntico, honesto e confiável

Abrir seu negócio digital pode ser algo simples. Contudo, convencer  alguém a sacar seu cartão de crédito e fazer uma transação na sua loja online não é tão fácil assim. 

Na verdade, há uma série de obstáculos que precisamos superar para que uma copy de vendas convença os clientes em potencial de que somos confiáveis.

Segundo o site Splash Copywriters, há 5 pontos cruciais para trabalharmos numa copy, os quais compartilho abaixo:

  1. Deixe claro a  ética por trás de sua marca. Não somente quando produzi uma copy, mas também no site da empresa, em especial na página “sobre”;
  2. Nunca copie de um concorrente;
  3. Seja verdadeiro consigo mesmo. Se você tem uma opinião sobre um aspecto do seu setor, tome uma posição e mantenha-se firme;
  4. Faça blogs regularmente e resolva problemas dolorosos que sejam relevantes para o seu público. Seja o salvador de sua persona;
  5. Abandone o discurso apelativo. Lembre-se de que as pessoas percebem isso de longe e repelem.

A credibilidade dos depoimentos adiciona poder às suas palavras

Os consumidores são naturalmente céticos, mas alguns depoimentos bem colocados podem adicionar credibilidade real a qualquer mensagem de marketing. Com os depoimentos, existem apenas 3 coisas para lembrar:

  • Nunca os invente. 
  • Não os exagere.
  • Certifique-se de que sejam redigidos de forma realista

Não deixe de usar essa prova social para conferir ainda mais poder à sua copy.

Brinque com os opostos 

Como há tanto conteúdo disponível, é mais difícil reter a atenção das pessoas. Uma técnica de redação que você pode aplicar à sua copy comercial é usar opostos para tirar as pessoas de sua zona de conforto.

Veja a dieta como exemplo. Não é preciso ser um cientista espacial para deduzir que a melhor maneira de perder peso é comer mais vegetais e fazer mais exercícios. Mas isso é tão óbvio, todos estão dizendo a mesma coisa de maneiras ligeiramente diferentes.

No entanto, você pode reformular essas informações.

O principal problema de comer de forma mais saudável é que as pessoas não conseguem resistir por muito tempo. Em outras palavras, no início de qualquer dieta, geralmente ficamos muito entusiasmados. Cortamos todos os alimentos açucarados, mas essa mudança de estilo de vida dura apenas uma semana ou um mês.

Será que seria melhor aconselharmos se pudéssemos comer um doce dia sim, dia não?

Se isso fosse verdade, você poderia reformular uma dieta e falar sobre ela de uma maneira diferente, usando o poder dos opostos. Imagine se você visse um anúncio de um plano de dieta com o slogan:

Quer perder peso comendo chocolate?

Combinando o tópico de dieta com algo não relacionado [chocolate], você pode chamar a atenção rapidamente. Depois de fazer isso, você pode falar sobre como os humanos serão mais propensos a seguir uma dieta se tiverem alguns dias de folga. 

Sacou a jogada? 

Use a fórmula PAR

Se você está sofrendo um bloqueio de escritor, por que não usar uma fórmula de copywriting experimentada e testada? É muito simples e funciona para a maioria das formas de copy comercial.

PAR significa:

  • Problematizar
  • Agitar
  • Resolver

Portanto, comece falando sobre o principal problema do seu público.

Por exemplo, suponha que você tenha uma empresa que venda tênis de corrida. O problema pode ser como correr uma maratona sem machucar os pés.

Seu próximo trabalho é agitar o problema. Aqui, destaque o problema e mostre o mais real possível. Continuando com o exemplo, agite o problema falando sobre como você vai se esforçar muito em sua maratona.

Um maratonista treinará por 4 meses antes da corrida em si, então é muito tempo na estrada e muito desgaste para os pés.

Se alguém está se comprometendo a realizar uma façanha como essa, precisa estar o mais confortável possível. Eles certamente não querem sentir nenhuma dor desnecessária.

Conclua como você pode ajudar. Talvez você venda um novo tipo de tênis de corrida específico para corredores de longa distância. Ou talvez você ofereça um serviço gratuito onde analisa o andar de alguém e sugere o melhor calçado para seu estilo particular.

Como fazer uma copy poderosa: Capriche no CTA – call to action

Se você criou uma cópia digital incrível, mas não deu ao seu público uma ação clara a ser tomada no final, então você está desperdiçando uma oportunidade e jogando dinheiro no lixo.

Ter uma call-to-action [CTA] persuasiva e relevante é um dos aspectos mais importantes da redação web.

Se o seu CTA tem a forma de um botão, teste palavras, cores e formas diferentes.

Caso você não pedir especificamente às pessoas para fazerem algo, é provável que elas não o façam. Tudo o que você escreve, de postagens de blog a e-mails, atualizações sociais e páginas de vendas, deve ser encerrado com uma frase de chamariz (CTA). Para obter o máximo de seus CTAs, certifique-se de que eles:

  • Estão alinhados à persona do comprador e o estágio do funil de vendas;
  • Oferecem algo de valor;
  • Promovem aos clientes em potencial algo que eles realmente desejam;
  • Fortalecem seu benefício ou o aspecto motivador emocional mais importante.

Use voz ativa

Mais forte e geralmente mais curta do que a construção passiva, a voz ativa é mais fácil de entender e transmite sua mensagem melhor e mais rápido. A voz passiva faz você parecer fraco, reativo ou influenciado, enquanto a voz ativa assume o controle.

Por exemplo, a frase passiva “Mais de 5.000 clientes foram ajudados por nossos serviços” é muito mais forte na voz ativa: “Nós ajudamos mais de 5.000 clientes”.

Dica bônus de como fazer uma copy poderosa: Cópia da narrativa

Todos adoram uma boa história.

Gostamos de ouvir sobre pessoas – especialmente pessoas interessantes. Pessoas que sofreram desafios com os quais nos identificamos e podem nos dizer como superaram esses desafios.

E a moral da história, por coincidência, é que seu produto foi o catalisador para superar essas dificuldades.

Você pode encontrar essa técnica de narrativa em uma série de e-mail, uma página de vendas, ou um pequeno vídeo. Seja qual for o formato, você notará quatro características básicas na história:

  1. Abertura: Apresente a dor. Mostre como o personagem da história teve uma vida normal e, em seguida, como essa vida foi destruída por uma mudança de eventos.
  2. Conflito: Como a vida do personagem principal é ameaçada se ele ou ela não responde ao problema? Como é sua jornada ao enfrentar esse desafio?
  3. Diálogo: as pessoas são atraídas por conversas em uma história. É o interesse humano em sua raiz: duas pessoas conversando. Também somos atraídos pelo diálogo porque é fácil de ler. 
  4. Solução: Finalmente, seu produto é apresentado como a cura para o problema de seu personagem. Você aumenta a credibilidade do seu produto compartilhando resultados específicos (aumento de 347% na conversão, por exemplo).Sua história não precisa ser dramática. Só precisa ser interessante para o seu público-alvo. E é aqui que entra uma boa pesquisa.

E então, curtiu as dicas? Coloque agora em prática e veja a mágica acontecer. Até a próxima!

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